Iconóstase em Rio das Antas

Dia 30 de dezembro de 2020, com início às 10 horas, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch teve a satisfação de fazer a bênção da iconóstase da capela das Irmãs Servas de Maria Imaculada em Rio das Antas. O convento recém-reformado passou por adaptações para servir também como uma casa de retiros. A Superiora é a Ir. Uliane Brecailo e as suas três coirmãs são: Cecília Zamulak, Albina Martenichen e Elizabet Regina Paulicz.

Ir. Cecília fez uma introdução à celebração, primeiramente relatando os nomes das pessoas que contribuíram para a finalização dessa obra de arte e de espiritualidade: a iniciativa da Superiora Geral Ir. Sofia Lebedovicz, o investimento da Cúria Provincial da Província brasileira, o projeto do Sr. Roman Yablonskiy, a escritura dos ícones do Sr. Volodemer Sviderskiy, ambos da Ucrânia, o trabalho de entalhe do Sr. Sérgio Jaskiw de União da Vitória, que estava presente com sua Esposa Lindair. A intenção principal da Divina Liturgia foi por essas pessoas e também pelas lembradas mais adiante.

Prosseguindo a introdução, Ir. Cecília explicou o significado da iconóstase e dos ícones em geral. Falando em ucraniano, ela disse: “A iconóstase representa o Reino dos Céus, ainda não disponível para nós. Este é o lugar e o estado de espírito pelos quais devemos nos esforçar. Esta iconóstase, embora pequena e ainda não completa, é como um canto do céu. Contemplando seus ícones, entramos em outro mundo, mudamos espiritualmente e também nos tornamos um ícone para os outros, porque o Reino de Deus está dentro de nós, diz Jesus. A iconóstase aqui construída não é apenas um ornamento de nossas igrejas e capelas, uma obra de arte maravilhosa, um elemento da cultura espiritual de nosso povo, mas, acima de tudo, nos lembra a verdadeira presença de pessoas espirituais entre nós – Jesus, a Virgem, os anjos e santos representados em ícones. Ao orar, devemos olhar para os ícones como se fossem pessoas vivas que nos ouvem, falam conosco, nos ajudam e choram sinceramente por nossas necessidades”.

Finalizando sua fala, Ir. Cecília saudou o Metropolita, o Pároco Luiz Pedro Polomanei, a Superiora Provincial Ir. Rosalia Parastchuk, a Ir. Marilda Kozar e a Ir. Verônica Koubetch, que vieram de Curitiba.

Com a concelebração do Pároco Polomanei, o Metropolita procedeu a bênção da iconóstase e dos ícones, seguindo o ritual celebrado durante a bênção da iconóstase da capela da Cúria Geral em Roma, em texto providenciado pela Ir. Rosalia.

Seguiu a Divina Liturgia. Em sua homilia, Dom Volodemer falou brevemente sobre o significado da iconóstase e comentou os textos bíblicos da Liturgia de hoje, que ajudam a realizar a santificação, que começa com a contemplação dos ícones. Ele enfatizou que, mesmo que a capela e a cerimônia é algo particular da Congregação, é necessário publicá-la para que outras comunidades de religiosas e também comunidades eclesiais sejam incentivadas a construírem iconóstases em suas capelas e igrejas. Porque isso faz parte da nossa cultura, da arquitetura interna das igrejas e da Liturgia e conduz a uma espiritualidade contemplativa.

Ao final, o Metropolita parabenizou a Congregação pela obra valiosa e elogiou a iniciativa, dizendo que a bênção da iconóstase está sendo o coroamento da atual gestão provincial, pois no início do novo ano haverá eleição da nova Cúria.

Foi servido o almoço de confraternização após o qual a Superiora do convento Ir. Uliane fez um pronunciamento, agradecendo a todos que colaboraram na confecção da iconóstase e na preparação do evento.

Secretariado Metropolitano