Irmãs de São José reunidas em Capítulo

As religiosas da vice província brasileira da Congregação das Irmãs Ucranianas de São José estavam reunidas nos dias 26 e 27 de dezembro de 2017 em São Cristóvão, União da Vitória, para a realização de seu Capítulo ordinário, com o objetivo principal de eleger a cúria provincial, examinar a caminhada dos últimos anos e traçar metas para o futuro.

Dia 26, Festa da Sagrada Família, dia em que a Congregação celebra seu Padroeiro São José, às 17 horas, na capela da escola homônima, foi celebrada a Divina Liturgia presidida pelo Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM. Em sua homilia, ele discorreu sobre a motivação fundacional de a Congregação ser consagrada pelo Fundador Pe. Cirilo Celetski a São José, o que convida seus membros a cultivarem uma devoção especial por este grande santo. Esta devoção se completa, numa consequência teológica e espiritual, com a devoção a Maria Santíssima e a Sagrada Família (cf. Constituições: 1964 – nn. 113-117; 1997 – nn. 76-79; 2016 – n. 80). Essas últimas Constituições, a serem ainda aprovadas, pedem aos membros da Congregação um olhar mais focado e penetrante para o Fundador Pe. Cirilo (n. 81) e para as beatas Irmãs Olímpia Bida e Lourença Heracemiv, mártires do tempo do regime comunista soviético, beatificadas pelo Santo Papa João Paulo II em 2001 (n. 82).

O jantar foi alegre e festivo, pois, além das festividades natalinas, voltadas ao nascimento de Jesus, hoje é o dia do Padroeiro da Congregação – São José, a Sagrada Família.

Às 21 horas, o Metropolita fez uma colocação introdutória, fazendo um comentário sobre o Capítulo I das novas Constituições (2016), que fala sobre a meta e o carisma da Congregação (nn. 1-13). Sendo que a Congregação celebrará em 2018 o Centenário da morte do Fundador, além das festividades agendadas, Dom Volodemer recomendou um estudo mais aprofundado sobre a pessoa do Pe. Cirilo, focalizando principalmente suas virtudes e sua enorme dedicação à Igreja e amor à pátria, a Ucrânia.

Dia 27, Festa de Santo Estêvão, o Protomártir, às 7 horas, as 13 irmãs capitulares, provenientes das três casas de formação – Linha Vitória, Eduardo Chaves e São Cristóvão – fizeram suas orações e, após o café da manhã, sob a direção da Ir. Querleia Veres, ISJ – Superiora Provincial, se reuniram numa das salas do colégio para fazer uma análise da vida congregacional e pastoral dos últimos anos, captando os elementos negativos a serem corrigidos e os positivos a serem reforçados.

Às 10 horas, na igreja Santíssima Trindade, foi celebrada a Divina Liturgia, toda cantada, durante a qual, após os tropários, as Irmãs renovaram seus votos de consagradas. As mais jovens Clara Taraczuk, Simone Prestupa e Marina Litvin renovaram seus votos temporários e as veteranas seus votos perpétuos. O Arcebispo Metropolita focalizou o martírio do Santo do dia e animou as religiosas para o martírio nos tempos modernos: ter a coragem profética de remar contra a corrente do sistema mundial que persegue os cristãos, sobretudo os católicos, e dar testemunho de Cristo com alegria, coragem profética e criatividade (cf. Papa Francisco: Evangelii gaudium, n. 33).

Às 14 horas, foi executada a sessão de eleição, precedida pelas orientações dadas pelo Metropolita, que fez o papel de assistente do Capítulo, lembrando os elementos principais das Constituições referentes aos princípios canônicos da realização de um Capítulo (nn. 209-215), à administração provincial (nn. 304-328) e ao próprio Capítulo provincial (nn. 329-335). Após várias votações, Ir. Querleia Veres foi reeleita Superiora Provincial para um período de três anos; como vice e primeira Conselheira ficou a Ir. Eleutéria Karolus; e como segunda Conselheira, Ir. Lúcia Hulhak. Ir. Márcia Marinhak foi escolhida a Ecônoma e Ir. Marta Marinhak continuará como Secretária.

No próximo Capítulo geral a ser realizado em 2019, em Lviv, Ucrânia, a vice província brasileira passará a ser província. Também serão complementadas e aprovadas as constituições, elaboradas em 2016, com encaminhamento à Congregação para as Igrejas Orientais, que as aprovam definitivamente.

A Metropolia aproveita o momento do Capítulo e deseja à reeleita Superiora Provincial Ir. Querleia, ISJ e seu Conselho muitas bênçãos divinas e sucessos no trabalho administrativo congregacional e também no serviço eclesial-pastoral.