Jubileu de 75 anos da Escola Coração de Maria em União da Vitória

Nos dias 08, 09 e 10 de novembro, as cidades de Porto União e União da Vitória celebraram um marco significativo: os 75 anos da presença das Irmãs Servas de Maria Imaculada na Escola Coração de Maria e na pastoral da Paróquia São Basílio Magno. Esta celebração foi não apenas uma homenagem, mas um verdadeiro testemunho da história, dedicação e amor que marcaram essa trajetória.

A noite do dia 08 de novembro foi um momento emocionante. No palco do Centro de Eventos da Universidade UGV, os estudantes da Educação Infantil do 9º ano apresentaram a missão das irmãs Servas de Maria Imaculada desde os primeiros desafios até os dias atuais. Com o espetáculo “O tempo e as memórias do Coração”, foram apresentados momentos desde a vinda das primeiras irmãs para o Brasil, a chegada das pioneiras Irmãs Josafata Woitowicz e Neonila Onesko para União da Vitória, que foram um testemunho inspirador de resiliência e dedicação à educação e à comunidade. As crônicas relatam que as religiosas desembarcaram na estação de Porto União da Vitória (nome antigo da cidade de Porto União a partir de 1855) em uma noite chuvosa. Isto não fez com que elas desanimassem, mas, sim, iniciassem uma grande obra que perpassou os anos, cresceu e se transformou, inicialmente como escola, pastoral e orfanato; com o passar dos anos, as exigências foram se tornando outras e, hoje, as irmãs se dedicam somente à pastoral e à educação.

A Escola Coração de Maria, neste ano em que comemora 75 anos de fundação, conta com 520 estudantes, 73 colaboradores, entre professores, estagiárias, serviços gerais, equipe pedagógica e administrativa e três religiosas que hoje compõem a comunidade: Ir. Ana Regina Praisner, Ir. Mena Semchechen e Ir. Eugenia Hatlan.

Durante o espetáculo, cada apresentação trouxe à tona memórias vívidas, evocando a coragem das irmãs que se aventuraram em um lugar desconhecido. O clima de nostalgia e gratidão permeou o ambiente, envolvendo todos os presentes.

Nesta noite especial, tivemos a presença de Sua Excelência Reverendíssima Dom Volodemer Koubetch e dos Reverendíssimos Padres Joaquim Sedorowicz – Pároco da Paróquia São Basílio Magno e Luis Pedro Polomanei – Vigário Paroquial. Estiveram presentes a Reverendíssima Madre Provincial Ir. Deonisia Diadio, Ir. Dorilde Chiarentin – Vice-provincial, Ir. Marli de Melo Campanharo – Coordenadora da Imaculada Rede de Educação, Ir. Juliane Martinhuk – Secretária provincial, Ir. Luquia Banach – Diretora da Escola Pio X de Juranda, Ir. Irineia Korczagin – Diretora do Colégio São Bento de Pitanga, Ir. Francisca Scibor e Ir. Rosana Gaudeda da comunidade Imaculada Virgem Maria de Prudentópolis, Ir. Alice Bartoski da comunidade Madre Anatólia de Curitiba, Ir. Veronica Koubetch da Comunidade Cristo Rei de Rio das Antas, o Sr. Jonatas Braga – representante do Sistema Positivo de Ensino, convidados, ex-professores, pais dos estudantes, familiares, amigos e benfeitores.

Em sua fala nesta noite, a Madre provincial Ir. Deonisia se expressou: “A Escola Coração de Maria celebra 75 anos de história, destacando seu compromisso com a educação e a formação de valores. Comparada a uma árvore frondosa, a escola foi cultivada com carinho e esperança, resultando em frutos de sabedoria e fraternidade. As Irmãs Servas de Maria Imaculada, inspiradas pela Madre Josafata, dedicam-se a unir educação e evangelização, formando cidadãos íntegros. Agradecimentos são feitos a todas as irmãs, professores, colaboradores, famílias e alunos que contribuíram para essa missão. A escola reafirma seu compromisso com uma educação cristã de qualidade e pede a intercessão de Maria Imaculada para continuar guiando seu caminho. Parabéns pelos 75 anos!”.

Nesta ocasião, foi homenageada a Diretora da escola Ir. Ana Regina com flores e uma placa de menção honrosa com a qual a Imaculada Rede de Educação parabeniza a comunidade escolar pelos 75 anos de existência com os seguintes dizeres: “Imaculada Rede de Educação reconhece a honrosa história de 75 anos construída pela Escola Coração de Maria”.

