História basiliana revivida em Iracema

Dando continuidade às festividades jubilares dos 400 anos de fundação da Ordem Basiliana de São Josafat e dos 120 anos de presença apostólica no Brasil, nos dias 05 e 06 de agosto de 2017, a Província brasileira São José e a Paróquia Sagrada Família de Iracema organizaram mais um belo evento celebrativo, convidando as lideranças religiosas da Metropolia e representantes das 13 comunidades que fazem parte da Paróquia.

Sábado, dia 05 de agosto, no período da tarde, o Pe. Basílio Cembalista, OSBM, jornalista e historiador, orientou os trabalhos de aterramento de um cruzeiro em madeira no local onde se encontrava parte do antigo cruzeiro da igreja que foi destruída pelo incêndio há 62 anos atrás. Com início às 18 horas, foi celebrada a Divina Liturgia em português, presidida pelo Superior Provincial Pe. Antônio Royk Sobrinho, OSBM.  O Pe. Tarcísio Zaluski, OSBM – redator do Jornal Pracia e da Revista Missionário proferiu a homilia. O pregador missionário narrou em ricos detalhes a vida de São Josafat Kuntsevicz e destacou sua elevada missão na Igreja em buscar a união e por ela entregar sua própria vida, ideal que deve se encarnar em seus seguidores, integrados na Ordem Basiliana de São Josafat. Sob a direção do estudante de Teologia Ir. Marcos Chmilouski, OSBM, os Seminaristas Basilianos de Curitiba e os Noviços de Ivaí se encarregaram do canto, muito bem executado.

Domingo, com início às 7 horas, foram celebradas as Matinas na igreja matriz.

Iniciando às 09h30min, os Padres Basilianos e a Comunidade local prestaram homenagem aos dois Bispos presentes: Dom Volodemer Koubetch, OSBM – Arcebispo Metropolita e Dom Petró Staciuk – Eparca na Austrália e Presidente da Comissão Patriarcal de Catequese da UGCC. Uma catequizanda saudou o Metropolita com pão e sal.

Falando em ucraniano, o Pe. Basílio Cembalista, OSBM fez um apanhado histórico sobre a Paróquia Sagrada Família em Iracema, destacando principalmente os momentos dramáticos do incêndio que dizimou a igreja e o convento basiliano no dia 01 de maio de 1955. Porém, dois grandes símbolos ficaram preservados: a imagem de Nossa Senhora de Lourdes e de Santa Bernadete foram transferidas para a gruta cerca de quatro horas antes da tragédia. A gruta foi consagrada como havia sido programado. Os Padres e Irmãos Basilianos e os paroquianos sentiram profundamente a proteção da Mãe de Deus. “Esta tragédia serviu de marco divisório da história de Iracema. Deixou para trás um rico, mas dolorido passado, um vazio no presente e um futuro incerto. Contudo, superado o impacto, a tristeza e o abalo, a comunidade de Iracema não se desesperou: com a bênção de Deus e sob a proteção da Mãe de Deus começou a construir material e espiritualmente uma nova Iracema”, relatou o Pe. Cembalista, que preparou uma bonita brochura com muitas fotos sobre a história de Iracema e no futuro publicará a história completa.

O Sr. Leonides Chupel, zelador do Apostolado da Oração, anunciou a solenidade em português e introduziu a entrega de placas comemorativas: uma ao Superior Provincial Pe. Antônio Royk Sobrinho, OSBM e outra ao Pároco e Superior do Convento Basiliano em Iracema Pe. Antônio Nazarko, OSBM.

Somente os celebrantes adentraram a igreja, onde oficiou-se a bênção da moldura do ícone da Sagrada Família, que se encontra atrás do altar. Prosseguindo, formou-se a procissão com as imagens dos padroeiros de todas as comunidades pertencentes à Paróquia e outros símbolos religiosos, iniciando em torno da igreja, da direita para a esquerda, seguindo pelo caminho da Via-Sacra e finalizando no Monte Claro.

