Igreja Católica Ucraniana celebrou o Sínodo da esperança

O Sínodo dos Bispos da Igreja Greco-Católica Ucraniana (IGCU) deste ano foi realizado em Roma, de 3 a 13 de setembro de 2023. O local do Sínodo foi escolhido devido ao fato de a guerra travada pelo agressor russo estar em curso na Ucrânia e também levando em conta a celebração do 400º aniversário do martírio do santo hierarca Josafat, cujas relíquias repousam na Basílica de São Pedro. Além disso, os bispos da IGCU quiseram testemunhar a sua solidariedade com o sucessor do Apóstolo Pedro – o Papa, expressar a sua gratidão à Igreja Católica pelo apoio dado à IGCU e ao povo ucraniano, bem como informar o Santo Padre e os seus colaboradores sobre as atuais dores e sofrimentos da sociedade ucraniana.

O Sínodo dos Bispos de 2023 começou oficialmente em 3 de setembro na Basílica Santa Sofia com a Divina Liturgia, presidida por Sua Beatitude Sviatoslav e concelebrada por 44 bispos da IGCU de diferentes países do mundo e muitos sacerdotes. O Primaz da IGCU denominou a assembleia sinodal deste ano de “Sínodo da esperança”, sublinhando que nela participaram um número recorde de jovens bispos em vários sentidos. Graças às novas nomeações, o número de bispos da nossa Igreja chegou a 55, e mais tarde, após a consagração do bispo nomeado Mykhailo Kwiatkovskyi, designado para a eparquia de New Westminster, haverá 56.

No final da Divina Liturgia, Dom Claudio Gugerotti – Prefeito do Dicastério para as Igrejas Orientais, dirigiu-se aos participantes do Sínodo e a todos os presentes na igreja, que no final do seu discurso rezou: “Senhor, trave a mão do agressor! Trave a mão de Caim, que tinha ciúmes de seu irmão, porque seu sacrifício foi aceito por Ti!” O Arcebispo Gugerotti também foi convidado para participar de uma das sessões de trabalho do Sínodo, discutindo com os bispos da IGCU uma série de questões importantes do serviço eclesial e da relação entre a IGCU e a Santa Sé.

No mesmo dia, ao entardecer, os membros do Sínodo fizeram uma oração, invocando a luz e o acompanhamento do Espírito Santo para as reuniões sinodais e, segundo o costume, prestaram juramento de observar o segredo.

Durante os primeiros dias de trabalho, os bispos ouviram o relatório programático do Pai e Chefe da IGCU, no qual ele colocou à discussão dos padres sinodais vários temas importantes e atuais sobre a vida e o serviço da Igreja nas condições da agressão bélica russa contra a Ucrânia.

Os bispos dedicaram considerável atenção e muito tempo à reflexão sobre o tema principal do Sínodo deste ano: “Acompanhamento pastoral das vítimas da guerra”. A sua preparação foi coordenada pelo bispo Arkady Trokhanovsky, que proferiu a palestra principal – “Cura de feridas”. Seguiram as colocações dos demais expositores, que falaram sobre os seguintes temas para a consideração dos padres sinodais: Prof.ª Oksana Mikheyeva – “Migração forçada interna e externa de residentes da Ucrânia no contexto da invasão russa em grande escala”; Dom Bohdan Dzyurakh – “Refugiados ucranianos nos países da Europa Ocidental: situação atual, necessidades e expectativas, resposta da Igreja”; Pe. Mykola Motruk – “Comunicação da IGCU em condições de guerra”; Dra. Lídia Zablotska-Zhytka – “Assistência psicológica aos refugiados: necessidades atuais e possibilidade de assistência na Igreja”. A conclusão da consideração do tema principal se transformou em importantes decisões sinodais e uma mensagem pós-sinodal, com a qual os bispos se dirigiram aos fiéis da IGCU e a todas as pessoas de boa vontade na Ucrânia e no mundo.

Entre outros temas tratados pelos padres sinodais estão os seguintes: a edição do missal das Liturgias de São João Crisóstomo e de São Basílio Magno e o atualizado Місяцеслов da IGCU; Caminho sinodal e IGCU; o estado do processo de beatificação do grande Metropolita Andrei; serviço social da IGCU durante a guerra em nível de dioceses, paróquias e através da rede de centros de caridade “Cáritas”. O Ecônomo da IGCU relatou o estado das finanças e as atividades da Fundação “Mudra Sprava”. O chefe do Departamento Canônico, Dom Evgeny Popovych, juntamente com seus colegas, apresentou para a consideração dos padres sinodais 10 novos capítulos do futuro Código dos Cânones da IGCU.

