Iracema em visita

Entre os dias 26 de junho e 02 de julho de 2017, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM realizou a Visita Canônica na comunidade paroquial de Iracema, situada no Município de Itaiópolis, Estado de Santa Catarina.

Vindo de Curitiba dia 26 à tarde, Dom Volodemer chegou ao convento basiliano de Iracema onde se hospedou.

Dia 27 de junho, terça-feira, de manhã, o Metropolita atendeu uma pessoa em particular e teve uma conversa com o Pe. Francisco Kochmanski, OSBM, que atende Moema, e a Sra. Raquel Zanelatto – Chefe de Divisão do Departamento de Cultura de Itaiópolis. Raquel apresentou um levantamento do IPHAN sobre as condições da antiga igreja de Moema e as restaurações a serem feitas. Disse que o IPHAN não tem recursos para fazer a restauração. Mas o Departamento de Cultura por ela chefiado pode contratar empresas e pessoas especializadas voluntárias que se disponibilizam para fazer os reparos necessários. Para isso ela, sob a orientação do Metropolita, elaborou um ofício, solicitando-lhe apoio para essa iniciativa, que é útil tanto para a comunidade como para o município. O ofício foi protocolado e teve a resposta positiva sob o nº 2017-227.

Durante o dia, além de deixar em dia a correspondência eletrônica, o Arcebispo preparou os arquivos referentes à Visita Canônica em Linha Montaury, Colônia Becker e Iracema e sistematizou as informações que recebeu até o presente momento.

À noite, o Pe. Cinezio Stachiu, OSBM veio falar sobre o projeto do centro catequético em Craveiro.

Dia 28 de junho, quarta-feira, à tarde, às 15 horas, Dom Volodemer visitou comunidade de Linha Montaury – ver matéria à parte.

Dia 29 de junho, Festa de São Pedro e São Paulo, com início às 9 horas, aconteceu a abertura oficial da Visita Canônica na comunidade paroquial de Iracema. Posicionadas em frente à igreja, os catequizandos cantaram uma canção religiosa de saudação. O menino João Mateus Zap declamou um versinho. O Zelador do Apostolado da Oração Sr. Leonides Chupel proferiu um discurso em ucraniano, lembrando as principais datas históricas da Paróquia de Iracema. O Pároco cumprimentou Dom Volodemer como o representante da Igreja, sucessor dos Apóstolos. O casal Miguel e Salete Linecia saudou o Metropolita com pão e sal, conforme a nossa tradição.

Após a Divina Liturgia, na secretaria da Paróquia, o Metropolita teve um encontro com os membros do Conselho Administrativo Paroquial, quando pôde se informar mais sobre a realidade sociocultural e pastoral. No Convento Basiliano Sagrada Família, foi servido um almoço de confraternização com a participação dos Padres Basilianos, Irmãs Servas de Maria Imaculada e membros do CAP.

Das 14h30min às 17h30min, Dom Volodemer esteve visitando a comunidade da Colônia Becker. Ver matéria própria.

À noite, Dom Volodemer teve um encontro fraterno com as Irmãs Servas de Maria Imaculada: Ir. Eugênia Denichevicz, Ir. Júlia Denichevicz, Ir. Rosa Pankio, Ir. Marilene Lefkun.

Dia 30 de junho, sexta-feira, às 08h30min, no convento basiliano, houve uma reunião com os Padres da Paróquia Sagrada Família, contando com a presença do Pároco Antonio Nazarko, Basílio Cembalista, Francisco Kochmanski, Sérgio Saplak e Cenézio Stachiu. Durante a reunião foram tratadas várias questões relacionadas à Paróquia e também à Metropolia.

Após a reunião, o Pe. Basílio Cembalista, OSBM explicou ao Metropolita alguns projetos de melhoria das romarias. Depois, subindo o Monte Claro, ele mostrou e explicou a localização da antiga igreja, campanário e mosteiro que foram dizimados pelo incêndio.

Às 18 horas, foi celebrada a Divina Liturgia destinada aos membros do Apostolado da Oração. Durante a homilia, o Arcebispo Metropolita verificou o funcionamento do grupo e deu algumas orientações para reavivar a atuação do grupo na Paróquia.

Dia 01 de julho, sábado, iniciando às 9 horas, no centro de eventos, houve um encontro com as catequistas, catequizandos e adolescentes do MEJ. Dirigido pela Coordenadora da Catequese Ir. Marilene Lefkun, SMI, o grupo reunido fez uma oração, após a qual o Metropolita lembrou a importância da catequese e fez uma reflexão dialogada sobre o bem e o mal no mundo e a necessidade de mudar a realidade. Depois, sorteou vários pequenos prêmios. A última parte do encontro foi dedicada à verificação do trabalho catequético na paróquia.

À tarde, o Pároco mostrou ao Metropolita o projeto e a organização em andamento do arquivo paroquial.

Às 17 horas, no centro de eventos, os jovens tiveram um momento de diálogo com o Arcebispo Metropolita, que os incentivou a se organizarem e serem paroquianos fiéis e engajados na comunidade.

A Divina Liturgia foi celebrada às 18 horas, com a presença dos pais dos catequizandos, que ouviram uma palestra sobre a qualidade cristã e católica solicitada pelo Papa Francisco: ser uma “Igreja em saída”, missionária, e ser coerente com a fé professada.

Dia 02 de julho, domingo, de manhazinha, o Arcebispo Metropolita verificou os livros documentais da Paróquia.

Às 9 horas, foi celebrada a Divina Liturgia de encerramento da Visita Canônica. Em sua palavra conclusiva, Dom Volodemer discorreu sobre o potencial espiritual e evangelizador do complexo já formado e a ser completado da Via-Sacra. É necessário que todas as instituições e grupos da Paróquia Sagrada Família, desde os catequizandos até os membros do CAP, juntamente com os religiosos e religiosas, se envolvam antes de tudo espiritualmente para que se alcancem os objetivos da nova evangelização.

O Metropolita almoçou com os Padres Basilianos, finalizou a postagem da matéria sobre a Visita Canônica e, após ter descansado, retornou a Curitiba.