Chegando ao monte, foi abençoado o cruzeiro onde antigamente se localizava a cruz das Santas Missões. Quando todos se acomodaram, foi dado início à Divina Liturgia, presidida pelo Arcebispo Metropolita e concelebrada pelo Bispo Eparca da Austrália e pelos seguintes sacerdotes: Pe. Tarás Barstchevski – Professor de Teologia na Ucrânia e na Croácia, Pe. Antônio Royk Sobrinho, OSBM – Superior Provincial, Pe. Teodoro Haliski, OSBM – Vigário Geral e Judicial da Eparquia de Prudentópolis, Pe. Paulo Serbai, OSBM – Chanceler da Eparquia, Pe. Tarcísio Zaluski, OSBM – Redator do Jornal Pracia e da Revista Missionário, Pe. Teófilo Michalichen, OSBM – Diretor do Colégio São José em Prudentópolis, Pe. Domingos Starepravo, OSBM – Mestre de Noviços em Ivaí, Pe. Jovino Ferens, OSBM – Vigário Paroquial de Guarapuava, Pe. Soter Schiller, OSBM – Professor na FASBAM – Faculdade São Basílio Magno em Curitiba, Pe. Jaime Fernando Valus, OSBM – Pároco em Mafra, Pe. Sérgio Iwantchuk, OSBM – Vigário Paroquial em Mafra, Pe. Melécio Kraiczyi, OSBM – Vigário Paroquial em Ponta Grossa, Pe. Antônio Nazarko, OSBM – Pároco e Superior do Convento em Iracema, Pe. Basílio Cembalista, OSBM – Vigário Paroquial em Iracema, Pe. Francisco Kochmanski, OSBM – Vigário Paroquial em Iracema, Pe. Cenézio Stachiu, OSBM – Vigário Paroquial em Iracema, Pe. Sérgio Saplak, OSBM – Vigário Paroquial em Iracema. Vindo da comunidade de Boqueirão, Curitiba, muito prontamente, o Diácono Romeu Smach cumpriu sua diaconia litúrgica. O Chanceler da Metropolia Pe. Basilio Koubetch, OSBM auxiliou na procissão e na Divina Liturgia Solene Pontifical como mestre de cerimônia. Dois Noviços de Ivaí serviram como acólitos. O mesmo coral que cantou ontem à noite abrilhantou a celebração.

Em sua homilia, o Metropolita homenageou as autoridades presentes e a Ordem Basiliana pelo seu Jubileu. Como reflexão, apresentou seis grandes ensinamentos de São Basílio Magno para os tempos atuais: 1º – amar a Bíblia, fonte principal da doutrina, da teologia, da fé, da Igreja, da vida consagrada e da vida cristã em geral; 2º – defender a verdadeira fé, a ortodoxia, dizemos hoje – a fé católica, com coragem e persistência; 3º – a vida consagrada, religioso-monástica, deve ser estruturada dentro da Igreja e para a Igreja; 4º – a vida consagrada deve ter uma função social; 5º – ser profetas e contestadores dentro de uma sociedade imoral, injusta e corrupta; 6º – a renovação da Igreja e da vida cristã deve começar pelo seu interior, pelo seu espírito, e, mais precisamente, pela vida consagrada, que resgata a vida evangélica original dos primeiros cristãos, ou seja, da primeira comunidade de Jerusalém, como é narrada pelos Atos dos Apóstolos.

Ao final da Divina Liturgia, foi dada a palavra a Dom Petró, que lembrou as principais contribuições da Ordem à nossa Igreja, como, por exemplo, a fundação da Congregação das Irmãs Servas de Maria Imaculada e o Instituto Secular das Catequistas do Sagrado Coração de Jesus, as Santas Missões, as editoras e escolas. O Superior Provincial fez uso do microfone para animar seus correligionários a continuarem com fé, esperança e amor a missão basiliana de serviço à Igreja, incentivando também novas vocações. Ele aproveitou o ensejo para fazer vários agradecimentos.

Os convidados confraternizaram-se no centro de eventos. Durante a confraternização foram apresentados breves históricos das comunidades da Paróquia Sagrada Família de Iracema, iniciando pela comunidade da igreja matriz.

Agradecimentos e reconhecimentos à Paróquia Basiliana Sagrada Família de Iracema pela história de superação e pelo significado que tem na dinâmica pastoral e espiritual da Igreja Católica Ucraniana no Brasil!