Além do que foi exposto, o Sínodo ouviu o Relatório do Conselho Pastoral da Cúria IGCU, os resumos dos relatórios das comissões e departamentos de nível arcebispal-maior do ano passado e os relatórios sobre as atividades de vários fundos da Igreja em geral, que têm a tarefa de prestar o serviço missionário, social e pastoral da IGCU.

Os dias de trabalho sinodal foram entrelaçados pelas celebrações litúrgicas e a Divina Liturgia diária, durante as quais o Pe. Robert Lyseiko – Protoarquimandrita da Ordem Basiliana de São Josafat proferiu homilias, refletindo sobre o tema central do Sínodo. Este presbítero dirigiu um dia de renovação espiritual para os bispos. Na quinta-feira, 7 de setembro, durante o jantar fraterno, os padres sinodais felicitaram os aniversariantes deste ano e, no sábado, 9 de setembro, sob a presidência do Primaz da IGCU, rezaram pelo descanso eterno dos seus irmãos no ministério episcopal.

As reuniões sinodais deste ano contaram com a presença de dignitários da Cúria Romana e da Conferência Episcopal Italiana. Além do já mencionado Arcebispo Claudio Gugerotti, o Cardeal Kurt Koch – chefe do Dicastério para a Unidade dos Cristãos, que já havia descrito publicamente a ideologia do “mundo russo” como herética, falou aos bispos da IGCU sobre o estado atual do diálogo ecumênico. Ele enfatizou que a guerra na Ucrânia revelou uma profunda crise no diálogo ecumênico, causada pelo papel e posição dos representantes oficiais do patriarcado de Moscou na agressão russa contra a Ucrânia.

Por isso, o Secretário de Estado da Santa Sé – Cardeal Pietro Parolin mencionou a história milenar das relações entre Kiev e Roma, que não foram interrompidas mesmo após o cisma de 1054, e apreciou muito o fato de a Igreja Greco-Católica Ucraniana considerar a ligação com o sucessor do apóstolo Pedro uma “dimensão constitutiva” da própria existência. O Cardeal Parolin destacou o cuidado pastoral da IGCU sobre os soldados ucranianos: “Vocês os apoiaram espiritualmente com suas orações e ensinaram que, ao mesmo tempo em que protegem a soberania e a liberdade de seu território nacional, os ucranianos também devem guardar seus corações para não sucumbirem ao ódio de que podem facilmente tornar-se vítimas diante de tantas atrocidades”.

O Cardeal Matteo Zuppi – chefe da Conferência Episcopal Italiana tornou-se o representante e porta-voz do episcopado italiano perante os padres sinodais. Ele enfatizou o valor do testemunho das mulheres ucranianas na Itália, que deram um exemplo de profunda piedade e de amor sincero e misericordioso, citando um exemplo concreto: “Dois dos meus sacerdotes, em cuja paróquia trabalham mulheres ucranianas, confessaram-me que, sob a influência destas mulheres ucranianas, eles próprios começaram a rezar mais”. O Cardeal Dzuppi enfatizou que a paz na Ucrânia deve ser “não apenas justa e duradoura, mas também uma paz que garanta a segurança”. Sendo o enviado especial do Papa na questão de encontrar caminhos para a paz, falou sobre os encontros e iniciativas até agora e respondeu às perguntas dos bispos presentes.

