Grupo Poltava lança CD

Folclore do leste europeu é tema de produção cultural curitibana

Comemorando 27 anos de independência da Ucrânia,

grupo folclórico lança CD de músicas populares

Há 27 anos, a Ucrânia tornou-se independente. Os séculos de conflitos que abalaram o país deixaram duras marcas na memória do povo, incluindo os imigrantes que se refugiaram no Brasil no final do século XIX.

Com o objetivo de homenagear a história e a luta desses antepassados, o Grupo Folclórico Ucraniano Poltava produziu um CD de canções populares ucranianas. Mais de 320 pessoas acompanharam o lançamento da obra, que ocorreu num evento no dia 24 de agosto, em comemoração ao aniversário de Independência da Ucrânia. Ocorrido no Canal da Música, em Curitiba (PR), o espetáculo teve apresentações de canto, música e dança.

Cinquenta e sete integrantes do Coral e da Orquestra do Grupo Poltava participaram da concepção do CD (Українські народні пісні), após dois anos de intensos ensaios e gravações. “Conquistamos nosso objetivo com muita determinação, já que todos são voluntários. E não precisa ser descendente para fazer parte desse ambiente: qualquer pessoa pode entrar para a nossa família e conhecer a cultura ucraniana”, comenta a presidente da instituição, Simone Gondro.

Regente do projeto, o maestro Igor Kovaliuk criou os arranjos orquestrais com base nas partituras vocais de diferentes compositores e arranjadores ucranianos. “Encontramos registros de músicos que fizeram história no grupo, como Pedro Kutchma, por exemplo. Recuperá-los é preservar a história trazida por nossos antepassados”, acredita Kovaliuk.

Canto e música

A Orquestra Poltava possui instrumentos de sopro (clarinete, flauta, saxofone, trombone, trompa, trompetes e tuba), percussão (bateria), tecla (acordeom) e cordas (contrabaixo, viola, violinos e violoncelo) – com destaque à bandura e ao tsymbaly, instrumentos típicos ucranianos que deram charme e vivacidade às composições, retomando o teor folclórico e tradicional das canções.

As canções requisitaram preparo especial dos coralistas. Além das aulas de técnica vocal, ministradas por Mariana Dec, foram necessárias oficinas para articulação e pronúncia corretas das palavras em ucraniano. “Muitos de nós crescemos ouvindo ‘ucraíno’ em casa, mas a versão dialetal, trazida por nossos avós é alterada com as influências do português. Conhecer o significado e a estrutura das palavras nos permite conhecer o idioma em si. É enriquecedor”, explica a diretora do departamento, Ilda Sydorak Popadiuk.

As expressões culturais são a melhor maneira dos povos manterem suas tradições e contarem sua história. “A Ucrânia ainda passa por momentos de fragilidade política. Com este projeto, estamos escrevendo nossa história e nos posicionando contra a intolerância e a xenofobia. No grupo folclórico, todos somos irmãos por um mesmo propósito: o amor à etnia”, afirma Simone.

O Grupo Folclórico Ucraniano Poltava

Criado em 1981, o Grupo Folclórico Ucraniano Poltava promove atividades socioeducativas e culturais em suas dependências, no bairro Água Verde, em Curitiba. Com o objetivo de difundir a cultura e receber a todos os interessados em seus departamentos de artesanato, canto, dança e música, são mais de 320 componentes ativos envolvidos em ações de aprendizado e preservação das tradições ucranianas.

 Bruna Remes – Assessoria de Imprensa

Palavras do Arcebispo Metropolita Dom Volodemer:

A Metropolia Católica Ucraniana São João Batista sente-se muito recompensada em presenciar o lançamento de um CD de canções populares ucranianas – Українські народні пісні – pela orquestra e coral do Grupo Folclórico Ucraniano Poltava, tendo a alegria e a honra em poder lhe oferecer, ainda que com certas deficiências, o apoio logístico-estrutural e também moral. As canções populares e algumas religiosas foram executadas e gravadas em alto nível técnico, tanto nos arranjos como na execução vocal e interpretativa, num trabalho muito competente dirigido pelo jovem Maestro na pessoa de Igor Yulian Kovaliuk. O belíssimo trabalho é tanto mais valioso quando se percebe que é realizado por uma maioria de integrantes voluntários, cultivando essa arte musical num contexto cultural que não aprecia muito e não sabe apreciar a música coralista, ou seja, aquela praticada por um coral, no nosso caso, um coral misto, com duas vozes femininas e duas masculinas, tendo ainda algumas composições para solistas. Obrigado e parabéns ao jovem Maestro, à Direção do Grupo Folclórico Poltava e a todos que não mediram esforços para chegar a esse nível de perfeição e com essa significativa conquista, que enriquece enormemente a cultura ucraniana no Brasil! Deus abençoe a todos!