Irmãs de Sant’Ana celebram Jubileu de Vida Consagrada

FOTOS: Ir. Lucia Salete Melnik, ICSA

 

Dia 25 de julho, Festa de Sant’Ana, foi a data escolhida pela Congregação das Irmãs Catequistas de Sant’Ana para celebrar o Jubileu de Ouro de Vida Consagrada de sua Superiora Geral Ir. Aquelina Pelek e de outras quatro religiosas: Ir. Eufrosina Hurmus, Ir. Liduina Marceniuk e Ir. Atanásia Makohin que também celebram 50 anos de Vida Consagrada, e Ir. Lourdes Zak que celebra seu Jubileu de Prata. A solenidade aconteceu em Vera Guarani.

Focalizando especialmente o Ano da Vida Consagrada, entre os dias 19 e 24 de julho, 16 religiosas da Congregação, incluindo as Irmãs Jubilandas, fizeram o retiro espiritual anual sob a direção do Pe. Antônio Royk Sobrinho, OSBM. Disse o Papa Francisco: “Que o Ano da Vida Consagrada seja ocasião para avaliar o caminho percorrido, sensibilizar os consagrados e questionar sobre novos passos a serviço da Igreja”. Esta frase foi afixada no refeitório da casa de oração.

Sábado, 25, dia da Padroeira da Congregação, aparecendo o sol radiante, na igreja local, com início às 09:30, foi celebrada a Divina Liturgia, presidida pelo Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM. Inicialmente, a Ir. Lucia Grabove, ICSA – Vice Superiora Geral, fez a acolhida das Irmãs Jubilandas e suas correligionárias, seus familiares e todos os presentes à celebração. Prosseguindo, sob as vozes do canto a Sant’Ana, as Jubilandas trouxeram o quadro de Sant’Ana até um pedestal ao lado do altar lateral esquerdo. Seguiu a leitura das biografias jubilares. Após o canto dos “Tropários”, primeiro as Irmãs Jubilandas e depois as demais renovaram seus votos religiosos de pobreza, obediência e castidade.

A homilia do Arcebispo Metropolita, felicitando as Irmãs Aquelina, Eufrosina, Liduina, Atanásia e Lourdes, discorreu sobre o lema do Ano da Vida Consagrada: Evangelho, Profetismo, Esperança, destacando a urgência do profetismo na vida cristã e eclesial da atualidade. Dom Volodemer comentou a frase do Papa Francisco tirada da Carta apostólica para o Ano da Vida Consagrada: “Espero que ‘desperteis o mundo’, porque a nota característica da vida consagrada é a profecia… A radicalidade evangélica não é própria só dos religiosos: é pedida a todos. Mas os religiosos seguem o Senhor de uma maneira especial, de modo profético. Esta é a prioridade que agora se requer. ‘Ser profetas que testemunham como viveu Jesus nesta terra (…). Um religioso não deve jamais renunciar à profecia”.

Os concelebrantes foram: Pe. Antônio Royk Sobrinho, OSBM – pregador do retiro, Pe. Sérgio Hryniewicz – Pároco da Paróquia Ucraniana de Paulo Frontim, Pe. Joaquim Sedorowicz – Pároco da Catedral, Pe. Sérgio Chmil – Pároco de Pato Branco, Pe. Irineu Vaselkoski – Pároco de Mallet, Pe. Sandro Dobkowski – Vigário Paroquial da Catedral, Pe. Levi Godoy – Pároco da Paróquia Latina de Paulo Frontim, Pe. Anderson Spegiorin, SCHR – Pároco da Paróquia de Rio Claro do Sul.

Após a Santa Comunhão, depois do “Nekhai spovniatsia”, Ir. Eufrosina dirigiu uma oração de ação de graças com as colegas Jubilandas. Antes da bênção final, Ir. Lucia Grabove fez uma saudação especial para as Irmãs homenageadas. Ao final, foi entoada a tradicional felicitação “Mnohaia lita”.

Na Casa de Oração Pe. Josafat Ananevitch, com muito louvor a Deus e alegria pela merecida festividade, as religiosas e os convidados tiveram uma animada e farta confraternização em homenagem às cinco Irmãs Jubilandas.

Parabéns Irmãs Aquelina, Eufrosina, Liduina, Atanásia e Lourdes! Obrigado pelo vosso trabalho pastoral na Metropolia! Votos para que celebrem mais jubileus!