Itaiópolis em Visita Canônica

Nos dias 17 e 18 de fevereiro de 2018, a Comunidade católica ucraniana Nossa Senhora das Dores de Itaiópolis, Santa Catarina, recebeu a visita oficial de Sua Excelência Dom Volodemer Koubetch, OSBM – Arcebispo Metropolita. Por duas vezes a comunidade perdeu a oportunidade de ser visitada canonicamente: a primeira, ainda como Bispo Eparca, ao fazer a visita na então “administratura” de Mafra, Itaiópolis pertencia para a Paróquia de Iracema; e a segunda, no ano passado, já como Arcebispo Metropolita, visitando as comunidades da Paróquia de Iracema, Itaiópolis fazia parte da Paróquia de Mafra criada em 2010.

Fotos: Catequista Marisa Cristina Kubiak

No sábado, dia 17 de fevereiro de 2018, dando continuidade à Visita Canônica na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Mafra, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer visitou a próspera comunidade Nossa Senhora das Dores no Município de Itaiópolis. Com o Padre Pároco Jaime Fernando Valus, OSBM, o Arcebispo chegou à comunidade por volta das 17h45min, onde já haviam muitas pessoas o aguardando. Dirigindo-se à igreja, o Visitador observou sua iconografia e verificou sua manutenção. Às 18 horas, foi dado início ao Moleben ao Sagrado Coração de Jesus, com a exposição do Santíssimo.

Após a celebração, o Arcebispo dirigiu a palavra ao povo fazendo uma palestra sobre organização eclesial em geral e, mais especificamente, sobre gestão paroquial e pastoral, pois a vida paroquial deve manifestar-se sobretudo através das diversas pastorais e movimentos, o que concretiza e demonstra a vivência cristã prática de cada paroquiano. Ele explanou rapidamente o projeto pastoral geral da Igreja Católica Ucraniana, aplicada e encarnada pela Metropolia e pelas suas Paróquias.

No domingo, dia 18 de fevereiro, às 10 horas da manhã, o Arcebispo Metropolita foi solenemente recepcionado diante da entrada da igreja. Inicialmente, as crianças da catequese, Sofia Laura de Jesus e Tiago Josué Miretski, fizeram-lhe uma saudação declamando um verso em ucraniano; e a pequena Sofia lhe entregou um vaso de flores. Na sequência, todas as crianças cantaram uma canção de saudação em português. Prosseguindo, o Metropolita foi saudado pelo Presidente-Executivo da comissão administrativa o Sr. Davi Bossi e sua esposa a Sra. Maria Dernys Bossi, que proferiu as palavras de saudação e boas-vindas em ucraniano. Em nome da comunidade, também em ucraniano, o Pároco Jaime saudou o Arcebispo, afirmando que é uma grande honra à toda comunidade recebê-lo e saudá-lo neste dia. Pediu que aceitasse o pão e o sal, símbolo do trabalho do povo, e que abençoasse a todos, as casas, as famílias, o trabalho e toda a comunidade. “Que através de suas mãos, de sua bênção, a graça do Senhor desça sobre toda a comunidade para que todos sejam fiéis à verdadeira fé e se tornem luz na família, na comunidade e na Igreja”, rezou o sacerdote.

Adentrando o templo, foram lidas as intenções e deu-se início à Divina Liturgia. A homilia discorreu sobre a identidade católica. O Metropolita explicou como ser cristão, católico, de rito bizantino, e como ser Igreja no mundo de hoje, que procurar apagar as diversas identidades humanas e religiosas, visando a massificação das pessoas, tornando-as passivas e conformistas, sem senso crítico, consumistas vorazes, e reforçar o domínio. Dom Volodemer exortou a comunidade a amar a nossa Igreja ucraniana e a nossa etnia.

Feitas as diversas fotos, pouco depois do meio-dia, foi servido um saboroso almoço de confraternização, preparado por uma equipe terceirizada a fim de que os fiéis da comunidade pudessem participar mais tranquilamente da celebração e ouvir os ensinamentos do Arcebispo Metropolita.

Como hoje é o aniversário do Pároco Jaime, ele foi homenageado pelo Metropolita no final da Divina Liturgia e, especialmente, e pelos paroquianos no final da confraternização.