Iconóstase da igreja do Boqueirão

Mais uma grande conquista para a comunidade ucraniana São Josafat, do bairro Boqueirão, na cidade de Curitiba. No dia 29 de outubro, festa de Cristo Rei, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM, antes da solene pontifical Divina Liturgia, fez a bênção do iconóstase, que fora recentemente instalado na igreja. A celebração deu início às 10 horas, na entrada da igreja, com a recepção ao Metropolita, com pão e sal, pela Presidente-Executiva Sra. Laressa Cristina Gaudeda Marceniuk e seu esposo Sr. Vlademir Marceniuk. O Pe. Edson também fez a acolhida fraterna ao Arcebispo Metropolita.

Em seguida, adentrou-se a igreja. Antes da bênção do iconóstase, a Sra. Julia Regina Bordun Bertoldi, uma das principais líderes da comunidade, fez a leitura de um breve relato histórico no qual citou as conquistas e que hoje a comunidade celebra seus 40 anos de fundação. Em seu discurso, Julia ainda enfatizou que, diante de tantas graças e dificuldades que a comunidade já vivenciou, hoje, com espírito de alegria, celebra a bênção do iconóstase. Julia também expressou a importância e o significado do iconóstase dentro das igrejas do rito bizantino e, de maneira especial, agora, para a comunidade do Boqueirão. Lembrou de pessoas importantes que os ajudaram durante esses 40 anos: Dom Efraim Basílio Krevey, OSBM, as catequistas do Instituto Sagrado Coração de Jesus, as irmãs da Ordem de São Basílio Magno, presentes atualmente na comunidade e os padres que por aqui passaram.

Ao término do discurso, o Metropolita, com o auxílio do Diácono Romeu Smach, realizou a bênção do iconóstase.

Após a bênção, deu-se início à Divina Liturgia, celebrada por Dom Volodemer e concelebrada pelo Pe. Edson Ternoski, que atende a comunidade, e pelo Diácono Romeu, sendo cantada pela própria comunidade. Os Seminaristas do Seminário Maior São Josafat serviram como acólitos e auxiliaram em outros serviços litúrgicos, como o canto e a preparação do incenso. Na homilia, o Metropolita falou sobre a instituição da Festa de Cristo Rei pelo Papa Pio XI em 1925, celebrada neste domingo, e sobre seu significado para a vida cristã no mundo de hoje, ligando a festividade à abertura do Ano do Laicato pela CNBB. Também, na oportunidade, ele falou do significado do iconóstase e da catequese que estas imagens exercem dentro das Igrejas do Rito Bizantino.

Ao fim da Liturgia, o Pe. Edson proferiu algumas palavras de agradecimento a Dom Volodemer, pela sua presença e agradeceu também a toda a comunidade pela ajuda prestada desde o início.

Em seguida, o Metropolita, o Padre e o Diácono dirigiram-se para a porta de entrada, onde, na parede do lado direito, foi abençoada a placa comemorativa alusiva aos 40 anos de fundação da comunidade. Nesta placa constam todos os sobrenomes das famílias que por ali passaram.

Após a bênção todos foram convidados a dirigirem-se ao salão para o almoço festivo.

FOTOS E REPORTAGEM DO SEMINARISTA

Thiago Paulo Protexe