Em seu discurso, a Madre provincial citou as belas e profundas palavras da Beata Irmã Josafata: “É necessário que, desde pequenina, a criança aprenda a conhecer e amar a Deus, rezar, amar o próximo, fazer o bem e temer a Deus”. E continuou: “Inspirados pelo exemplo da Irmã Josafata, honramos uma trajetória de fé, dedicação e excelência educacional. A Escola Coração de Maria simboliza a formação humana e cristã, construindo, ao longo de sete décadas e meia, um legado de amor e serviço à comunidade. Agradecemos a todos que contribuíram para essa jornada: alunos, famílias, colaboradores e religiosas. Juntos, seguimos firmes na missão de construir um futuro promissor, sob as bênçãos do Coração de Maria”.

O Sr. Jonatas também presenteou a instituição com uma placa, parabenizando e agradecendo a parceria de 25 anos com o Sistema Positivo de Ensino: “Escola Coração de Maria, celebrar 75 anos é mais que uma conquista, é a perpetuação dos valores pregados pelas Irmãs Servas de Maria Imaculada, em União da Vitória – Paraná, por uma educação de excelência. Nós do Sistema Positivo de Ensino sentimos orgulho em fazer parte desta história durante 25 anos. Parabéns!”

No dia 09 de novembro, às 17 horas, na igreja São Basílio Magno, em União da Vitória, foi celebrada a Divina Liturgia em português em ação de graças pelos 75 anos de missão escolar nas cidades de Porto União e União da Vitória. Os celebrantes foram os Reverendíssimos Padres Joaquim Sedorowicz – Pároco e Luis Pedro Polomanei – Vigário Paroquial.

Estiveram presentes a Madre Provincial Ir. Deonisia Diadio, Ir. Marli de Melo Campanharo, Ir. Dorilde Chiarentim, Ir. Juliane Martinhuk, Ir. Luquia Banach, Ir. Irineia Korczagin, Ir. Francisca Scibor, Ir. Rosana Gaudeda, Ir. Mira Dercacz, Ir. Alice Bartoski, Ir. Rosangela de Mello Campanharo – Diretora do Colégio Nossa Senhora Aparecida de São Paulo, Ir. Lucia Krominski – Diretora da Escola Menino Jesus de Papanduva, Ir. Marta Marinhak – Superiora Provincial das Irmãs de São José e demais irmãs da sua comunidade, Sra. Luzia Martins – representante do Sistema Positivo de Ensino e do Sr. Marcio Wantroba, representante do PES – Positivo English Solution.

Esta tarde festiva teve seu início com a Banda da Escola Coração de Maria, que é composta por estudantes da escola e membros da comunidade. Eles tocaram o hino da Imaculada Rede de Educação. Foi introduzido o ícone da cofundadora das Irmãs Servas de Maria Imaculada, trazido pelos estudantes da Pastoral Escolar; e os mesmos, juntamente com a professora Barbara Alves, cantaram a música intitulada “Irmã Josafata”, de autoria da professora.

Em seguida, foi lido um texto sobre a chegada e o início da história das Irmãs Servas de Maria Imaculada nas cidades de Porto União e União da Vitória. Um resumo do relato: na noite de 07 de fevereiro de 1949, chovia em Porto União da Vitória, quando o trem que chegava de São Paulo trouxe as Irmãs Josafata Woitowicz e Neonila Onesko. Elas desembarcaram na estação, onde, após a partida da maioria dos passageiros, ficaram sozinhas, pois o benfeitor que prometeu buscá-las havia esquecido. Um taxista as levou até a casa de Miguel Pastuch, onde foram acolhidas. No dia seguinte, participaram da Divina Liturgia e, após o almoço, se mudaram para a casa adquirida pela congregação com a ajuda do Pe. Pedro Baltzar, OSBM. A casa estava vazia e elas precisaram de colchões e utensílios emprestados da comunidade para se acomodar. Com o espírito de pobreza da fundadora da congregação, logo começaram a visitar as comunidades vizinhas, onde foram bem recebidas e pediram que iniciassem a catequese. Apesar das dificuldades iniciais, receberam apoio de várias irmãs de outras localidades. Em 21 de fevereiro, começaram a organizar um espaço na casa para dar aulas. O prefeito ofereceu uma ajuda financeira e doou móveis. Assim, começou uma longa história de amor e dedicação à educação. O texto do relato foi concluído em tom de alegria gratidão: “Hoje, celebramos 75 anos dessa trajetória repleta de aprendizado e amor. A Escola Coração de Maria tem sido um farol de educação, moldando futuros e cultivando sonhos. Neste momento especial, refletimos sobre as conquistas alcançadas por todos que fizeram parte dessa jornada: irmãs, estudantes, educadores e comunidade”.

