Grande evento cultural ucraniano em Papanduva

Sábado, 04 de março de 2017, a cidade de Papanduva, Estado de Santa Catarina, sediou o I Encontro Catarinense da Cultura Ucraniana. O grandioso encontro foi organizado por Lécia Labas que, com grande empenho, organizou e trouxe o evento para Papanduva.

Aproximadamente 200 pessoas se reuniram no centro de eventos da comunidade católica ucraniana das 9 horas até a tarde. O almoço foi servido no salão local. Os participantes puderam ver vários estandes culturais com a apresentação, distribuição e também venda de livros, bordados, pêssankas, ícones, artigos religiosos. Ouviram palestras sobre a cultura ucraniana no Brasil e tiveram a oportunidade de expor suas ideias, sugestões e críticas.

Os descendentes de ucranianos no Brasil acreditam profundamente que, mesmo vivendo em outro país, os costumes, as tradições e a religiosidade não morreram dentro deles. E essa herança preciosa, deixada pelos bisavós, avós e pais se mantém graças ao esforço dos ucranianos, bem como pela receptividade do povo brasileiro que, pela sua miscigenação de raças, compõe a sua própria identidade.

De acordo com Lécia Labas, em entrevista concedida ao jornal A Semana, no final do ano passado, a RCBU Representação Central Ucraniano-Brasileira entrou em contato com ela, propondo a realização de um de seus encontros regionais em Santa Catarina. Surgiu ai o projeto de realizar o I Encontro Catarinense de Cultura Ucraniana em Papanduva. Vale ressaltar que, no município de Papanduva, está localizado uma das maiores comunidades de ucranianos do Estado de Santa Catarina.

O evento foi marcado pela presença de importantes autoridades, sendo elas: Sr. Vitório Sorotiuk que, em sua exposição, destacou a presença dos ucranianos no Brasil: suas atividades, organizações religiosas e culturais; os ucranianos no mundo a função e a preservação da cultura; carteira de ucraniano do exterior (estudar na Ucrânia) e o papel da representação central. Esteve presente o Sr. Sérgio Maciura que, em sua fala, sublinhou os 25 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Ucrânia, bem como o papel da situação ucraniano-brasileira na situação atual da Ucrânia. A parte religiosa foi muito significativa, destaque para a presença de Dom Volodemer Koubetch – Arcebispo Metropolita para os ucranianos católicos do Brasil que, em suas palavras, enfatizou a relação entre fé e cultura. De acordo com o Arcebispo, as duas não se separam. Nas palavras de Dom Volodemer “quem as separa, fé e cultura, tem uma visão manca”. Neste sentido, segundo o Arcebispo, é necessário formar uma visão holística; ou seja, uma visão integral que não separe a religiosidade da cultura.

Por fim, após o almoço, foi concedido aos participantes do encontro, o uso da palavra. Estes se manifestaram sobre a preservação da cultura em sua cidade ou em sua comunidade. Apresentaram propostas e críticas, de modo que fosse acentuado o incentivo para aumentar as atividades culturais e o intercâmbio com as demais organizações.

O evento foi muito esperado por toda a comunidade ucraniana do Estado de Santa Catarina e também por aqueles que admiram esta riqueza cultural. A organização do encontro contou com a ajuda de apoiadores e voluntários que não medirão esforços para que este dia fosse marcante!

Diácono Juliano Cezar Rumoviski