Lageado, Santa Cruz e Colônia 5 receberam o Metropolita

LAGEADO

Sábado de manhã, dia 27 de julho de 2019, começando pela Comunidade de Lageado, cuja igreja é consagrada à Nossa Senhora da Paz – Nossa Senhora do Amparo (Pokrov), o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch iniciou a segunda Visita Canônica na Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Mallet. Ele foi para a bela localidade, que funciona num sistema de faxinal, conduzido pelo Pároco Pe. Irineu Vaselkoski.

Às 9 horas, a comunidade já estava reunida em frente à igreja e pronta para a recepção do Metropolita. Quando ele se posicionou na escadaria de entrada, juntamente com o Pároco e o Diácono João Basniak, vindo paramentados da sacristia, foi entoada a canção “Radiemo neni s tchudes”. A jovem Ângela Grenteski fez um discurso de boas-vindas em português, pedindo a “bênção de pai e pastor”. Em tonalidade de oração, pediu que a visita “proporcione mudança interior, fortalecimento da fé”, de forma bem concreta: para que todos os membros da comunidade desde as crianças até os pais busquem “a sincera participação na Igreja e o respeito pelas coisas santas” a fim de que surjam novas vocações sacerdotais e religiosas. A catequizanda Francieli Kuczer entregou ao Metropolita um belo vaso de orquídea branca. Prosseguindo, a Sra. Odaria Firman Kuczer, mãe de Francieli, discursou em ucraniano, pedindo a bênção e ensinamentos para que a comunidade enverede sempre mais pelo caminho do reto crescimento espiritual, da união e da paz. E o casal Dirceu Antosczeczen – Presidente-executivo e Andrea Hupolo Antosczeczen saudaram Dom Volodemer com pão e sal, conforme a nossa tradição. O Pároco Irineu falou em ucraniano e em português e destacou o progresso que a comunidade alcançou desde a primeira Visita Canônica, realizada no início de 2015, e também a importância pastoral da presença do Arcebispo Metropolita.

As intenções foram lidas por Ângela Grenteski e a epístola por Odaria Firman Kuczer. O canto litúrgico teve o auxílio do Seminarista da localidade – Samoel Hupolo, que já está concluindo os estudos teológicos em Curitiba. Se Deus quiser e ele colaborar, em breve será o terceiro sacerdote da comunidade. O Pároco concelebrou e o Diácono prestou seu serviço litúrgico. Os coroinhas Gustavo Kuracz, Gabriel Kuczer, Tania Antosczeczen e Franciele Kuczer auxiliaram na celebração. O Secretário Luiz Meluck (99926-7255) ajudou na coleta de informações sobre a visita.

Antes da homilia, o Metropolita fez comentários sobre sua primeira visita à comunidade, quando permaneceu por mais dias, hospedado na casa da mãe do Pe. Josafá Firman, experiência que traz belas recordações. Elogiou o sistema faxinal, que favorece uma integração maior entre os moradores, os animais e a natureza. Considerando a temática do projeto Paróquia Viva para o ano de 2019, a homilia foi desenvolvida a partir dos textos de 2Tm 3,14-17 e Lc 8,16-21. O bom cristão precisa ser luz para os outros; e para que essa luz não se apague e seja forte, ela precisa ser permanentemente alimentada pela palavra de Deus.

Após uma sessão de fotos, Dom Volodemer teve um encontro com as lideranças locais, verificando sua caminhada e também seus livros de registros. Para uma reflexão e possíveis melhoramentos administrativos e pastorais, ele falou sobre a liderança cristã. Enfatizou a necessidade de fazer um trabalho de conjunto, envolvendo todos os líderes da comunidade. Com a ajuda do Seminarista Samoel, os líderes entregaram ao Visitador um relatório de cinco páginas sobre a história, os melhoramentos físicos recentes e os projetos da comunidade.

Pelo meio-dia, foi servido o almoço de confraternização, num sistema de bufê terceirizado, dirigido pela Sra. Rose Levandoski da Lanchonete Colonial. Isso facilitou a participação dos líderes e demais responsáveis na celebração litúrgica e no encontro com o Metropolita.

Tendo se despedido, o Pároco Irineu levou Dom Volodemer de volta ao Seminário Menor São Josafat para um breve repouso, pois à tarde tinha que visitar a Comunidade de Santa Cruz.

