Juventude ucraniana catarinense em ação

No domingo, dia 15 de outubro de 2017, em Três Barras, Santa Catarina, aconteceu o 19º Encontro Regional de Jovens Ucranianos de Santa Catarina, organizado pela AJUC – Associação da Juventude Ucraniana Catarinense, sob o comando de seu Presidente Lucas Bossi, com o suporte físico da comunidade que sediou o evento.

A programação foi bem cheia. No salão da comunidade de Três Barras, no início da manhã, os jovens que chegavam foram recebidos com o café da manhã. A animação musical estava sendo conduzida pelo Samuel Semchechen, o Samuca, vindo de Esperança, Prudentópolis.

Iniciando mais ou menos às 09h30min, o Pe. Antônio Nazarko, OSBM – Pároco e Superior do Convento de Iracema, proferiu a palestra com o tema “Paróquia Viva: pastoral legal e canônica, conscientização humana, religiosa e cultural”. Ele explicou aos jovens de forma bem acessível e prática a importância em cultivar a identidade ucraniana vivenciando os valores específicos da Igreja Católica Ucraniana de Rito Bizantino e da etnia ucraniana. São inúmeros os valores citados e comentados e que dão vida à paróquia, ou seja, torna-a viva, dinâmica e atuante.

A Divina Liturgia foi iniciada às 10h30min, sendo presidida pelo Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM e concelebrada pelos sacerdotes presentes, o palestrante Pe. Antônio Nazarko, OSBM e o Pároco de Canoinhas Daniel Horodeski. Em sua homilia, o pregador falou sobre o valor religioso e cultural do ícone, pois naquele domingo a Igreja lembrou os Santos Padres do 7º Concílio Ecumênico, celebrado em Nicéia, em 787. Dom Volodemer falou ainda sobre os trabalhos pastorais juvenis na Metropolia e especialmente lembrou o Sínodo dos Bispos sobre a juventude que acontecerá em outubro de 2018. Ele afirmou que, aproveitando o “embalo” do Sínodo, a Metropolia fará um esforço maior para melhorar a Pastoral da Juventude. Para isso, os próprios jovens serão consultados e ouvidos para que a nossa Igreja consiga fazer um acompanhamento mais adequado dos nossos jovens.

Ao meio-dia, foi servido o almoço, preparado com muito carinho pelas senhoras da comunidade local. Após o almoço, houve um momento de descontração, com canções e danças, sob a bem-humorada e jovial direção do Samuca.

Às 14 horas, a Sra. Lecia Maria Labas, advogada e professora de Direito, apresentou sua experiência pessoal no contato com a cultura ucraniana e animou os jovens a não fazerem isso tardiamente, mas logo, desde a adolescência e a juventude, porque se trata de algo muito valioso para todos, tanto no sentido pessoal como no sentido social. Ela aproveitou o ensejo para comunicar, como a primeira Presidente eleita, a criação da Associação Ucraniana Catarinense Ivan Franko, com sede em Papanduva, tendo como objetivo geral “incentivar e promover atividades e projetos na área da cultura, em especial a ucraniano-brasileira, assim como promover a cidadania e o desenvolvimento sustentável”. Lecia explicou que a cultura ucraniana será contemplada pela Associação de forma total, abrangendo todos os seus aspectos, incluindo o Rito Bizantino Ucraniano. Ela ainda chamou a atenção sobre a “banalização da informação”: os aplicativos das redes sociais são importantes e úteis, mas é preciso saber usá-los, porque habitualmente eles levam à dispersão, superficialidade e perda de tempo. É preciso usá-los a nosso favor, individual e comunitário.

A seguir, foi iniciado o trabalho em seis grupos, seguido das apresentações em plenário. Um dos principais focos debatidos foi a questão da relação entre o Rito e a participação dos jovens nas celebrações. Ficou bem evidenciada a dificuldade de compreensão e melhor participação da Divina Liturgia pela falta de explicações. Sente-se a falta de liderança e de melhor acompanhamento pastoral. Em geral, a apresentação dos jovens demonstrou que eles possuem boa consciência sobre a nossa problemática religioso-cultural, verbalizam seus anseios e dúvidas, apontam possíveis soluções e, assim, podem contribuir para melhorar o trabalho pastoral e cultural.

Os organizadores do evento ficaram bastante preocupados por não ter atingido maior número de participantes, como era esperado, e tentaram entender as causas. Parece que faltou melhor comunicação, entrosamento e até mesmo motivação, por parte das lideranças das paróquias e comunidades e também dos pais. Mas também se percebeu que para as ausências, além do desinteresse de alguns, outros colocaram suas desculpas: “tenho outro compromisso”, “é muito pesado ficar um dia refletindo”, “espiritualidade não é chamativa”, “tenho coisas mais divertidas”, “uma gincana seria mais interessante”… No entanto, os aproximadamente 50 participantes foram reconhecidos pela presença “de qualidade”, com participação muito significativa. Os dirigentes agradeceram de coração a presença apoiadora do Arcebispo Metropolita, dos dois sacerdotes e da Sra. Lecia Labas, das Irmãs Servas de Maria Imaculada, bem como agradeceram pela animação do Samuca, pelas gostosas refeições das senhoras e pela ajuda de toda a comunidade.

O encontro terminou com uma bela apresentação de danças folclóricas executadas pelo grupo local Lviv, ensaiadas pelo dançarino e coreógrafo Elivelton Jonko. Pelas 16 horas, foi servido um bom lanche durante o qual muitos jovens ainda continuaram suas conversas amigáveis.

Valeu o encontro, jovens catarinenses! Vão em frente!