A comunidade católica ucraniana participa do XVII CEN – Belém /PA

 

 

Entre os dias 15 a 21 de agosto de 2016, foi promovido na Arquidiocese de Belém, o XVII Congresso Eucarístico Nacional, cujo tema é: “Eles o reconheceram no partir do Pão”.

O Congresso Eucarístico quer ser a convergência de todas as pessoas que professam a fé católica na realidade da Santíssima Eucaristia, e desejam dar um testemunho público de sua fé na presença real do Senhor Jesus.

No dia 18 de agosto, às 11 hs, na Paróquia Santíssima Trindade, no bairro Campina, em Belém, aconteceu a celebração da Divina Liturgia, presidida pelo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM, concelebrada pelos padres: Basílio Koubetch, OSBM, Pe. Joaquim Sedorovicz, Pe. Josafat Roiko, Pe. Mário Ciupa e Arcênio Krefer que prestou as funções diaconais. Também foi concelebrada por sacerdotes do rito latino que estavam participando do Congresso. Os acólitos foram os seminaristas: Juliano Cesar Rumoviski e Michael Barbusa. O seminarista Thiago Paulo Protexe auxiliou com os serviços de sacristia. Para abrilhantar, a Divina Liturgia foi cantada pelo Coral da Catedral São João Batista de Curitiba, sob a regência do maestro Sr. Leonardo Davibida.

O evento foi registrado pela Fundação Nazaré de Comunicação, pertencente a Arquidiocese de Belém.

Inicialmente, o Cônego Antônio Beltrão, vigário da Paróquia Santíssima Trindade, fez uma breve acolhida a todos os presentes, de modo especial a comunidade ucraniana que ali se encontrava. Disse que, grande era a alegria, de poder conhecer este rito e suas simbologias. Que a riqueza contida na Liturgia era de imensurável valor espiritual e que as celebrações orientais acresciam cada vez mais a unidade entre diversos ritos presentes no Brasil.

Assim, respeitando à programação, às 11 hs., em procissão, seguiram os padres concelebrantes e Dom Volodemer até a entrada da igreja para o início da Solene Divina Liturgia Pontifical. A igreja, grande em seu tamanho, estava tomada de fiéis que celebravam juntamente com toda a comunidade ucraniana este momento de fé.

O coral, alternando os belos cânticos e melodias, preencheu harmoniosamente o espaço religioso.

O seminarista Samuel Hupalo, fez a leitura da epístola. A proclamação do evangelho foi feita pelo diácono Pe. Arcênio Krefer, OSBM.

Ao término da leitura, Dom Volodemer fez a homilia. Iniciou cumprimentando os sacerdotes presentes, autoridades civis e todo o povo de Deus participante da Divina Liturgia e do Congresso Eucarístico. Nela, o Arcebispo enfatizou o Sacramento da Eucaristia – fonte e ápice da vida cristã, apresentando o fundamento teológico oriental cristão da Eucaristia. Disse que nossa celebração se dá pela obra conjunta da Santíssima Trindade por meio da Santa Igreja. Citou vários Santos Padres Orientais – São Basílio, São Cirilo de Alexandria, Santo Irineu, Santo Atanásio – destacando o conceito de cada um sobre Eucaristia e Trindade.

Ressaltou que a Eucaristia – memória e atualização do mistério pascal – é celebrada na Divina Liturgia. É o remédio da imortalidade. A Eucaristia celebrada na Divina Liturgia faz compreender e praticar o “ama o teu próximo como a ti mesmo”, eleva as intenções particulares, a oração pela humanidade, pela paz, pela Igreja, pela unção e salvação de todos. É a visão comunitária da Eucaristia. Ninguém se salva sozinho. O homem não mais está sozinho diante de Deus e compreende que todos se salvam em comunidade, que se vai para o céu em união, solidariedade e amor com todos os outros irmãos e irmãs em Cristo.

A Divina Liturgia prosseguiu normalmente, acompanhada por muitos fiéis que manifestavam sua fé e devoção à Eucaristia.

No final, Dom Volodemer agradeceu por poder fazer parte deste grande evento realizado pela Igreja no Brasil, e por poder levar a liturgia e a cultura ucraniana ao conhecimento de outros povos.

Foram tiradas algumas fotos com as pessoas presentes e todos retornaram para suas casas.