Irmãs de São José homenageiam Fundador

No dia 29 de abril, com início às 10 horas, na igreja ucraniana de Cruz Machado, aconteceu uma solene celebração em memória do Centenário da Morte do Padre Cirilo Celetski, presidida pelo Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch e concelebrada pelo Bispo Eparca Dom Meron e 11 sacerdotes diocesanos e basilianos.

Após a procissão de entrada, Ir. Lucia Hulhak, ISJ fez a introdução à celebração, dirigiu a apresentação dos símbolos, feita pela noviça Mônica Karachouski e pelas três jovens postulantes Franciely Lima Lucavei, Maria Gabriela Lenartovicz e Luzia Warvszawski, e leu a bela história do Padre Cirilo. O motivo da celebração foi, “sobretudo, para louvar e agradecer a Deus por ter enviado o Servo, que tão prontamente aceitou realizar grandes obras espirituais para o Reino de Deus”, disse Ir. Lucia.

Prosseguiu a solene Divina Liturgia pontifical, cantada pelo coral das Irmãs de São José, dirigido pela Ir. Eleutéria Karolus. Vindos de Mallet, o Diácono João Basniak cumpriu suas funções litúrgicas, juntamente com os dois acólitos Tiago Oszust e Eduardo Barbosa Araújo. Os coroinhas locais Marcelo Heidrich e Luis Warvszawski também prestaram sua ajuda.

A festividade foi destacadamente religiosa, ou seja, dos institutos de vida consagrada, porque, além da Congregação anfitriã – as Irmãs de São José – a Ordem Basiliana de São Josafat, as congregações das Irmãs Servas, Basilianas e Catequistas de Sant’Ana, e o Instituto Secular Sagrado Coração de Jesus estavam bem representadas.

Em sua homilia, Dom Volodemer falou brevemente sobre algumas linhas do legado espiritual e pastoral do Pe. Cirilo. Ele destacou, então, quatro ensinamentos do Fundador para os nossos dias atuais: 1) encarnação do Evangelho na realidade eclesial e social; 2) virtudes teologais vividas numa dinâmica eclesial e pastoral; 3) ascética pessoal perseverante; 4) evangelização por todos os meios possíveis. Ele disse que o Padre Celetski se esforçou “em ser angelicamente um mensageiro de Deus, um instrumento eficiente nas mãos de Deus. Ele era disciplinado, esforçado, organizado, trabalhador, consciencioso, responsável, bondoso, discreto, moderado, equilibrado, simples, humilde, sempre disponível para a ação caridosa e sempre perseverante”, enfatizou o Metropolita. E concluiu: “Conhecendo um pouco mais a figura do Padre Cirilo Celetski, precisamos nele nos espelhar a fim de buscar: 1) maior coerência entre a nossa fé cristã e a vida social; 2) vivência mais profunda das virtudes teologais fé-esperança-amor; 3) esforçar-se mais no cultivo pessoal espiritual; 4) e ser mais ardorosos e criativos no trabalho pastoral e na evangelização. Seja o Padre Celetski uma luz e encorajamento nessa caminhada”.

Ao final da celebração litúrgica, Ir. Querléia Veres – Superiora Provincial tomou a palavra para fazer um agradecimento a todos os presentes. Os dois Bispos receberam uma moldura com o retrato do Padre Celetski. Foi rezada a oração pela beatificação do homenageado, com as orações do Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.

O canto a São José “Iocefe ótche” encerrou a edificante solenidade. Feitas as costumeiras fotos, todos os convidados seguiram ao salão para o almoço festivo.

Texto: Ir. Margarete Tabatchuk, ISJ

Fotos – Eletrofilmes:

Paulo Szpuner e Marlene Szpuner

www.facebook.com/eletrofilmes / [email protected]

(42) 99854-7811 – Marlene