Após a leitura do texto, foi trazido pelos estudantes alguns símbolos que representam a missão pastoral e educacional das irmãs e colaboradores da Escola Coração de Maria: 1. Logotipo e bandeira: representam a identidade da escola e geram um senso de pertencimento; 2. Bíblia: pilar fundamental da educação católica, oferece ensinamentos sobre virtudes essenciais; 3. Árvore da sabedoria: simboliza crescimento e continuidade, representando as gerações que passaram pela escola; 4. Material escolar/tablet: ferramentas básicas de aprendizado que simbolizam criatividade e busca pelo conhecimento; 5. Fotografias históricas/troféus: contam a história da escola e suas conquistas ao longo do tempo; 6. Selo comemorativo: reflete nossa trajetória de aprendizado ao longo dos 75 anos; 7. 75 anos: um testemunho da rica história da escola, repleta de tradições e memórias que moldaram tantas vidas.

Essa celebração nos encheu de gratidão pelo passado e esperança para o futuro!

A Divina Liturgia foi um momento de profunda reflexão e agradecimento. A presença das irmãs, famílias, estudantes e colaboradores reforçou a importância da missão educativa. O Pároco destacou como o trabalho das irmãs influenciou a formação acadêmica de muitos. Lembrou com carinho da sua professora Ir. Ester, que deu aula em Dorizon, onde ele foi estudante. Em um momento emocionante, foi lida pela professora Arlete Marangoni Henke uma Oração de Ação de Graças e a Coordenadora Francielle Bajuka Alves entoou a canção “Obrigado Senhor”.

Nesta tarde, a Madre Provincial Ir. Deonisia destacou em suas palavras: “Na celebração dos 75 anos da Escola Coração de Maria, reunimo-nos para agradecer a Deus por Sua presença e misericórdia ao longo da nossa missão. Inspirados pelo Salmo 136, expressamos gratidão às irmãs e a toda a equipe educativa – professores, colaboradores, famílias e alunos – que contribuíram para a nossa história. Este momento é uma inspiração para o futuro, renovando nosso compromisso de servir com fé, guiados pelo carisma da Bem-aventurada Josafata. Pedimos a intercessão de Maria Imaculada para permanecermos firmes na missão de educar e evangelizar. Agradecemos a Deus por todas as bênçãos recebidas e por todos que fazem parte desta jornada.”

Ir. Ana Regina, em sua fala, evidenciou: “Celebramos com alegria os 75 anos da Escola Coração de Maria, um marco na nossa trajetória de dedicação à educação e formação integral dos estudantes. Reconhecemos a escola como uma grande família, unida para formar cidadãos conscientes e solidários. Lembramos com carinho das irmãs pioneiras Josafata Woitowicz e Neonila Onesko, que construíram um legado duradouro. Agradecemos a todas as irmãs Servas de Maria Imaculada, à equipe pedagógica, professores e colaboradores pelo empenho diário. Também expressamos nossa gratidão aos pais pela confiança e parceria na educação dos filhos. E vocês estudantes são a razão da nossa missão, pois buscamos proporcionar não apenas conhecimento, mas também valores essenciais. Enquanto celebramos nossas conquistas passadas, olhamos para o futuro com esperança, pedindo que o Coração de Maria continue a nos guiar. Muito obrigado a todos por estarem aqui hoje!”

Após a celebração, os convidados foram agraciados com uma maravilhosa apresentação da Banda Marcial Coração de Maria na frente do Centro de Eventos São Basílio Magno. A banda é composta por estudantes da escola, ex-alunos e membros da comunidade. O maestro é o professor José Carlos Gonçalves e tem como auxiliar o professor Willian José Minski, a coreógrafa professora Berenice Gonçalves e as auxiliares Emanuelle e Ana Caroline Gonçalves. O elenco é composto por 35 componentes, o corpo coreográfico infantil – 20 componentes e o corpo coreográfico Infanto Juvenil – 12 componentes.

