Irmãs de Sant’Ana realizam Capítulo Geral

Entre os dias 26 a 29 de dezembro de 2025, na Casa de Oração Padre Josafat Emiliano Ananevicz, em Vera Guarani, Município de Paulo Frontin, foi realizado o XVI Capítulo Geral da Congregação das Irmãs de Sant’Ana.

Em número de 20 religiosas, o quadro capitular foi composto pelos membros da Cúria Geral vigente e pelas delegadas eleitas, duas vindas da Ucrânia, duas de Roma e as demais vieram de diversas localidades do Paraná.

Os principais objetivos do Capítulo foram os seguintes: eleição e confirmação da nova Diretoria Geral da Congregação das Irmãs do Catequese de Santa Ana para os próximos quatro anos; aprovação de novas Constituições; uma proposta de trabalho mais unido aos leigos; questões relativas à vocação à vida consagrada, à educação e à formação permanente de suas integrantes para o melhor desenvolvimento da Congregação e o bem da Igreja de Cristo.

Dia 26, sexta-feira à tarde, as Irmãs capitulares se instalaram e, após o jantar, reuniram-se na capela para a Novena ao Espírito Santo. O Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, assessor do Capítulo, presidiu a reza. Após a proclamação do Evangelho, citando Vita consecrata – exortação apostólica escrita pelo Papa João Paulo II sobre a vida consagrada e sua missão na Igreja e no mundo, publicada em 25 de março de 1996, lembrou que o Capítulo é sempre uma oportunidade importante para revisar a identidade e a missão da Congregação. A identidade é a busca de Deus em Jesus Cristo sob a inspiração do Espírito Santo. A missão, compreendida e vivida em duas dimensões, a interna e a externa, deve ser o testemunho de vida fraterna no seio da comunidade e a vida apostólica a serviço da Igreja.

Dia 27, sábado, Festa do protomártir São Estêvão, às 7h, foi celebrada a Divina Liturgia. Em sua homilia, Dom Volodemer falou sobre o modelo de santidade martirial, que perpassa a história da Igreja e constitui o maior número de santos canonizados. Eles deram testemunho (martírio, do grego martireuo) de amor e fidelidade a Cristo, entregando a própria vida. No âmbito da Igreja, os consagrados dão testemunho do seguimento de Cristo como modelo de vida cristã.

Às 9h, reunidas na sala capitular, as religiosas rezaram a Oração do XVI Capítulo e ouviram as palavras introdutórias da Superiora Geral Ir. Edilma Vesolovski, ICSA. Verificado o quórum com a presença de todas as delegadas eleitas, o Metropolita leu o documento de abertura oficial do Capítulo.

Em seguida, a Ir. Arcenia Rudek, ICSA fez a leitura das mensagens das seguintes autoridades: Dom Dionísio Lachovicz – Eparca Emérito na Itália; Dom Meron Mazur – Eparca de Prudentópolis; Pe. Antônio Zubek, OSBM – Superior Provincial da Província Brasileira; Ir. Deonisia Diadio, SMI – Superiora Provincial da Congregação das Irmãs Servas de Maria Imaculada; Ir. Marta Anatólia Marinhak, ISJ – Superiora Provincial da Congregação das Irmãs de São José. As mensagens com votos para o bom andamento e resultados congregacionais, espirituais e pastorais destacaram a realidade atual geral de sérios desafios a serem encarados com sabedoria evangélica, sob as luzes do Espírito Santo.

A Superiora Geral fez um breve relatório com fotos das principais realizações, como construções e reformas prediais. O relatório mais detalhado foi feito anteriormente numa reunião geral com todas as Irmãs antes do Capítulo Geral.

Com pausas para as refeições, descanso e para a reza da Novena ao Espírito Santo, os trabalhos capitulares continuaram durante o dia com a leitura das Constituições da Congregação, que estão sendo atualizadas. Reunidas em Capítulo Geral, as Irmãs fizeram os estudos da Constituição a partir do texto em ucraniano, que teve a revisão do canonista Pe. Viktor Kvasnyj, OSBM. A tradução para o português foi feita pelo Pe. Tarcísio Zaluski, OSBM. Durante as sessões, as Irmãs brasileiras liam os textos em português e as ucranianas em ucraniano, fazendo a apresentação, a revisão com complementações e correções quando necessário, e a adesão por votação aberta. A aprovação será dada posteriormente pelas autoridades eclesiásticas, após as devidas revisões de canonistas e especialistas da língua ucraniana e portuguesa.