Um momento especial no programa do Sínodo deste ano foi a audiência dos bispos da IGCU com o Papa Francisco, na quarta-feira, 6 de setembro. O encontro, que durou quase duas horas, tornou-se um espaço de comunicação sincera sobre as dores e decepções, esperanças e expectativas do povo ucraniano. Por sugestão de Sua Beatitude Sviatoslav, o evento começou com uma oração pelo povo ucraniano sofredor. A seguir, os presentes partilharam com o Santo Padre os seus pensamentos sobre as consequências genocidas do imperialismo russo e as ideologias destrutivas associadas, como a “mundo russo”. Também falaram ao Papa sobre o ministério pastoral nas terras maternais e em outros países durante a guerra. O Chefe Universal da Igreja ouviu atentamente as histórias dos bispos, fazendo alguns comentários e esclarecimentos sobre temas particularmente ressonantes e importantes. Respondendo ao depoimento de um dos oradores sobre os crimes de guerra da Rússia, recentemente descritos pelo termo “racismo”, o Santo Padre sublinhou o papel destrutivo das ideologias que instrumentalizam a cultura e os sentimentos religiosos dos povos: “… A verdadeira dor é quando o patrimônio cultural de uma nação sofre uma ‘destilação’ e é sujeito à manipulação por parte de certas autoridades estatais, em consequência de que se transforma numa ideologia que destrói e mata. É uma grande tragédia, quando tal ideologia irrompe na Igreja e substitui o Evangelho de Cristo”.

Aceitando como presente simbólico do Sínodo dos Bispos da UGCC os objetos sagrados pessoais dos padres redentoristas presos Ivan Levytskyi e Bohdan Geleta, o Papa Francisco assegurou aos bispos novos esforços para a sua libertação, bem como para o resgate de todos os capturados e forçadamente deportados ucranianos, principalmente as crianças. O Santo Padre aceitou favoravelmente a proposta dos padres sinodais em dedicar o mês de outubro a orações especiais pela paz na Ucrânia e, no mesmo dia, durante a audiência geral, apelou seus ouvintes a confiarem a “Ucrânia torturada” à intercessão materna da Santíssima Mãe de Deus.

No domingo, 10 de setembro, na basílica papal São Pedro, o Padre e Chefe da IGCU presidiu a Divina Liturgia por ocasião do 400º aniversário do martírio de São Josafat, Arcebispo de Polotsk. Membros do Sínodo dos Bispos, convidados e numerosos clérigos da Itália, da Ucrânia e de outros países da Europa e do mundo concelebraram com o Primaz da nossa Igreja. O Cardeal Leonardo Sandri, Prefeito emérito da Congregação para as Igrejas Orientais (atualmente Dicastério), foi o convidado de honra e concelebrante, que no seu discurso garantiu aos presentes o apoio total ao povo ucraniano. Sua Beatitude Sviatoslav, ao proferir seu sermão, enfatizou o valor da unidade da Igreja Ucraniana com a Sé Apostólica Romana e expressou a sua gratidão ao Santo Padre Francisco, às Conferências Episcopais, à comunidade internacional e a todas as pessoas de boa vontade pela solidariedade com a Ucrânia, por ter acolhido milhões de refugiados ucranianos, pelo apoio integral ao nosso povo, que evitou que a crise humanitária causada pela agressão militar russa se transformasse numa catástrofe humanitária. “Vamos dizer a verdade e agradecer ao Santo Padre e a todo o episcopado católico do mundo pelo fato de a Ucrânia não ficar sozinha hoje, pelo fato de podermos dizer aqui, desde o túmulo de São Pedro até Roma, a Ucrânia e o mundo: a Ucrânia está de pé! A Ucrânia está lutando! A Ucrânia está rezando!” – exortou o Chefe e Pai da IGCU.

Sua Beatitude Sviatoslav dirigiu-se também aos ucranianos presentes na Divina Liturgia, em particular aos refugiados e aos emigrantes forçados, com um apelo a se prepararem para regressar à sua terra natal: “Olho para vós e choro, porque a vossa Ucrânia chora por vós! Mas sei que Deus nos ama e um dia todos voltaremos para casa. Com o poder do amor à nossa Pátria e ao nosso povo amado, venceremos… Ivan Franko disse: ‘É hora de vivermos para a Ucrânia!’ A consciência humana e cristã nos chama a isso”.

No final das reuniões sinodais, os bispos da IGCU determinaram a data do próximo Sínodo dos Bispos e manifestaram a esperança de que as circunstâncias permitam que este seja realizado na Ucrânia, livre do agressor. O Sínodo dos Bispos da IGCU deste ano terminou com uma oração de agradecimento à Mãe de Deus e sob a sua proteção materna colocaram a Igreja e o povo ucraniano.

Secretariado do Sínodo dos Bispos da IGCU

Tradução: Secretariado Metropolitano / a partir do Google /