Lançado o Movimento Humanitas Brasil-Ucrânia

Na noite de quinta-feira, dia 03 de março de 2022, por volta das 19:20 horas, nas dependências da Sociedade Ucraniana do Brasil (SUBRAS) transcorreu o lançamento oficial do movimento Humanitas Brasil-Ucrânia. O propósito de tal criação é o de ajudar o povo ucraniano que sofre em decorrência dos ataques relacionados à invasão do exército russo.

O evento contou com a presença de diversas autoridades eclesiásticas e civis, tendo a mesa composta pelos seguintes senhores e senhoras: Vitório Sorotiuk – Presidente da Representação Central Ucraniano-Brasileira; Victor Hugo Bueno – Presidente do Movimento Humanitas Brasil-Ucrânia; Rosane Kotelo – Coordenadora do Movimento Humanitas Brasil-Ucrânia; Mariano Tchaicoski – Cônsul Honorário da Ucrânia em Paranaguá-PR; Guilherme Piratello – Representante do Governo do Paraná; Felipe Oresten – Presidente da Sociedade Ucraniana do Brasil, representando as entidades civis envolvidas na campanha; Vitor Cordeiro dos Santos – Diretor artístico, representando o Grupo Folclórico Ucraniano Poltava; Dom Volodemer Koubetch – Arcebispo Metropolita dos Ucranianos no Brasil, representando as entidades religiosas envolvidas; Catequista Nadir Vogivoda, ISCJ – Secretaria de Cultura do Município de Prudentópolis, representando o prefeito da cidade e todos os municípios envolvidos na campanha; Darina Konstantinova – Professora, coreógrafa e dançarina ucraniana, representando os cidadãos ucranianos; Sérgio Maciura – Presidente da Câmara de Comércio Brasil-Ucrânia.

Além dos mencionados e membros componentes da mesa, haviam ainda as seguintes autoridades: Rubens Bueno – Deputado federal; Amália Tortato – Vereadora do Município de Curitiba; Dom Meron Mazur – Eparca da Eparquia Imaculada Conceição de Prudentópolis-PR; Gerald Koppe Junior – Secretário Geral Adjunto de Relações Maçónicas Exteriores, representando o Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil em nível nacional; Paulo Munhoz da Rocha – Superintendente da FUNCAJ; Fabiano Vila Huel – Presidente da FAS do município de Curitiba. Além dessas, ainda foram recordadas outras autoridades presentes fisicamente e através da videochamada.

Após as formalidades iniciais, todos foram convidados a entoarem o Hino Nacional Ucraniano. Ao término da execução do hino, o senhor Vitório Sorotiuk, foi convidado a fazer uso da palavra. Ao discursar, ele saudou a todos os presentes e apresentou a dificuldade de falar sobre a situação conflituosa na Ucrânia por ser um descendente de ucranianos. Citando o refrão do hino ucraniano: “Corpo e alma entregaremos pela liberdade, pois somos da linguagem dos cossacos”, afirmou que a Ucrânia não irá se render e que irá lutar até aonde for possível. O Sr. Vitório ainda comentou que o povo ucraniano é nação europeia e que seu ingresso na União Europeia é seu direito.

Vitório ressaltou que a guerra não é contra o povo russo, cuja maioria não está aceitando essa invasão injusta; prova disso são as diversas manifestações contra a guerra na Rússia. Ao falar sobre os descendentes, mencionou ainda diversas pessoas conhecidas nacional e internacionalmente que possuem origem ucraniana. Ele enfatizou ainda que o povo ucraniano enfrentou no decorrer do século XX diversos conflitos; é um povo que cresceu no decorrer dos conflitos buscando a liberdade e a independência do país. Trata-se de um povo que luta pela liberdade cultural, linguística, etc., um povo que está presente em todo mundo. Abordou a criação do Movimento Humanitas Brasil-Ucrânia como um marco importantíssimo na busca do auxílio daqueles que necessitam de ajuda, seja para os que estão combatendo, seja para os que lá estão em esconderijos subterrâneos ou para aqueles que querem sair do país e buscar refúgio no Brasil. Por fim, falou sobre a disponibilização da estrutura da SUBRAS para o Movimento Humanitas e de seu orgulho de ser brasileiro e descendente de ucraniano.

Em seguida, a palavra foi dirigida a Sua Excelência Reverendíssima o Arcebispo Dom Volodemer Koubetch o qual saudou a todos e relatou que estamos em momentos de medo, incerteza e indignação com o que acontece na Ucrânia, vivenciando uma realidade de desumanidade, loucura insensatez e irracionalidade, termos que expressam o sentimento da humanidade. Sem citar os nomes dos responsáveis por isso, afirmou que são momentos de sentimentos diversos. No decorrer do seu discurso, apresentou que é preciso buscar as racionalidades da verdade, da história, das ciências humanas, das ciências exatas, a racionalidade ético-moral, a racionalidade da beleza que anima a vida, também a racionalidade da fé, uma vez que somos um povo religioso, precisamos encontrar uma razão para viver de forma prática essa fé. Graças a essa iniciativa da Humanitas, isso será possível. Abordando o significado do termo humanitas, demonstrou que o mesmo é um termo oriundo do latim e tem o significado de humanidade e que congrega os conceitos citados quando falou sobre a busca da racionalidade. Finalizando sua fala, o Metropolita parabenizou e demonstrou apoio à iniciativa de levar auxilio ao povo ucraniano. Posteriormente, solicitou que todos, em sinal de unidade, dessem as mãos, rezassem o Pai Nosso e imediatamente proferiu a bênção sobre todos. Com o discurso de Dom Volodemer, os que formavam a mesa foram convocados a fazer a foto oficial, para que ficasse registrado na história este momento.

