Irmãs de Sant’Ana em retiro e capítulo

As Irmãs Catequistas de Sant’Ana se reuniram em seu convento em Vera Guarani – Casa de Oração Padre Emiliano Josafat Ananevicz – no final do mês de julho em dois eventos coligados: para o retiro anual, finalizado com a Festa da Padroeira da Congregação, e para a realização do Capítulo Ordinário.

Retiro e Festa da Padroeira

Do dia 19 a 24 de julho, 15 religiosas fizeram o retiro espiritual sob a direção do Pe. Marcos Chmilovski, OSBM, vindo de Ivaí, onde auxilia na formação dos noviços, e pela primeira cumpriu a função de pregador de retiros, tendo uma experiência muito positiva. Sábado, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch presidiu a Divina Liturgia na capela do convento e o jovem Pregador Pe. Marcos proclamou o texto do Evangelho de São Lucas sobre Marta e Maria e fez uma breve reflexão, animando as retirantes para a superação do ativismo que, hoje em dia, complica a vida espiritual das religiosas e dos cristãos em geral.

Domingo, dia 25, iniciando às 09:30, com a concelebração do Pároco Sérgio Hryniewicz e do Pregador do retiro Pe. Marcos Chmilovski, OSBM, o Metropolita presidiu a Divina Liturgia na igreja. Celebrando o dia da Padroeira da Congregação – Sant’Ana, Ir. Tarcísia Zakalugem, ICSA fez uma introdução falando sobre a Santa e seu esposo São Joaquim, pais de Nossa Senhora e avôs de Jesus, pessoas de muita fé, santas e tementes a Deus, que ouviu suas perseverantes preces dando-lhes uma descendência em idade avançada. Concluiu a religiosa: “Nós, irmãs catequistas de Sant’Ana, temos como missão principal o ensino da catequese. A nossa Padroeira nos ensina muito, pois foi também catequista de sua filha. Ela também nos ensina a perseverar na oração, sem cansar ou desistir quando surgem obstáculos. E o fruto da oração de Sant’Ana foi a fecundidade, fecundidade essa que gerou a mãe do Salvador! A exemplo de Sant’Ana aprendamos a perseverar na oração, apesar das dificuldades, e que a nossa oração seja fecunda gerando bons frutos na nossa vida de consagradas, na vida cristã e familiar, gerando novas vocações para servir a Cristo e a sua Igreja”.

Após o canto dos “tropários”, as Irmãs renovaram seus votos, como é praxe por ocasião dos retiros espirituais e celebrações da Santa Padroeira.

Em sua homilia, o Metropolita interpretou a simbologia do barco que navega em águas agitadas – caos e poderes do mal (Mt 14,22-34): é a Igreja que navega pelos mares turbulentos da história, sendo conduzida por Cristo, que sempre está presente e socorrendo seus líderes, mesmo que estes nem sempre o identificam. O barco significa também a vida de fé das instituições eclesiais e dos cristãos, que necessitam da presença encorajadora de Cristo. A epístola do dia (1Cor 3,9-17) ajudou a fundamentar teologicamente a reflexão: “Quanto ao fundamento, ninguém pode colocar outro diverso do que foi posto: Jesus Cristo” (v. 11).

No final da celebração, as Irmãs foram homenageadas por Dom Volodemer e Pe. Sérgio pelo dia da Padroeira Sant’Ana. Também foram homenageados os idosos e avôs, pois amanhã é o dia deles. Por ocasião da Festa da Padroeira da Congregação, houve um almoço festivo no convento das Irmãs.

XV Capítulo Ordinário

Dia 26 de julho à tarde, formou-se outro grupo de religiosas, que se reuniram para o XV Capítulo Ordinário da Congregação. O Capítulo aconteceria no início de janeiro, mas devido à pandemia do coronavírus, o Covid-19, foi adiado e agendado para os dias 27 a 29 de julho.

17 Irmãs que trabalham atualmente no Brasil estavam presentes fisicamente e três, duas da Ucrânia e uma da Itália, na medida do possível, participaram online pela plataforma Zoom ou WhatsApp.

Nos três dias capitulares, foi celebrada a Divina Liturgia com leituras previamente escolhidas a fim de focalizar o tema das virtudes cristãs. O assessor Dom Volodemer fez reflexões introdutórias, que eram seguidas das reflexões de duas religiosas antecipadamente indicadas. Nos dois primeiros dias, após o almoço foram rezadas novenas ao Espírito Santo e a São José, e após a janta se fez a adoração ao Santíssimo Sacramento.

