Imagem Jubilar na Metropolia

Este ano a Igreja Católica no Brasil celebra o 300º Aniversário do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba. A Padroeira do Brasil é igualmente venerada pelos católicos ucranianos – cidadãos deste País. Por isso, a Metropolia Católica Ucraniana São João Batista decidiu participar ativamente deste evento religioso nacional. Durante um mês, entre 20 de outubro e 20 de novembro, a imagem jubilar de Nossa Senhora Aparecida percorrerá quase todas as sedes paroquiais e algumas comunidades da Metropolia. A peregrinação começou na Paróquia Sant’Ana do Pinheirinho e terminará com a grande Romaria Mariana em Antonio Olinto.

Recepção da Imagem Jubilar em Aparecida

No dia 20 de outubro, durante a Santa Missa iniciada às 9 horas na Basílica-Santuário de Aparecida, a Metropolia recebeu a Imagem Jubilar. Presidiu a celebração o prefeito da Igreja do Santuário Pe. Eduardo Ribeiro, C.Ss.R. “Hoje celebramos o envio da Imagem de Nossa Senhora Aparecida que vai em peregrinação para a Metropolia Católica Ucraniana São João Batista; a arquidiocese ucraniana no Brasil”, disse Pe. Eduardo no início da celebração.

A cerimônia de entrega aconteceu no final da celebração litúrgica e foi muito tocante. O Pe. Eduardo entregou a Imagem da Padroeira do Brasil ao Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM, que estava acompanhado pelo Pe. Mario Ciupa – Pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Corais e Pe. Antonio Nazarko, OSBM – Superior do Convento e Pároco da Paróquia Sagrada Família de Iracema. Além do Arcebispo Metropolita e dos sacerdotes ucranianos, também estiveram presentes sacerdotes de diversas romarias presentes no Santuário neste dia.

Em entrevista ao A12.com, o Arcebispo Metropolita explicou o que motivou a participação da Igreja Católica Ucraniana no Brasil na celebração dos 300 anos: “É muito importante a Metropolia fazer parte dessas celebrações, porque a nossa arquidiocese faz parte da CNBB; participamos de todas as principais celebrações desse organismo, inclusive assembleias. Então, para nós é importante estarmos ligados aos grandes eventos promovidos pela CNBB, e claro, com todo esse belíssimo trabalho realizado com muita competência pelo Santuário Nacional de Aparecida”. O Arcebispo partilhou ainda a devoção do povo ucraniano a Nossa Senhora Aparecida, e particularmente, de sua mãe: “O povo ucraniano é muito devoto de Nossa Senhora, em geral. Minha mãe era uma super devota de Nossa Senhora Aparecida, ouvia a Rádio Aparecida diariamente, e fazia questão de ficar em sintonia com os principais programas”, contou. As Igrejas Orientais, Católicas e Orientais, têm como costume a veneração dos ícones. Dom Volodemer destacou que, no Brasil, os católicos ucranianos acrescentaram a veneração das imagens em suas comunidades; enfatizou a devoção mariana, que é muito forte entre o povo ucraniano: “O fato de decidir vir e receber essa imagem e fazer essa peregrinação durante um mês em nossa Metropolia é para dar destaque a essa devoção, porque o nosso povo é muito devoto; inclusive, nas nossas igrejas, nós que pelo Rito devemos ter mais os ícones, mas em muitas igrejas a gente vê lá a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Então, a gente respeita essa devoção do povo que é bonita, que é importante”, finalizou o Metropolita (Elisangela Cavalheiro: www.a12.com/santuario-nacional/noticias acessado em 22.10.16)

A Imagem Jubilar de Aparecida vai peregrinar nas paróquias da arquidiocese ucraniana durante um mês, e o encerramento será no dia 20 de novembro, junto à celebração final do Ano Santo da Misericórdia e numa ocasião especial para todos os membros da Igreja Católica Ucraniana. “A peregrinação já começa amanhã na paróquia localizada no Pinheirinho, em Curitiba, e encerra nos dias 19 e 20 na Paróquia de Antonio Olinto. No dia 20, nós estaremos criando o nosso Santuário Nossa Senhora dos Corais. Na ocasião, as duas imagens irão se encontrar, vai ser o auge da peregrinação na Metropolia”, afirmou o Arcebispo.