SANTA CRUZ

Tendo visitado, na parte da manhã do dia 27 de julho de 2019, a Comunidade de Lageado, a tarde desse dia foi dedicada para uma visita à Comunidade Santa Cruz. O próprio Pároco Irineu levou o Arcebispo Metropolita até a localidade. A simples capela é dedicada ao grande Santo mártir da Igreja Católica Ucraniana – São Josafat.

Pontualmente, às 15 horas, os fiéis recepcionaram o Metropolita em frente à igreja. A menina Bruna Pirog disse “Bendito seja aquele que vem em nome do Senhor. Quão formosos são os pés daqueles que anunciam as Boas Novas. Vitaite” e sua prima colega Luana Izabel Pirog entregou ao Arcebispo um vaso de flores vermelhas. O Presidente-executivo Sr. Silvestre Pirog e sua Esposa Sra. Laura Popovicz Pirog saudaram-no com pão e sal pelas palavras do Sr. Valdomiro Popovicz, que pediu bênçãos, mas também garantiu orações por parte da comunidade.

O “diak” Valdomiro Popovicz fez a leitura do texto de São Paulo 2Tm 3,14-17. Tendo proclamado o texto do Evangelho de Lucas 8,16-21, o Metropolita lembrou uma conversa de uma das reuniões da primeira visita em que alguns líderes manifestavam grande preocupação diante do futuro, prevendo mesmo a extinção da comunidade. Apontando para o número significativo de fiéis presentes, Dom Volodemer animou-os dizendo: “não acabou e não vai acabar; porque o que importa é a qualidade” e a comunidade possui boas qualidades quando preserva sua liturgia, seu rito e suas tradições. Mas a qualidade principal da comunidade consiste em sua adesão a Cristo e à sua Palavra, contida nas Sagradas Escrituras, que serve para instruir, refutar, corrigir e educar (2Tm 3,14-17).

A celebração da Divina Liturgia teve ainda o auxílio da menina Bruna Pirog que leu as intenções, do Diácono João Basniak que proclamou as “ektenias”, das Irmãs Servas de Maria Imaculada Tereza Lubiy e Antônia Suchoronczek e do Seminarista Samoel Hupolo que puxaram o canto. A Sra. Laura Popovicz Pirog (98844-6500) fez o trabalho de secretária, coletando dados da visita.

Após a celebração litúrgica, o Pároco Irineu fez a bênção das flores e das sementes.

Feitas as fotos com o Visitador Dom Volodemer, que pede apenas uma “Ave Maria pela pose”, houve um encontro com os líderes da comunidade, que ouviram de seu líder máximo um pouco sobre alguns fundamentos cristãos de uma boa liderança eclesial.

O Conselho Administrativo Paroquial serviu um lanche bem gostoso para se despedir do Arcebispo Metropolita, que voltou com o Pe. Irineu para Mallet.

COLÔNIA 5

Domingo, dia 28 de julho de 2019, na parte da manhã, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch visitou canonicamente pela segunda vez a comunidade de Colônia 5. É uma comunidade histórica e continua bastante forte e vivaz. A igreja é consagrada ao Divino Espírito Santo.

Sob forte neblina, o Diácono João Basniak levou o Visitador até a localidade. Estando tudo pronto, às 9 horas, os fiéis se posicionaram na escadaria e na entrada da igreja para homenagear o Metropolita. Com alegria, entoaram o canto “Radiemo neni s tchudes”. Em tom de esperança e renovação da fé, a jovem Francieli Szeremeta discursou em português e entregou um grande e belo vaso de orquídeas roxas. “Acreditamos que nós, jovens, não somos apenas o futuro da Igreja, mas também o presente da Igreja. Queremos com a sua presença reavivar nossa fé e olhar o futuro da nossa Igreja com mais entusiasmo, proclamando com alegria e esperança a beleza da nossa vocação batismal”, disse Francieli. O “diak”, “revnêtelh” e líder da comunidade Sr. Paulo Monchak cumprimentou o Metropolita em ucraniano como o pastor que, em nome de Cristo, conduz a comunidade ao Reino dos Céus e enfatizou: “Vós sois а custódia da verdadeira fé, Vós sois a luz que indica o caminho do céu e o caminho da salvação”. Ele pediu a bênção para que o espírito da paz e da harmonia sempre permaneça na comunidade. O Presidente-executivo Sr. José Carlos Szeremeta e sua Esposa Sra. Janete Cieslak Szeremeta saudaram tradicionalmente o Metropolita com pão e sal.