Sob a assistência do Arcebispo Metropolita, dia 27 de manhã, com uma oração ao Espirito Santo foi dado início ao Capítulo, cumprindo primeiramente as formalidades canônicas. Para secretárias foram escolhidas as Irmãs Sandra Buaski e Tatiana Makohin. Foram lidas as mensagens das autoridades eclesiásticas enviadas à Congregação, desejando um abençoado e iluminado Capítulo. Seguiram os diversos relatórios, bem detalhados, sobre as atividades das irmãs em seus locais de trabalho: espiritualidade, pastoral, educação, assistência social, administração e finanças.

No dia seguinte, aconteceu a sessão eletiva do Capítulo. Para que a Irmã Rita, estando em Roma, pudesse votar online, a sessão foi antecipada para o período da manhã. As duas Irmãs Delegadas da Ucrânia não votaram por problemas técnicos. Para Superiora Geral, foi eleita na primeira votação a Ir. Edilma Vesolovski. As quatro Conselheiras eleitas são: Cláudia Michalichen, Lourdes Zak, Tatiana Makohin e Maria Hreciuk. Na parte da tarde, as religiosas debateram assuntos diversos, como a atualização dos estatutos, a espiritualidade e missão congregacional, as vocações, a formação, os serviços pastorais, as finanças, a administração.

No terceiro dia, 29, quinta-feira, deu-se continuidade às deliberações do dia anterior e foram traçadas metas de ação, traduzidas, aprovadas e promulgadas na forma de resoluções capitulares, que foram assinadas pelas Irmãs Delegadas do XV Capítulo Geral.

Às 11 horas, foi celebrada a Divina Liturgia pelo Assessor Dom Volodemer. Após a celebração litúrgica, o Metropolita agradeceu ao Conselho Geral anterior pela direção da Congregação, parabenizou a nova Cúria Geral e lhe desejou muito sucesso na nova missão pedindo a todos que cantassem o nosso “Mnohaia lita”. Ir. Tarcísia Zakalugem foi homenageada pelo seu aniversário.

Ao final do almoço festivo do qual também participou o Pároco Sérgio Hryniewicz, a Ir. Tarcísia fez um discurso de agradecimento para a Ir. Aquelina que deixou o cargo de Superiora Geral, mencionando sua responsabilidade, dedicação, postura sábia e paciente, serviço humilde às coirmãs. “O que mais admiramos foi a simplicidade, a escuta e as incansáveis vezes em servir sempre, seja como motorista, no leva e traz as Irmãs doentes para hospitais e consultas, bem como para o descanso. Esquecendo muitas vezes do seu próprio descanso”, disse Ir. Tarcísia, e concluiu: “Parabéns por dar o melhor de si!”

Ir. Sandra Buaski tomou a palavra para homenagear a nova Superiora Geral Ir. Edilma Vesolovski, encorajando-a no cargo que assumiu com as palavras do profeta Isaías: “Por isso não tema, pois estou com você, não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei, eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa” (Is 41,10). Parabenizando-a pela eleição, Ir. Sandra desejou-lhe muito sucesso, com entusiasmo, amor, oração, fidelidade, prontidão, crescimento mútuo e abundantes frutos. “Conte sempre com nosso apoio e cooperação, para juntas vivenciarmos e exercermos o nosso Carisma, visando o bem e o crescimento da nossa Congregação e o bem da Igreja de Cristo. Parabéns! A união faz a força”, concluiu Ir. Sandra.

A Superiora Geral Ir. Edilma agradeceu pela confiança nela depositada, pediu apoio e colaboração e prometeu trabalhar com amor e união e sintonia com todas as irmãs para o bem da Congregação e da Igreja. Pelo fato de ter trabalhado em Roma, tendo que retornar e fazer sua mudança ao Brasil, ela pediu paciência até que tudo seja ajustado.

A Metropolia parabeniza a Ir. Edilma Vesolovski pela eleição ao cargo de Superiora Geral e suas Conselheiras – Irmãs Cláudia, Lourdes, Tatiana e Maria, agradece pelos inúmeros serviços pastorais prestados e deseja uma profícua administração sob as luzes do Espírito Santo.

Secretariado Metropolitano