FOTOS: www.a12.com/santuario-nacional/noticias acessado em 22.10.16

Programa da peregrinação

Levando em consideração o trabalho da Comissão Organizadora, constituída pelo Revmo. Pe. Mario Ciupa, Revmo. Pe. Antônio Nazarko OSBM, Ir. Juliana Zamulak, SMI e Catequista Maria Aparecida Pankievicz, CSCJ, a peregrinação da Imagem Jubilar seguirá a dinâmica seguinte:

  1. O Pároco recebe a imagem em sua paróquia (ou comunidade) na data indicada no roteiro abaixo, com adequada cerimônia de acolhida. Sugestões: o Pároco e os fiéis recebem em procissão a imagem na igreja; a forma desta acolhida fica a critério de cada comunidade (com o soar dos sinos da igreja, com hinos marianos, orações, “fanes”, flores, foguetes…). Seja antecipadamente preparado um lugar adequado e bem visível na igreja, onde a imagem será depositada para a veneração.
  2. Celebração da Divina Liturgia e do Akatisto à Santíssima Mãe de Deus.
  3. O Pároco é responsável por levar a imagem até a próxima paróquia (comunidade) indicada no roteiro abaixo. A hora exata de trazer a imagem no dia marcado seja organizada entre os respectivos Párocos.

Cronograma da visita da Imagem Jubilar nas paróquias e comunidades:

21/10/2016 – Curitiba-Pinheirinho, Paróquia Sant’Ana                             – às 19:30

22/10/2016 – Curitiba-Rua M. Afonso, Paróquia N.S. Auxiliadora             – às 19:30

23/10/2016 – Curitiba-Água Verde, Catedral São João Batista                  – às 10:00 – Domingo

24/10/2016 – Curitiba-Bairro Alto, Igreja S. José Operário                        – às 19:30

25/10/2016 – Curitiba-Boqueirão, Igreja S. Josafat                                    – às 19:30

26/10/2016 – Ponta Grossa, Paróquia Transfiguração de Nosso Senhor    – às 19:30

27/10/2016 – Reserva, Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro       – às 19:30

28/10/2016 – Dorizon, Paróquia São José                                                   – às 19:30

29/10/2016 – Rio Azul, Igreja Santa Terezinha                                          – às 19:30

30/10/2016 – Mallet, Paróquia Sagrado Coração de Jesus                         – às 19:30 – Domingo

03/11/2016 – Vera Guarani, Paróquia Natividade de Nossa Senhora         – às 19:30

04/11/2016 – Paulo Frontin, Igreja São João Batista                                  – às 19:30

05/11/2016 – São Cristóvão (U.V.), Paróquia Santíssima Trindade          – às 19:30

06/11/2016 – União da Vitória, Paróquia São Basílio Magno                    – às 10:00 – Domingo

07/11/2016 – Cruz Machado, Paróquia Exaltação da Santa Cruz               – às 19:30

09/11/2016 – General Carneiro, Igreja São Miguel Arcanjo                      – às 19:30

10/11/2016 – Mafra, Paróquia N.S. do Perpétuo Socorro                           – às 19:30

13/11/2016 – Iracema, Paróquia Sagrada Família                                       – às 19:30 – Domingo

15/11/2016 – Craveiro, Ascensão de Nosso Senhor                                    – às 19:30

17/11/2016 – Canoinhas, Paróquia Menino Jesus                                       – às 19:30

19/11/2016 – Antônio Olinto, Paróquia Nossa Senhora dos Corais    – às 19:30.

Criação do Santuário Nossa Senhora os Corais

Encerrando a peregrinação da Imagem Jubilar de Nossa Senhora Aparecida, domingo, dia 20 de novembro de 2016, teremos um evento histórico na Metropolia Católica Ucraniana São João Batista em Antonio Olinto.

O ícone milagroso de Nossa Senhora dos Corais é símbolo da religiosidade e cultura dos imigrantes ucranianos e seus descendentes. Como fruto da grande veneração ao ícone – coroada com milagres e muitas graças em benefício do povo devoto e batalhador, a igreja paroquial de Antonio Olinto será proclamada Santuário Nossa Senhora dos Corais. Assim, teremos o primeiro santuário mariano da Igreja Católica Ucraniana no Brasil.

Todos são cordialmente convidados para vir em romaria e participar da solenidade religiosa e da grande festa.

Ó Imaculada Virgem Maria – Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, seja muito bem-vinda em todas as nossas comunidades!