Iwan ordenado diácono em Passo Amarelo

O dia 6 de agosto de 2023, primeiro domingo do mês, Festa da Transfiguração do Senhor, foi um dia muito especial para a recém-criada Paróquia Santíssima Trindade e, principalmente, para a Comunidade de Passo Amarelo que, pela primeira vez, sediou um evento eclesiástico importante: a Ordenação Diaconal do Seminarista Iwan Kerneski. E o contexto eclesial e litúrgico enriqueceu e embelezou ainda mais o evento: Ano Vocacional com o tema e lema “Vocação: graça e missão – corações ardentes, pés a caminho”, agosto – mês vocacional, Dia do Padre. E o tempo também colaborou: dissipado o nevoeiro, num céu bem azul, o sol brilhou o dia todo e a temperatura foi bem agradável.

A estrutura do evento foi muito bem montada pelo Pároco Neomir Doopiat Gasperin, auxiliado pelos Seminaristas e pelas lideranças das Comunidades da Colônia Marcelino e de Passo Amarelo.

Paramentados, às 09:30, os celebrantes e acólitos saíram em procissão do salão de eventos até o hall de entrada da igreja consagrada ao Sagrado Coração de Jesus. Um grupo de cantores locais, comandados pelo Sr. Nilo Baran, acompanhou a procissão e entoou a canção a “Raduicia sertze”.

Na entrada da igreja, a comunidade local recepcionou as autoridades, convidados e fiéis. O Presidente-Executivo Sr. Geovani Baran e sua esposa Eryane Bittencourt Baran acolheram o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch com pão e sal. O casal saudou a todos os presentes e, em especial, o Seminarista Iwan Kerneski, seus pais Mariano e Oksana e seus familiares, desejando a todos que fossem bem-vindos a esta comunidade que os acolheu fraternalmente. Após a canção “Rebalke”, os jovens Luan Mateus Guzik Ferreira e Daniele Cristine Guzik Ferreira entregaram um buquê de flores ao Arcebispo.

Encerrando o momento da recepção, o Pároco Neomir acolheu o Arcebispo e todos os presentes e convidou-os a adentrar o templo para a celebração. Disse o Pe. Neomir: “O dia de hoje está sendo coroado com a apresentação do trabalho de evangelização dos padres eparquiais ou seculares ou ainda padres diocesanos na Metropolia e, principalmente, com a ordenação diaconal do Subdiácono Iwan Kerneski. Nos últimos meses, Iwan se dedicou a esta comunidade, auxiliando na catequese dos adolescentes da Perseverança e do MEJ e conquistou a admiração e o carinho da Comunidade de Passo Amarelo. Por isso, esta comunidade foi escolhida para ser palco deste momento também histórico para a comunidade, haja vista que é a primeira vez que uma celebração desta natureza acontece nesta igreja, que está inacabada. Com a graça de Deus, em breve poderemos estar programando a sua benção e consagração”.

Tendo os celebrantes adentrado a igreja, Sandra Kogute leu as intenções e foi dado início à Divina Liturgia. Muitas pessoas contribuíram para a bela celebração: acólitos e incenso: jovens da Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de São José dos Pinhais, sob a direção de Kairo Chorne; canto litúrgico: Pe. Samoel Hupolo e Seminaristas diocesanos do Seminário Maior São Josafat de Curitiba; organização do espaço e preparação dos objetos necessários para a ordenação: Ir. Maria Gaiocha, SMI e Catequista Silvana Guzik Ferreira; leitura explicativa dos momentos da ordenação: Sr. Laertes Cardozo; ornamentação da igreja: Cris Decorações; cartazes em ucraniano e português: Ir. Maria Gaiocha, SMI e Catequistas de Passo Amarelo; transmissão e fotografias: PASCOM da Paróquia Santíssima Trindade de Colônia Marcelino. A celebração de ordenação foi organizada de forma que todos puderam participar e entender a grandeza deste momento dentro da Igreja Católica Ucraniana e da Metropolia Católica Ucraniana São João Batista.