As apresentações das crianças, adolescentes e jovens não apenas abrilhantaram o evento, mas também simbolizaram o sonho de um futuro melhor, inspirando todos a continuarem sonhando e trabalhando por um mundo mais justo.

Ao término das apresentações, os convidados foram recepcionados no Suprema Grill para um delicioso jantar comemorativo.

O dia 10 de novembro, domingo, trouxe a participação especial do Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, que celebrou a Divina Liturgia em conjunto com o Pe. Joaquim. Neste momento significativo, destacou-se a relação das irmãs com a comunidade ucraniana, fortalecendo laços de solidariedade, colaboração e respeito. São 75 anos que as irmãs Servas de Maria Imaculada se dedicam à pastoral na igreja Matriz São Basílio Magno e nas capelas que pertencem a essa Paróquia.

A celebração teve seu início às 9 horas. Como no dia anterior, foi feito um breve relato do início da missão e fundação da Escola Coração de Maria e de toda sua trajetória até os dias de hoje. Também foram trazidos símbolos pelos membros do Movimento Eucarístico Jovem da Paróquia, que evidenciaram, além da educação, a missão pastoral que as irmãs desempenham e desempenharam nesses longos 75 anos de história: 1. Logotipo: representa a identidade da Escola Coração de Maria e cria um senso de pertencimento na comunidade escolar; 2. Bíblia: pilar da educação católica, ensina virtudes essenciais como amor e compaixão, fundamentais na formação do caráter dos estudantes e catequizandos; 3. Par de calçados: simboliza o apoio das irmãs na jornada espiritual da comunidade, adaptando-se às suas necessidades ao longo dos anos; 4. Árvore da sabedoria: representa a sustentação pela pastoral das Servas de Maria, com raízes de fé e amor, e frutos que simbolizam vidas tocadas e atividades diversificadas; 5. Imaculado Coração de Maria: simboliza o amor incondicional e compaixão, refletindo o trabalho das irmãs em servir a comunidade e promover solidariedade; 6. 75 Anos: celebra a rica história da escola, seu compromisso com a educação de qualidade e valores cristãos. Que essa comemoração inspire gratidão pelo passado e esperança para o futuro!

Estiveram presentes a Madre Provincial Ir. Deonisia Diadio, Ir. Marli de Melo Campanharo, Ir. Dorilde Chiarentim, Ir. Juliane Martinhuk, Ir. Luquia Banach, Ir. Irineia Korczagin, Ir. Francisca Scibor, Ir. Rosana Gaudeda, Ir. Mira Dercacz, Ir. Alice Bartoski, Ir. Rosangela de Mello Campanharo, Ir. Lucia Krominski, Ir. Maria Kerniski e Ir. Margarida Hlatchuk da comunidade Imaculada Virgem Maria da cidade de Mallet. Marcaram presença as Irmãs Catequistas de Sant’Ana Beatriz e Olga, bem como fiéis que vieram louvar a Deus por estes 75 anos de missão.

O Metropolita Dom Volodemer leu o texto do Evangelista Lucas que relata a passagem do Bom Samaritano e em sua homilia destacou que o trabalho que as irmãs desenvolvem é uma “samaritania”. “A Parábola do Bom Samaritano traz lições sobre o amor ao próximo, generosidade e como viver conforme a vontade de Deus. Nela, Jesus ensina que a fé verdadeira não se resume a cumprir regras religiosas ou seguir tradições, mas em agir com amor e misericórdia, especialmente com aqueles que estão em necessidade. E, ouvindo o relato do início da história das irmãs aqui, elas exerceram a ‘samaritania’, porque se dedicaram ao próximo, assim como Jesus ensinou. Quantas fizeram e fazem a mesma coisa em tantos lugares onde atuam, se tornando presença significativa na vida de tantas famílias.” Dom Volodemer lembrou que a Ir. Eulalia Kupiska, de saudosa memória, quando ele morava e estudava na escola em Roncador, foi uma das incentivadoras para que seu pai o enviasse ao seminário.

Ao final da celebração, a Madre Provincial Ir. Deonisia ressaltou: “Reunimo-nos para agradecer a Deus pelos 75 anos das Irmãs Servas de Maria Imaculada em União da Vitória, celebrando a Providência Divina que guiou nossa missão. A presença das Irmãs é um reflexo do amor de Deus, e somos gratos a todos que contribuíram para essa história de fé e serviço, incluindo benfeitores, a comunidade ucraniana e as famílias. Agradecemos também aos padres diocesanos pelo zelo pastoral e às irmãs que mantiveram viva a missão da Bem-aventurada Madre Josafata. Pedimos à Santíssima Trindade e à intercessão de Madre Josafata forças para continuar nossa missão, refletindo valores evangélicos e servindo, onde necessário. Com alegria, agradecemos por todas as bênçãos recebidas e por todos que fazem parte dessa história. Que Deus nos abençoe sempre.”

