Dia 31 de agosto de 2025 foi uma data especial para a pequena e histórica comunidade de Xavier da Silva, pertencente à Paróquia Sagrada Família de Iracema, Município de Itaiópolis-SC. Foi um domingo muito bonito e alegre, com sol entre nuvens e temperatura agradável. Toda a Paróquia e, de modo particular, a comunidade local celebrou os 130 anos de fundação da comunidade e da construção da igreja – a primeira igreja católica da imigração ucraniana. A Metropolia não dispõe de registros históricos documentais, mas é a informação que se tem sobre esta pequena comunidade e minúscula igreja, cuja capacidade é para comportar apenas 35 pessoas. Justamente, por ser muito pequena, a Divina Liturgia foi celebrada na entrada da igreja.
Não foram marcadas celebrações para este 12º domingo de Pentecostes nas capelas a fim de destacar os 130 anos da construção da igreja consagrada à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na Colônia Xavier da Silva e para que um maior número de paroquianos de todas as comunidades pudesse participar.
Pouco depois das 9h, deu-se início a uma carreata a partir da Paróquia de Iracema até Xavier da Silva, percorrendo quase 8 quilômetros. À frente, numa camioneta, estava sendo levado o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Padroeira da comunidade.
Pelas 9h30, o ícone foi solenemente recepcionado em frente à igreja pelo Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, pelo Pároco Pe. Émerson Sérgio Spack, OSBM, pelo Superior do Mosteiro Pe. Sérgio Baran Ivankio, OSBM e pelo Vigário Paroquial Pe. Antônio Lachovicz, OSBM, que atende pastoralmente a comunidade. O Arcebispo recebeu o ícone com muita reverência e com ele abençoou os presentes, logo levando-o para o interior da igreja e colocando na frente do altar.
Como programado, a Divina Liturgia começou às 10h, após a leitura das intenções e das palavras de boas-vindas ao Metropolita e a todos feitas pelo Pároco. A cantoria ficou por conta dos cantores da Paróquia de Iracema.
Durante a celebração, o ícone da Padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, num sistema de revezamento, era segurado ao pé da escada por voluntários, que manifestaram fé e confiança no amor da Mãe de Deus e da Igreja. Este gesto deu um brilho especial à solenidade.
Em sua homilia, Dom Volodemer fez uma menção especial ao aniversário histórico da comunidade e, especialmente, da igreja. Ele falou sobre o significado litúrgico e pastoral do mês de agosto. Destacou a beleza do ano litúrgico bizantino, que começa no dia 1 de setembro, e que termina e começa celebrando uma festividade de Nossa Senhora. Comentando a narrativa do moço rico (Mt 19,16-26), ele lembrou que Maria é um instrumento da bondade de Deus – Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que ajudou e socorreu a comunidade por tantos anos. Como o jovem que busca o bem, algo mais para a sua vida e a salvação eterna, os seguidores de Cristo devem sempre buscar o bem, o bem do Reino de Deus, o bem da Igreja, e estar mais disponíveis na sua realização.
Ao final da Divina Liturgia, entonando os “Mnohaia lita”, o Arcebispo Metropolita mencionou, parabenizou e agradeceu à família do Sr. Clementee Zakalujnei, que doou o terreno para a construção da histórica igreja e, junto com outros líderes da comunidade e famílias de bem, cuidou dela zelosamente, assim que ela se manteve em ótimo estado de conservação até os dias atuais.
Dom Volodemer reconheceu o esforço da comunidade em manter a pequena e muito simples igreja de madeira, mas que é uma verdadeira relíquia, tendo um significado histórico, cultural e religioso enorme não somente para a própria comunidade, mas também para a Paróquia de Iracema e de toda a Metropolia Católica Ucraniana São João Batista. Ele desejou à comunidade, à Paróquia e à Metropolia a permanente proteção e socorro de Nossa Senhora.
No mesmo tom se pronunciou o Pároco Émerson, destacando o significado da preservação de uma igreja que fez longa história e fazendo efusivos agradecimentos aos que serviram a comunidade no passado e a servem no presente. Tomando a Palavra, o Vigário Paroquial Pe. Antônio também expressou gratidão a todos, colocando-os sob a proteção de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Após a celebração litúrgica, os convidados foram recepcionados com um suculento churrasco no centro de eventos e durante o dia continuaram as diversões e festividades populares!
Secretariado Metropolitano