O Metropolita presidiu a liturgia, tendo a concelebração dos seguintes sacerdotes: Pe. Neomir Doopiat Gasperin – Pároco da Colônia Marcelino; Pe. Domingos Starepravo, OSBM – Diretor espiritual do Seminário Maior de Curitiba; Pe. Sergio Hryniewicz – Pároco de Vera Guarani; Pe. Edson Ternoski – Reitor do Seminário Maior; Pe. Michael Barbusa – Reitor do Seminário Menor São Josafat de Mallet. O Diácono João Basniak exerceu sua função litúrgica.

O evento foi ainda mais enobrecido com a presença das Irmãs Servas de Maria Imaculada, Irmãs Catequistas de Sant’Ana, Irmãs Basilianas, Sr. Jamil Pech – Prefeito Municipal de Paulo Frontin, com os paroquianos da respectiva Paróquia, fiéis da Colônia Marcelino, Curitiba e região.

Dom Volodemer iniciou sua homilia homenageando os padres e o diácono. Fez uma contextualização eclesial, litúrgica e paroquial, destacando o mês vocacional e a espiritualidade da transfiguração, que é um processo contínuo de conversão, purificação, transformação e busca de Deus. Ele disse que todos os batizados, todos os cristãos, são chamados à transfiguração e, sobretudo, os padres. Transfigurado e sempre se transfigurando, o padre irá transfigurar as famílias, a comunidade, a paróquia, a sociedade, o mundo. Mencionando os últimos parágrafos do Catecismo “Cristo nossa Páscoa”, o Metropolita citou a frase do último capítulo do Apocalipse: “Eis que faço novas todas as coisas” (Ap 21,5) e a frase de Jesus: “Coragem! Eu venci o mundo!” (Jo 16,33). Com essas citações, ele animou o ordenando Iwan para que tenha toda a força e coragem no exercício do ministério sacerdotal.

Após a consagração, depois do hino mariano “Dostoino”, iniciou o ritual da Ordenação Diaconal. O Sr. Laertes Cardozo leu as explicações referentes a cada momento de oração e de entrega das vestes, livros e objetos litúrgicos. O Reitor Pe. Edson Ternoski exerceu a função litúrgica de arquidiácono, conduzindo o ordenando Iwan durante o ritual.

Entre os ritos de entrega dos paramentos, livros e objetos litúrgicos ao ordenando Iwan, o principal é o da imposição das mãos. Ajoelhado diante do altar e dos dons consagrados, Iwan colocou a sua cabeça sobre o altar. O Arcebispo cobriu a cabeça do ordenando com o “omoforion”, colocou-lhe suas mãos e proferiu a oração de consagração, invocando o Espírito Santo para que desça sobre o seu servo e o transforme em diácono.

Antes da benção final, o grupo de catequese da comunidade de Passo Amarelo prestou uma homenagem de reconhecimento ao Diácono Iwan. As crianças, adolescentes e mejistas entoaram a canção “Boje diakuiu Tobi” e lhe entregam um presente. Entregando um buquê de orquídeas, o Conselho Administrativo Paroquial da Comunidade paroquial da Colônia Marcelino também reconheceu e agradeceu ao Diácono pelo seu trabalho pastoral com humildade, simplicidade e brincadeiras, mas com respeito, qualidades que “conquistaram a todos”.

Alegre e contente, o Pároco Neomir fez vários agradecimentos. Tomando a palavra, o Diácono Iwan agradeceu a Deus por tê-lo chamado ao ministério, aos pais e familiares pelo apoio e aos formadores pelo acompanhamento. Ele ainda agradeceu a todos que de alguma forma contribuíram em sua caminhada até o presente momento. Proclamando os “Mnohaia lita”, o Arcebispo Metropolita destacou as diversas vocações dentro da Igreja.

Juntamente com o Pároco Neomir, a Comunidade de Passo Amarelo ficou muito elevada e agradecida por ter vivido momentos tão especiais em torno da Ordenação do Diácono Iwan Kerneski. A comunidade ficou mais conhecida e valorizada. “Tudo ocorreu como esperado e foi simplesmente incrível”, afirmaram os organizadores do evento, que foi encerrado com um suculento almoço e uma tarde memorável de boa conversa e retorno a seus lares.

Texto: Marilda Terezinha de Oliveira e Secretariado Metropolitano

Fotos: Thaicia Nogas e Dayane Roik