Dia 28, domingo, durante a celebração litúrgica, o Assessor Dom Volodemer comentou brevemente os textos proclamados: Gl 1,11-19 e Mt 2,13-23. O Apóstolo São Paulo reconheceu seu pecado em perseguir os cristãos e a grande graça de receber diretamente de Cristo a revelação divina, convertendo-se e transformando-se de um perseguidor a defensor de Cristo e seus seguidores. O texto do Evangelho apresenta São José como o defensor e protetor da Sagrada Família, de sua esposa Maria Santíssima e do Menino Jesus. São José é, portanto, o protetor da vida. “O que nós precisamos fazer para fugir dos Herodes do mundo de hoje? Que estrada precisamos percorrer para chegar ao Egito e proteger Cristo, a nossa fé, a nossa Igreja, a nossa Congregação?”, questionou o Metropolita. “Precisamos defender a vida desde a concepção até o momento derradeiro, e não somente dos nossos membros, mas de todos”, concluiu.

Voltando aos trabalhos, no mesmo programa de ontem, deu-se continuidade aos estudos sobre a atualização das Constituições, que foi concluído no final da tarde. O texto em ucraniano e português passará ainda por uma revisão dos canonistas e linguistas dos dois idiomas.

Dia 29, segunda-feira, na celebração litúrgica, refletiu-se sobre a caridade a partir dos textos de Mateus 22,34-40 sobre o maior mandamento e 1 Coríntios 13 sobre o hino ao amor. Dom Volodemer destacou a centralidade do amor na vida cristã em geral e, especialmente, na identidade e missão da Congregação, o que acarreta um testemunho de maior comunhão e fraternidade diante da comunidade eclesial e da sociedade.

Na primeira sessão da manhã, o Metropolita Volodemer e a Superiora Geral Ir. Edilma colocaram alguns critérios e diretrizes para a eleição da superiora geral e das conselheiras, obedecendo aos ensinamentos do Evangelho e as normas da nova Constituição. Dom Volodemer focalizou a vivência comunitária marcada pelo amor e a coragem na fé e esperança para superar conjuntamente os desafios. Ir. Edilma leu um texto sobre a vocação dos apóstolos e focalizou o chamado de cada uma das coirmãs que, mesmo com suas dificuldades pessoais, estão a serviço do bem comum na Congregação e na Igreja.

Realizadas as votações secretas, a Ir. Edilma Vesolovski, ICSA foi reeleita Superiora Geral. De acordo com a Constituição, ela prestou juramento, colocando sua mão direita sobre o Evangelho e pronunciando a fórmula. Como Primeira Conselheira e Vice Superiora Geral, foi eleita a Ir. Teofania Oribka, ICSA. As demais conselheiras eleitas foram as Irmãs Sandra Buaski, ICSA, Maria Hreciuk, ICSA e Claudia Michalichen, ICSA. Como a Superiora Geral, todas as demais eleitas responderam positivamente ao ser perguntadas se aceitam o cargo e também prestaram juramento.

Após a Novena ao Espírito Santo, celebrada às 14h30, a nova Cúria Geral se reuniu com as Irmãs capitulares para escolher a Ecônoma – Ir. Beatriz Oribka, ICSA e a Secretária – Ir. Teofania Oribka, ICSA. Nessa reunião, as Irmãs fizeram algumas resoluções e deliberaram sobre as questões internas, dando ênfase ao trabalho vocacional com maior proximidade junto às famílias.

Apesar do calor intenso e de ter que encarar algumas questões mais sérias e difíceis, o Capítulo transcorreu num clima de bom humor, alegria, amizade, diálogo e boa convivência. Isso foi celebrado durante o jantar festivo. As Irmãs integrantes da nova Cúria Geral foram homenageadas com votos para uma administração feliz, eficiente e abençoada. Marcando sua nobre presença, o Pe. Sérgio Hryniewicz tomou a palavra e disse que é sacerdote há 48 anos, 46 dos quais sempre trabalhando com as Irmãs da Congregação e, assim, se considera “como um membro dessa grande e bela família”.

A Metropolia parabeniza pela eleição e augura para a nova Cúria Geral das Irmãs Catequistas de Sant’Ana muito sucesso congregacional e eclesial, com as bençãos do alto, por intermédio da Padroeira Sant’Ana.

Texto: Secretariado Metropolitano

Fotos: Ir. Salete Melnik, ICSA