Adentrando a igreja, o Secretário do CAP Sr. Pedro Juka leu as intenções. Ele também foi incumbido de anotar os nomes dos principais colaboradores da Visita Canônica (42 – 99875-8685 / 99133-6465). As leituras bíblicas foram do 7º domingo: Rm 15,1-7 e Mt 9,27-35. O Sr. Paulo Monchak cantou a epístola em ucraniano. Tomando a palavra após a proclamação do Evangelho, o Arcebispo Metropolita fez um elogio à comunidade que já há alguns anos providenciou o iconóstase completo, o que despertou o interesse de várias comunidades em também construir em suas igrejas, pois isso faz parte da arquitetura das igrejas bizantino-ucranianas e da própria liturgia. Ele lembrou também com muita saudade os dias em que conviveu com a comunidade realizando a primeira Visita Canônica. Prosseguindo, ele fez uma reflexão sobre a força espiritual que o cristão adquire quando entra em contato profundo com a Palavra de Deus. Dom Volodemer relacionou tudo isso ao ministério catequético (catekeuo) que, por natureza, é um fazer ressoar a Palavra de Deus nas diversas situações da vida, lembrando que todos os crentes devem ser catequistas, ao mesmo tempo sujeitos e destinatários da catequese. Mas as catequistas devem ter uma preparação específica. O pregador explicou com força o seguinte versículo: “Ora tudo o que se escreveu no passado é para nosso ensinamento que foi escrito, a fim de que, pela perseverança e pela consolação que nos proporcionam as Escrituras, tenhamos a esperança” (Rm 15,4). Ele disse que a virtude da esperança, juntamente com as outras duas virtudes teologais, fé e amor, torna um cristão muito forte psíquica e espiritualmente.

Os cantores da comunidade “se viram” bastante bem com o canto. Mas hoje tiveram um reforço com a presença do Seminarista Samoel Hupolo proveniente de Lageado e dos jovens Tiago Oszust e Jairo Kutianski que vieram da cidade de Mallet. E a Divina Liturgia se torna mais viva com o serviço litúrgico de um diácono, o que é sempre feito com muito prazer há vinte anos na região de Mallet pelo Sr. João Basniak. Foi bonito ver a equipe de sacristãos e acólitos formada de jovens rapazes, entre eles Rafael Nahorny, Adilson Zagurski, Cristian Zagurski, Silvino Potoski e Lucas Kempinski. Alguns deles estão manifestando interesse em participar do próximo encontro vocacional e, quem sabe, ingressar no Seminário. Tendo celebrado na igreja matriz em Mallet, o Pároco Irineu Vaselkoski chegou um pouco mais tarde e concelebrou, fazendo no final a bênção das flores e das sementes.

Como foi em Lageado e Santa Cruz, também aqui na Colônia 5, após a costumeira sessão de fotos, o Arcebispo Metropolita teve um encontro com as lideranças locais, falando-lhes sobre a importância de também a Igreja ter e formar bons líderes, para que ajudem a hierarquia (diáconos, sacerdotes, bispos) na gestão eclesial, que toca não somente os aspectos materiais, mas também os espirituais e pastorais.

Foi servido um saboroso almoço de confraternização, preparado por uma equipe latina vizinha a fim de que a comunidade ucraniana local pudesse ficar mais tranquila e ter melhor proveito com a presença do Arcebispo Metropolita.

Após o almoço, alguns membros da comissão explicaram ao Metropolita o projeto de troca do piso na igreja e a reforma que foi feita na parte superior do campanário.

Indo por outro caminho, pela Colônia 4, para mostrar a Dom Volodemer outras regiões de Mallet, com suas belas lavouras de trigo, outras plantações e moradias, o Diácono João levou-o de volta ao Seminário, onde ele ajuntou seus pertences e, na companhia do “caroneiro” Samoel Hupolo, retornou a Curitiba.

Texto: Secretariado Metropolitano

Fotos: Wilson Surmacz