Jubileu de Ouro da Irmã Rita Baldo, ICSA

Como todos os anos, no período de 19 a 25 de julho, as Irmãs Catequistas de Sant’Ana se reuniram em Vera Guarani, na Casa de Retiros Padre Emiliano Josafat Ananevicz.

O primeiro dia do nosso encontro foi dedicado à formação permanente, imprescindível para a vida religiosa. Com o tema “Qualidade de vida na vida religiosa”, o trabalho foi dirigido pelo Pe. Antônio Zubek, OSBM, psicólogo, Superior Provincial da Ordem de São Basílio Magno. Entraram vários assuntos de ordem humana, psicológica e espiritual. Para ter qualidade de vida, é preciso cuidar-se em todos os aspectos. O primeiro deles é a autoestima; o gostar de si interfere e determina as nossas relações interpessoais e também a nossa relação com Deus. O Pe. Antônio desenvolveu algumas dinâmicas que estimulam o olhar para dentro de si e fazem reconhecer as próprias qualidades e também confrontar a forma como os outros nos veem. Concluindo o dia de formação, as irmãs tiveram tempo de conversar, trocar ideias e se descontrair um pouco antes de iniciar o retiro.

Na noite do dia 19, deu-se início ao retiro. Este ano, o pregador do retiro foi o Padre diocesano Joaquim Sedorowicz – Reitor da Arquicatedral São João Batista de Curitiba. O tema do retiro deste ano foi o mesmo do ano vocacional no Brasil: “Vocação, graça e missão! Corações ardentes, pés a caminho”.

Depois de cinco dias de muita oração, silêncio e reflexão, concluímos o nosso retiro na véspera da Festa de Sant’Ana com a celebração das Vésperas, a aspersão da água benta e uma benção especial.

Então, o dia 25 foi um dia de festa, iniciando já cedinho com a celebração da novena dedicada a Sant’Ana na capela da Casa de Retiros.

Às 09:30, tivemos a celebração da Divina Liturgia durante a qual comemoramos os 50 anos de vida religiosa da Ir. Rita Baldo. Ela reside e trabalha em Roma há 16 anos e, neste ano, veio para o Brasil visitar às coirmãs, seus familiares, fazer o retiro e, também por ocasião do seu jubileu, renovar os votos, festejar e agradecer a Deus por essa grande graça da vocação. A Divina Liturgia, celebrada na igreja Natividade de Nossa Senhora, foi presidida pelo Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch e concelebrada pelo Eparca Dom Meron Mazur e pelos sacerdotes: Pe. Joaquim Sedorowicz, Pe. Luiz Pedro Polomanei, Pe. Sergio Hrynievicz, Pe. Vassílio Burko Neto, Pe. Michael Barbusa e Pe. Thiago Protexe.

A Superiora Geral Edilma Vesolovski fez a introdução à Divina Liturgia, lembrando a renovação espiritual advinda do retiro e destacando a beleza espiritual da caminhada realizada pela Ir. Rita: “Comemorar um jubileu não é contar uma vitória, mas é, antes de tudo, testemunhar que a vocação é uma estrada infinita! Depois de um primeiro passo, Deus nos conduz por estradas que nem mesmo chegamos a imaginar! Um horizonte de possibilidades se abre quando dizemos sim à vontade de Deus! Ele nos guia a cada dia de nossa vida e nunca nos abandona! E a vida não se conta mais somente como um número de anos e sim como um breve ensaio para a eternidade!”

Com a entoação do Salmo 103 que exalta a obra da criação da parte de Deus, dirigindo-se para a frente da igreja e acompanhada de seus familiares mais próximos, Ir. Rita trazia uma vela acesa – símbolo da luz divina que a chamou à vida cristã no batismo e que em todos os dias de sua vida tem acompanhado e reforçado o chamado dentro da Igreja, na vivência dos sacramentos e na fidelidade aos votos professados. “Assim como a vela queima e se consome, a caridade deve queimar-nos por dentro para que nunca nos cansemos de servir”, proclamou Ir. Edilma.

Após a entrada, foi lida a biografia da Ir. Rita, uma história muita rica, demonstrando seu amor e entrega a Deus nos diversos serviços prestados na esfera da Congregação.

Deu-se início à Divina Liturgia. Após o canto do “tropário”, assim como o fez 50 anos atrás, Ir. Rita renovou seus votos, renovando sua fidelidade a Deus e à Igreja. Em seguida, todas as irmãs renovaram seus votos.

Em sua homilia, lembrando os padroeiros dos avós, São Joaquim e Santa Ana, Dom Volodemer saudou primeiramente as vocações laicas e principalmente os avós e depois cumprimentou os demais vocacionados e vocacionadas da vida consagrada presentes ao evento. Prosseguindo, ele fez um rápido comentário sobre os temas sugeridos pelo Ano Vocacional: “Vocação, graça e missão! Corações ardentes, pés a caminho”. São elementos que qualificam profundamente a vida consagrada. “As mãos serão estendidas para as ações de caridade e os pés se juntaram para caminhar juntos somente se o coração estiver ardente de amor a Deus e ao próximo”, enfatizou ele. O Metropolita colocou como referência dessas atitudes São Joaquim e Santa Ana e a própria Irmã Jubilanda, porque, no decorrer dos 50 anos de vida consagrada, ela se dedicou com muito amor e sacrifício para o bem da Congregação e da Igreja.

Ao final da Liturgia, cantamos os parabéns, também ouvimos algumas palavras do Bispo Eparca Dom Meron Mazur, que agradeceu à Ir. Rita pelo sempre pronto acolhimento em Roma, com muito carinho e atenção. O Pároco Sergio Hryniewicz também fez uso da palavra para reconhecer os trabalhos pastorais da Ir. Rita e o significado da sua celebração jubilar.

Após a sessão de fotos, fomos para a sala de reuniões assistir a um vídeo montado com fotos da Ir. Rita que mostram sua trajetória vocacional desde o ingresso na Congregação até os dias de hoje.

Todos os convidados foram recepcionados no refeitório da casa de retiros, onde foi servido o almoço. Estavam presentes na festividade as Irmãs Servas de Paolo Frontin e alguns familiares da Ir. Rita.

A Superiora Geral Edilma agradeceu a presença de todos e ressaltou as qualidades da Ir. Rita e seu esforço de defender sempre o bem da nossa Congregação. Também o Arcebispo ressaltou essa qualidade da Ir. Rita que, diante das dificuldades que a Congregação encontrou recentemente em Roma, ela sempre procurou defender e ajudar a Congregação por vias legais, eclesiásticas e civis, conforme a orientação da Igreja. Homenageamos a Ir. Rita, entregando-lhe flores e uma benção pontifícia.

Agradecemos a presença de todos e pedimos a Deus e a Nossa Padroeira Sant’Ana que interceda a Deus por novas vocações!

Irmãs Catequistas de Sant’Ana