Irmãs Servas de Maria Imaculada: Uma vida de amor e dedicação

 

 

“Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus meu Salvador…” (Lc. 1,46)

 

Dia 15 de agosto, Solenidade da Assunção de Maria. Dia festivo na Congregação das Irmãs Servas de Maria Imaculada. Celebração do Jubileu de Vida Consagrada de 26 Irmãs. Momento em que as Irmãs dedicaram para agradecer o dom da vida, a vocação e a dedicação, por esses anos de entrega à Igreja e à Congregação. Também neste dia aconteceu o encerramento do Retiro, que teve início no domingo, dia 07 de agosto, sob a direção do Pe. Basílio Koubetch, OSBM.

Às 9.30 hs., na Casa de Oração Josafata Hordachevska, iniciou a recepção das Irmãs Jubilandas. Sob a coordenação da Ir. Deonísia Diadio, foi prestada uma homenagem às Irmãs, que foram adentrando na Capela.

A comemoração aconteceu assim: 75 Anos de Vida Consagrada: Ir. Eutemia Paulena Roik; 60 Anos de Vida Consagrada: Ir. Cecília Tereza Zamulhak, Ir. Felícia Cipriana Kachuba, Ir. Arsenia Meroslava Chudoba, Ir. Justina Julia Leuch, Ir. Catarina Isidora Michalichen, Ir. Bronislava Rosa Pachko, Ir. Amalia Tereza Jurkevicz, Ir. Terentia Terezinha Kutenski, Ir. Quione Alzira Bobko, Ir. Lidia Zawadzki, Ir. Amélia Thereza Kraiczek, Ir. Carolina Teofila Ruda, Ir. Daniela Brasilia Greskiv; 50 Anos de Vida Consagrada: Ir. Rosana Veronica Gaudeda, Ir. Basilina Lozovei, Ir. Donata Elza Poczenek, Ir. Juvenália Madalena Sitko, Ir. Celina Teodosia Sloboda, Ir. Francisca Joana Scibor, Ir. Juliana Brekailo, Ir. Jacinta Lídia Rodrigues da Silva; 25 Anos de Vida Consagrada: Ir. Alice Bartoski, Ir. Elicéia Harmatiuk, Ir. Zenobia Michalichen, Ir. Lurdes Fedacz.

Às 10.00hs., teve início a Divina Liturgia presidida por Dom Volodemer e concelebrada pelos Padres: Basílio Koubetch, OSBM – Chanceler, Metódio Techy, OSBM – Pároco de Ponta Grossa, Josafá Firman – Pároco de União da Vitória.

A suave melodia dos cantos preencheu todo o ambiente. A epístola foi lida pela Ir. Luquia Banach.

A proclamação do Evangelho foi feita pelo Pe. Basilio Koubetch, OSBM. Dom Volodemer em sua homilia, acolhendo primeiramente a todos os presentes, destacou a figura de Maria Santíssima, citando-a como Mestra do Amor. Destacou o momento em que Maria se doou de corpo e alma para o serviço de Deus, quando disse: “Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a Tua Palavra”. Comparou o comprometimento de Maria, a todos aqueles que fazem o mesmo em prol do Reino de Deus. Uma vida inteira doada para o cumprimento da vontade de Deus. Citou São Joaquim e Sant’Ana dizendo que são “ uma fonte constante de inspiração na vida cotidiana, pois, mesmo na velhice jamais deixaram de acreditar nas obras de Deus. E que através da sua fé, deram à luz, àquela que mais tarde seria escolhida para ser a Mãe do Salvado

No momento em que antecede a Santa Comunhão, as Irmãs Jubilandas, renovaram solenemente seus votos religiosos perante o Sacrário. Com muita devoção receberam a Hóstia Consag

Finalizada a Divina Liturgia, a Madre Ir. Rosália Paraschuk, fez um belo discurso, agradecendo a todas pelo empenho, entrega e dedicação com que servem a Congregação. Foi entregue uma flor para cada jubilanda. Dom Volodemer fez a bênção das flores e abençoou a todas. Terminou dando a Benção Apostólica pelo encerramento do Retiro.

O Arcebispo e o padres presentes após fazerem fotos com as irmãs jubilandas e as demais irmãs, se deslocaram até o refeitório para o almoço festivo.

Terminada a solenidade, todos retornaram para suas casas.