Irmãs de São José em Capítulo Provincial

O final de ano de 2020 das Irmãs da Congregação de São José foi bem diferente por causa do clima de pandemia e, principalmente, pela realização do Capítulo provincial, precedido por uma simples celebração dos 50 anos de presença apostólica em Linha Vitória ocorrida no dia 26 de dezembro. O Arcebispo Metropolita Dom Volodemer chegou pela manhã, celebrou no dia 27 e ficou acompanhando as irmãs durante o Capítulo provincial, realizado nos dias 28 e 29 de dezembro.

Dia 26 de dezembro de 2020, por ocasião da Festa do Padroeiro da Congregação – São José, reuniram-se as irmãs em Linha Vitória para a Divina Liturgia. A solenidade foi iniciada às 10 horas com a leitura de um breve histórico da chegada das irmãs à Comunidade São Miguel. Ir. Lucia Hulhak fez a leitura do histórico e falou sobre o significado do Jubileu: “Cinquenta anos de existência pode ser muito ou pouco tempo, dependendo do ângulo em que se observa, dependendo da perspectiva em que se queira apreciar e entender o que foi feito com a visão de novos projetos para o futuro e para o agora. Agora é época de viver o Jubileu de Ouro, da presença das Irmãs aqui na comunidade de Linha Vitória enquanto cristãos, enquanto Congregação Religiosa Católica, e, a partir daí vislumbrar novos horizontes que contemplem não apenas mais cinquenta anos, mas sim, muitos séculos alicerçados na oração, na partilha e na vivência divina. Prezados presentes nesta Divina Liturgia, entoemos ação de graças pelas maravilhas que Deus realizou em nós. ‘O chamado se faz caminho’, prossigamos com fé e confiança, pois aquele que nos chamou, consagrou e enviou é fiel. Com a benção de Deus e de São José – Patrono da nossa Congregação, pela intercessão das Irmãs beatificadas – Irmã Olimpia e Irmã Laurentia, rogamos através das orações por todas as graças recebidas durante esses 50 anos de história, 50 anos de dedicação em prol do Reino”.

A Divina Liturgia foi presidida pelo Metropolita Volodemer e concelebrada pelo Pároco Luiz Pedro Polomanei. Na igreja São Miguel Arcanjo, a Divina Liturgia foi celebrada em ação de graças pelos 50 anos de presença das irmãs em Linha Vitória, com a presença das irmãs e fiéis da comunidade, todos fazendo uso de máscara, álcool em gel e distanciamento, conforme as determinações da vigilância em saúde, pois ainda estamos em tempo de pandemia do vírus da Covid-19. Após os “tropários”, as Irmãs Marina Litvin e Monica Karachouski renovaram os votos temporários para um ano.

Em sua homília, o Metropolita dirigiu uma reflexão descrevendo o ano 2020 como um ano muito difícil em função da pandemia e que muitos eventos tiveram que ser cancelados, assim como, infelizmente, também muitas vidas foram canceladas em todo o mundo. Mas ele também encorajou as religiosas e os fiéis para que tenham fé, esperança e amor, virtudes que não podem de forma alguma ser canceladas para que seja possível continuar a vida. “Precisamos ser prudentes e agir prontamente a exemplo de São José, que protegeu a vida do Menino Jesus para que não fosse cancelada por Herodes. Também nós devemos cuidar da nossa vida nos protegendo e protegendo a vida dos outros”, enfatizou.

Antes da comunhão, as irmãs professas renovaram seus votos perpétuos.

Finalizando a celebração, o Metropolita felicitou e parabenizou as irmãs pelo ano jubilar e encorajou as duas jovens junioristas para a perseverança na vivência santificadora dos votos. Falando em nome da comunidade, o Pároco fez uma homenagem às irmãs, valorizando a importância da presença evangelizadora e formativa dessas religiosas.

Ir. Provincial Querleia Veres fez um agradecimento à comunidade pelo apoio prestado às irmãs e pela constante ajuda e colaboração nos diversos afazeres, tanto pastorais quanto administrativos.

Dia 27, domingo e dia de São Estêvão, às 9 horas, foi celebrada a Divina Liturgia na igreja São Miguel. O Metropolita falou um pouco sobre o exemplo de abertura, dedicação e coragem do Santo, o primeiro mártir da Igreja, ao anunciar o Evangelho do Reino não somente aos judeus, mas a todos os povos, dando um grande impulso na difusão da fé cristã, o que foi continuado bravamente e com muito sucesso pelo grande missionário São Paulo. São Estêvão é exemplo de fidelidade a Cristo e de vida cristã em situação de perseguição.