Prosseguindo, a Madre presenteou a comunidade das irmãs de União da Vitória com um belíssimo ícone de Nossa Senhora e uma placa de menção honrosa pelos 75 anos: “As Irmãs Servas de Maria Imaculada conferem à Escola Coração de Maria – Educação Infantil e Ensino Fundamental, em reconhecimento pelos 75 anos de presença e missão em União da Vitória, Paraná. Que Deus abençoe e fortaleça esta obra, concedendo muitos frutos de amor e serviço à comunidade.”

O Pároco Joaquim também enalteceu o trabalho realizado pelas irmãs nestes anos na comunidade e a Comissão Administrativa da Paróquia concedeu um lindo arranjo de flores e uma placa comemorativa que diz: “Às amadas irmãs Servas de Maria Imaculada, nossa mais profunda gratidão pelos 75 anos de trabalho pastoral e amizade em nossa Paróquia. Que as bênçãos de Deus, pela interseção da Imaculada Virgem Maria e de Madre Josafata, cheguem a vós de forma abundante.”

Para encerrar, Ir. Ana Regina Praisner fez um agradecimento aos presentes: “É com grande alegria que nos reunimos para celebrar um marco tão significativo na história da nossa Escola Coração de Maria, seus 75 anos de dedicação à educação e ao serviço pastoral. Gostaria de expressar minha profunda gratidão a todos que se fazem presentes aqui hoje, е de todos que se fizeram presentes ontem na Divina Liturgia de Ação e Graças. Grata por vocês aceitarem o convite de virem comemorar conosco esse momento tão especial. São 75 anos que nós, irmãs Servas de Maria Imaculada, estamos nesta Paróquia e comunidade escolar nos dedicando em fazer a diferença na vida de tantas pessoas que fazem e fizeram parte desta história. Agradecemos a presença do Metropolita Dom Volodemer Koubetch, que prontamente aceitou o nosso convite para celebrar a Divina Liturgia de hoje. Agradecemos à Madre Provincial Ir. Deonisia Diadio por se fazer presente nesta data e às demais irmãs aqui presentes, que vieram partilhar conosco deste momento tão significativo, que é celebrar 75 anos de jornada, sendo que muitas trabalharam aqui e deixaram um pouco de suas vidas, experiências e conquistas. Às irmãs da minha comunidade, Ir. Mena e Ir. Eugenia, por abraçarem comigo o desafio de construirmos uma comunidade fraterna e dedicada a cumprir o legado da Bem-aventurada Josafata de servir onde há maior necessidade. Aos padres com quem hoje trabalhamos, Pe. Joaquim e Pe. Luis Pedro, pois quando juntos trabalhamos em nossas pastorais, vamos dando testemunho de compromisso pela evangelização. Às demais irmãs de outras congregações, que aceitaram o convite de celebrarem conosco estes 75 anos de missão aqui em Porto União e União da Vitória; isto mostra a força que a Igreja tem, na diversidade de carismas. Enfim, a todos vocês, que fazem parte desta comunidade paroquial: além do trabalho que realizamos na Escola Coração de Maria, vocês são a razão de estarmos aqui. Que possamos corresponder às expectativas e caminharmos juntos para construirmos um futuro de esperança, fé e luz. Que este tempo de comemorar não seja só um período, mas um desejo de vivermos sempre em busca das memórias do passado para construir um futuro promissor. Que Deus, em sua infinita bondade, seja sempre nosso guia e protetor. Que venham mais anos de história e conquistas. Muito obrigada”.

Ir. Ana Regina convidou a Madre Provincial para receber flores em agradecimento por sua presença nesta data tão significativa para a comunidade. Com este ritual, foram encerradas as festividades e comemorações.

Este Jubileu é mais do que uma celebração dos 75 anos da Escola Coração de Maria: é uma reafirmação do legado de amor, educação e fé que as irmãs construíram ao longo das décadas. A gratidão se estende a todos que se dedicaram para tornar esse momento tão especial. Que os próximos anos sejam repletos de novas conquistas e realizações!

Ir. Ana Regina Praisner, ISMI