Sem demora, a palavra foi dada ao senhor Mariano Tchaicouski – Cônsul Honorário da Ucrânia em Paranaguá-PR, o qual saudou a todos e iniciou lamentando que a Ucrânia independente está cercada pelo exército russo. Falou sobre o armamento nuclear ucraniano dado a diversos países em prol da liberdade e independência. Afirmou que a ajuda humanitária idealizada pelo Movimento Humanitas é imprescindível e urgente. Em conclusão, parabenizou aos idealizadores/fundadores do movimento humanitário no Brasil.

Em seguida, discursou a senhora Rosane Kotelo – Coordenadora do Grupo Humanitas Brasil-Ucrânia. Em sua fala, fazendo alusão ao discurso de Sua Excelência Reverendíssima Dom Volodemer, falou sobre o movimento enfatizando que o mesmo tem uma finalidade humanista, que se trata de um movimento pacífico que em tudo busca oferecer ajuda humanitária àqueles que precisam, no caso, o povo ucraniano. Em sua exposição, falou ainda sobre inspiração e a coragem do povo em enfrentar tal conflito. Por último, falou sobre o acolhimento aos refugiados, a necessidade de acompanhamento, de apoio e de pessoas dispostas a ajudarem.

Prosseguindo, através da videochamada, discursou brevemente o Cônsul Honorário da Ucrânia em São Paulo, o senhor Jorge Rybka, que iniciou falando sobre uma nova visão diante do que está acontecendo na Ucrânia. Afirmou que se trata de uma situação que machuca a humanidade como um todo. Em suma, agradeceu a todos que estão disponíveis em efetuar a proteção da vida humana, as parcerias fundadas com os governos e a participação de todos.

Logo após, foi a vez do senhor Vitor Hugo Burko, membro da coordenação do grupo Humanitas Brasil-Ucrânia, fazer uso da palavra. Em seu ardente discurso, falou sobre suas memórias de infância relacionadas à cultura ucraniana. Discorreu ainda sobre o amor do povo para com a terra Ucrânia. Enfatizou que a Ucrânia independente e soberana passou por diversos sofrimentos e que é uma surpresa um conflito dessa magnitude em pleno 2022. Disse que os poderosos acabam com as vidas por buscar mais poder e disso não têm medo, mas se amedrontam diante da democracia. Sem citar particularidades, abordou que os invasores pensaram que com suas armas acabariam com a Ucrânia, mas se enganaram, pois a Ucrânia, em meio a conflitos, ressurge com mais força, algo que não imaginavam. O renascimento da Ucrânia é fortalecido por um movimento humanitário que demonstra o amor do seu povo. Disse estar honrado em fazer parte desse grupo e concluiu afirmando que o mal será vencido pelo bem, solicitando ajuda de todas as pessoas para que haja um mundo melhor.

Encaminhando-se para o término do evento, a senhora Darina Konstantinova, ucraniana que se refugiou no Brasil, discursou em ucraniano fazendo uma saudação aos presentes e disse estar honrada em falar sobre os acontecimentos. Disse ainda que em todas suas apresentações representou a Ucrânia pelo mundo. Ela já esteve a trabalho no Brasil muitas vezes. Ao falar sobre os acontecimentos, disse que nos últimos meses havia notícias sobre a Ucrânia e o exército russo; mas, o preocupante era que ninguém acreditava que isso iria acontecer. Ela falou que resolveu vir ao Brasil por medo do que poderia acontecer e que veio cerca de nove dias antes do ataque que a surpreendeu quando realmente aconteceu. Finalizando o discurso, explanou que a Rússia apresenta notícias falsas sobre os ataques, alegando que atacam alvos militares. Todavia, disse que o povo está fazendo o possível para proteger o país e que constantemente recebe informações da Ucrânia; e, para terminar, propôs a colaboração de todos para superar este momento difícil.

Encerrando o evento, o senhor Vitório Sorotiuk solicitou que todos os presentes e os que acompanhavam pela videochamada se apresentassem brevemente. Para terminar, foram efetuados os agradecimentos e orientações.

Que Deus abençoe aos organizadores do evento, aos presentes, aos que acompanharam e a todo o Povo de Deus! Glória a Ucrânia! Glória aos seus heróis!

Texto: Pe. Michael Barbusa – Coordenador da PASCOM-Metropolia

Fotos: Juvino Grosco – Membro da PASCOM-Metropolia