Dia 28, às 07h30min, o Metropolita celebrou a Divina Liturgia na capela do convento e introduziu os trabalhos capitulares, passando uma mensagem a partir das leituras bíblicas do dia, que falam sobre a fé que conduziu as ações do povo de Israel no Antigo Testamento – fé tão necessária nos tempos atuais de grande provação por causa da pandemia; e o ensinamento de Jesus sobre o esforço para levar uma vida irrepreensível, de autodomínio, e ser o sal que tempera e dá sabor à vida, o sal da fé. Dom Volodemer lembrou o significado do Capítulo, como um momento de aplicar as diretrizes da Igreja, sobretudo o ensinamento do Papa Francisco na missão evangelizadora: uma “Igreja em saída”, que vive em comunhão e sinodalidade, caminhando junto e vivendo em fraternidade. A fraternidade é um elemento a ser grandemente considerado pelo mundo egoísta e individualista de hoje e, sobretudo, nos ambientes eclesiais e nas congregações religiosas.

Às 09h30min, tendo o acompanhamento do Metropolita, que solicitou a assistência do Espírito Santo, as irmãs delegadas do Capítulo se reuniram numa sala do convento para as votações. Estiveram presentes as seguintes membras com profissão perpétua: Ir. Constantina Nair Kossara, Ir. Cristina Eva Jusak, Ir. Eleuteria Mª Gorete Karolus, Ir. Julia Balcota, Ir. Lucia Hulhak, Ir. Margarete Maria Tabaczuk, Ir. Maria Zenobia Smaha, Ir. Marta Anatolia Marinhak, Ir. Metodia Maria Okarenski, Ir. Nadia Varsilia Ditkun, Ir. Querleia Lucia Veres, Ir. Simone Graciela Prestupa e Ir. Sueli Ksenhuk

Dando sequência ao programa, a atual Superiora Provincial Ir. Querleia Lucia Veres e a Secretária Ir. Marta Anatolia Marinhak explicaram de que forma ocorreria a votação, conforme as orientações dadas pela Cúria Geral. Colocando as duas irmãs mais jovens como escrutadoras, Sueli Ksenhuk e Simone Graciela Prestupa, procedeu-se a votação cujo resultado foi repassado à Cúria Geral em Lviv para a aprovação.

Obtendo a resposta afirmativa da Madre Geral Ir. Yelysaveta Bihun e seu Conselho, logo após o almoço, reunidas na sala capitular, às 13h15min, em ligação pelo WhatsApp, as Irmãs receberam o documento de aprovação da nova Cúria Provincial, com palavras de cumprimentos e felicitações da própria Superiora Geral. A nova Cúria Provincial ficou assim composta: Ir. Lucia Hulhak – Superiora Provincial, Ir. Marta Anatolia Marinhak – 1ª Conselheira e Vice Superiora Provincial, Ir. Maria Smaha – 2ª Conselheira, Ir. Sueli Ksenhuk – 3ª Conselheira.

O Metropolita cumprimentou a nova Cúria e lhe desejou sucessos com bênçãos divinas. Todas as participantes do Capítulo se direcionaram para a capela, onde foi recitada uma oração a São José, seguida da bênção concedida pelo Metropolita.

Com o documento de aprovação da Cúria Geral, as eleitas foram imediatamente empossadas, passando a partir desta data a exercer os poderes e responsabilidades determinados pelo estatuto da Congregação. Como primeiro ato curial administrativo, elas escolheram a Secretária e a Tesoureira (“Ekonomka”), cargos que ficaram nas mãos da Ir. Sueli, como Secretária, e Ir. Maria Smaha, como “Ekonomka”.

Dia 29, às 07h30min, foi celebrada a Divina Liturgia com ato principal de encerramento do Capítulo provincial. Lembrando a menção feita ontem pela Superiora Geral, o Metropolita fez uma introdução à Carta apostólica Patris corde – Coração de pai do Papa Francisco por ocasião do 150º da declaração de São José como Padroeiro da Igreja Católica. Feita uma explanação geral do belo documento, Dom Volodemer destacou alguns elementos mais importantes da espiritualidade de São José: as dificuldades da vida forjam saídas jamais imaginadas; acolher as coisas da nossa vida que não entendemos, o que favorece a verdadeira cura interior; sempre confiar na Providência divina; proteger os mais fracos e necessitados. A breve reflexão foi encerrada com uma citação do final do documento: “Em certo sentido, estamos sempre todos na condição de José: sombra do único Pai celeste, que ‘faz com que o sol se levante sobre os bons e os maus, e faz cair sobre os justos e os pecadores’ (Mt 5,45), e sombra que acompanha o Filho”. Dom Volodemer concluiu dizendo que nós precisamos buscar a sombra da Providência divina e ser sombra, ou seja – proteção para os outros. Felicitou a nova Cúria provincial, abençoando-a para três anos de trabalhos, certamente difíceis, para o bem da Província e da Metropolia.

Todos os trabalhos capitulares formais e informais transcorreram com muita tranquilidade, em muito bom humor e num clima de irmandade e confraternização, aliviando as tensões provocadas pelos problemas comuns e pela terrível pandemia. As religiosas tiveram até uma horinha para a troca de presentes das amigas secretas.

A Metropolia parabeniza a nova Cúria Provincial pela eleição e lhe faz votos de uma abençoada administração para o bem da Congregação das Irmãs de São José e da Igreja.

Fotos: Irmãs ISJ – Maria, Sueli, Anatolia

Texto: Secretariado Metropolitano