Linha Antonina recebeu o Metropolita

O Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM esteve na comunidade ucraniana de Linha Antonina, Município de Cruz Machado, no dia 06 de dezembro de 2017 para a realização da Visita Canônica. Foi a última comunidade da Paróquia Exaltação da Santa Cruz com sede em Rio das Antas a ser visitada.

Estando hospedado no convento das Irmãs de São José em Linha Vitória desde o domingo à tarde, dia 3 de dezembro, Dom Volodemer recebeu das mãos das Irmãs de São José o histórico e as informações sobre a situação atual da comunidade de Linha Vitória.

Dia 6, Festa de São Nicolau, com início às 09h30min, o Metropolita foi recepcionado pela comunidade em frente à igreja Bom Jesus de Linha Antonina. Executado pelos catequizandos, iniciou-se com o canto “Vitaiemo vas”, após o qual o menino Evandro Elton Okopna recitou um verso em ucraniano e a menina Jenifer Lotek entregou um vaso de orquídeas. Em seguida, o Presidente-Executivo Claudio Bulek com sua esposa Lindair Gomes Bulek saudaram o Metropolita com mensagem de boas-vindas e com pão e sal, conforme a tradição ucraniana. “Queremos dar as boas-vindas ao senhor, que, nessa visita pastoral, vem trazer-nos esperança e alento para os momentos difíceis, além de sustento e renovação para a nossa fé. … Que a sua presença em nossa comunidade proporcione a todos nós mudança interior, com a valorização das ações justas e boas para o crescimento de nossa comunidade e fortalecimento da fé e, mais que isso, busca pela compreensão cada vez maior do que é ser um cristão engajado na luta por um mundo melhor”, disse Lindair. As crianças cantaram o canto “Zavitav do nas” e entraram na igreja junto com o povo, cantando “Nehai bude imia Hospodnhe”.

Foram lidas as intenções pela jovem Luciane Slusarski. O Pároco Luiz Pedro Polomanei recepcionou o Metropolita destacando que hoje ele comemora 36 anos da ordenação presbiteral. Seguiu a Divina Liturgia, que foi solene pontifical, pois a comunidade, mesmo tendo dificuldade na compreensão do idioma ucraniano, com o auxílio do Pároco e das Irmãs de São José de Linha Vitória, fez questão de providenciar tudo o era necessário a fim de conhecer e presenciar uma celebração solene completa. Vindos de Mallet, serviram durante a celebração o Diácono João Basniak e os acólitos Thiago Oszust e Eduardo Barboza de Araújo; como coroinhas serviram Aloísio Kernitskei de Linha Vitória e Felipe Diogo Tratch da localidade. Tiago fez a leitura da epístola. As Irmãs Júlia Balkota, Metodia Okaranski, Margarete Tabaczuk auxiliaram na recepção ao Metropolita e nos cantos litúrgicos. A solenidade contou ainda com a presença da Superiora Provincial Ir. Querleia Veres e Ir. Maria Smaha, vindas de Cruz de Machado.

Em sua homilia, Dom Volodemer iniciou comentando ser o dia de hoje muito especial por celebrar o aniversário de sua ordenação sacerdotal no dia de São Nicolau, o santo que fazia atos de caridade ocultamente e salvava muitas pessoas da miséria – exemplo de diaconia. Encerrando a Visita Canônica na Paróquia Exaltação da Santa Cruz, o Metropolita lembrou alguns aspectos importantes da vida cristã em geral e da vida paroquial, o que exige formação catequética e muita organização, respeitando as normas da Igreja. “Precisa-se de qualidade, formação de líderes leigos e catequistas. É fundamental participar de grupos eclesiais, porque isso ajuda até mesmo a nos protegermos do mal, que assola a sociedade contemporânea. Nossa identidade é ser antes de tudo ser humano, ser gente, e depois ser cristão católico ucraniano”, enfatizou Dom Volodemer.

Ao término da Divina Liturgia, às 11h30min, o Metropolita finalizou a celebração motivando os cantos dos “Mnohaia lita” para que fossem verdadeiras orações em favor das autoridades eclesiásticas e a todos a quem foi cantado. O Pe. Luiz Pedro repassou seus avisos e agradeceu mais uma vez ao Metropolita, ao Diácono, aos acólitos e às Irmãs de São José pela presença e serviços prestados. Finalizou-se com a Oração do Pai Nosso e Ave Maria e o canto a São Nicolau “O chto chto Mekolaia lhubeth”.

Após a longa sessão de fotos, às 12 horas, no interior da igreja, houve o encontro do Arcebispo Metropolita com o Conselho Administrativo Paroquial (CAP). Dom Volodemer indagou sobre o andamento das diversas atividades comunitárias e deu algumas orientações básicas aos líderes ali reunidos. Falou-se que é muito importante na Igreja do mundo de hoje a formação de novos líderes. Sempre se deve trabalhar em conjunto, reunindo todas as lideranças da comunidade e planejar, discutir como trabalhar e resolver os problemas, visando sempre a melhoria da comunidade. Os líderes devem estar atentos em tudo o que concerne à comunidade não só na parte material, mas também nas celebrações, catequese, formação de catequistas, acompanhamento dos jovens e organização do Apostolado da Oração.

Pelas 12h30min, foi servido o almoço de confraternização com boa adesão das famílias da comunidade.

Texto: Ir. Margarete Tabaczuk, ISJ e Dom Volodemer

Fotos: Gentileza de Paulo Szpunar – 42 99990-1581