Homenagem à Catequista Janete Vasco

A Comunidade da igreja Santa Terezinha, Rio Azul-PR, perdeu sua querida catequista no dia 22 de maio de 2021. Ela faleceu devido a complicações da Covid-19, na assim chamada “segunda onda”, que sobrecarregou o sistema de saúde e atingiu grande número de pessoas na cidade.

Janete Vasco nasceu no dia 27 de agosto de 1971, na cidade de Rio Azul-PR, primeira filha de Tadeu e Bernadete Vasco, tendo mais dois irmãos: Jaciel e Célia. Foi batizada dois dias depois, em 29 de agosto, pelo Padre Severo Preima, na igreja Santa Terezinha, e recebeu a primeira vez a Eucaristia das mãos do Padre Josafat Gaudeda, na antiga igreja de Serra Azul, que atualmente está localizada próximo à rodovia transbrasiliana. Foram suas catequistas a Irmã Inês Dobrovolski e a Irmã Nadia Chmik, ICSA. Viveu toda a sua vida no município de Rio Azul, desde os estudos primários até completar o Magistério.

Nos anos de 1989 a 1992 realizou o curso de formação de catequistas em Prudentópolis-PR, começando já naqueles anos a dar catequese na Comunidade de Rio Azul, e permaneceu auxiliando e coordenando a catequese até terminarem seus dias. Grande educadora, desde a formação no Magistério, em 1988, deu aulas na rede municipal, totalizando 32 anos de serviços educacionais. Por último, era professora na Escola Getúlio Vargas, em Rio Azul-PR. De 1989 até 1995 também participou do grupo folclórico ucraniano Dunai.

Trabalhadora incansável, muito ativa e sempre disposta a ajudar, dedicava-se com zelo à Comunidade da igreja Santa Terezinha, onde ajudava em diversas tarefas: cozinhava nas festas, anotava intenções e auxiliava quando preciso nas celebrações, além de atuar como secretária, desenvolvendo um papel fundamental na organização dos vários pedidos de casamento, batizado, documentos e demais necessidades. Muito querida, seu falecimento causou enorme tristeza em todos que a conheciam, recebendo homenagens também da Secretaria da Educação de Rio Azul-PR e colegas professoras.

Quando contraiu a Covid-19, não teve inicialmente graves sintomas; mas, a partir do dia 19, a situação começou a se agravar rapidamente, vindo a falecer aos 49 anos, no sábado, 22 de maio, véspera da celebração litúrgica de Pentecostes. Devido à Covid-19, não foi realizada a celebração da Divina Liturgia no dia do falecimento, mas o Pe. Clayton Katerenhuk celebrou, por volta da 16h30min, a Панахида e os rituais de sepultamento. No dia 29 de maio de 2021, sete dias após, foi celebrada a Divina Liturgia apenas para a família e pessoas mais próximas.

A comunidade da igreja de Santa Terezinha perdeu uma querida e importante colaboradora para esta terrível doença, que tem assolado o mundo já há mais de um ano. Encomendamos a Deus a alma de nossa querida Janete, rezando para que Deus a acolha na eternidade e manifestamos nossas sinceras e profundas condolências a toda a família.

Вічна їй пам’ять! Eterna é a sua memória!

Pe. Clayton Katerenhuk