Governo do Paraná solidário com a Ucrânia

A convite do Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná – Deputado Ademar Luiz Traiano, do 1º Secretário – Deputado Luiz Claudio Romanelli e do 2º Secretário – Deputado Gilson de Souza, transcorreu na segunda-feira, dia 07 de março de 2022, às 14h30min, nas dependências da Assembleia Legislativa do Paraná, uma sessão especial de solidariedade e apoio incondicional à Ucrânia e ao Povo Ucraniano.

O objetivo deste evento foi o de mostrar o respeito e apoio da Assembleia à Ucrânia. Simultaneamente, foi hasteada a bandeira da Ucrânia em frente à sede do Poder Legislativo, juntamente com as bandeiras do Brasil e do Paraná. É importante destacarmos que, desde o dia 1º de março a Assembleia Legislativa do Paraná está iluminada com as cores da bandeira da Ucrânia, com o propósito de o Poder Legislativo homenagear a resistência do povo ucraniano, que sofre com os ataques militares realizados pela Rússia, iniciados na última semana de fevereiro.

Para esta Sessão Especial foram convidadas as seguintes autoridades: Vitório Sorotiuk – Presidente da Representação Central Ucraniana Brasileira; Mariano Czaikowski – Cônsul Honorário da Ucrânia em Curitiba; Vitor Hugo Burko – Presidente do Movimento Humanitas Brasil-Ucrânia, que realiza uma campanha humanitária para as vítimas do conflito; Sergio Maciura – Presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Inovação Brasil-Ucrânia; Dom Volodemer Koubetch – Arcebispo Metropolita da Metropolia Católica Ucraniana da São João Batista; Dom Jeremias Ferens – Arcebispa da Igreja Ortodoxa Ucraniana na América Latina; Carlos Henze Junior – Presidente do Clube Poltava; Claudio Rocha – Presidente da Sociedade dos Amigos da Cultura Ucraniana – TPUK; Solange Melnik Oresten – Diretoria do Grupo Folclórico Barvinok e o ex-deputado Felipe Lucas.

Dando início à sessão, o Deputado Ademar Luiz Traiano – Presidente da Assembleia Legislativa efetuou a abertura oficial. Em seu discurso, ele saudou as autoridades presentes e discorreu enfaticamente que o Parlamento do Estado do Paraná foi o pioneiro a efetuar uma sessão que demonstra o apoio a Ucrânia e ao seu povo. Disse que o evento é, antes de mais nada, uma homenagem ao povo que vive no mencionado Estado e ao povo que sofre com o conflito na Ucrânia. Simultaneamente, realizou a apresentação dos dados geográficos e características do solo ucraniano riquíssimo em produção agrícola, metais e minerais, dados que podem ser um dos motivos pelos quais Putin tenha decidido entrar em conflito com a nação ucraniana. Ou seja, motivos que levam o Presidente russo a querer reintegrar a Ucrânia ao seu território, voltando a reconstituir o território conhecido como “Kzarista ou Tzarista”. Após seu discurso, convidou a todos para ficarem em pé para ouvirem o Hino da Ucrânia e do Brasil, ambos orquestrados pela Orquestra da Polícia Militar.

Em seguida, foi a vez do Deputado Luiz Claudio Romanelli – Primeiro Secretário a discursar, efetuando a saudação das autoridades presentes; após, realizou a leitura do manifesto dos deputados em favor da Ucrânia, demonstrando solidariedade. No decorrer do seu discurso, afirmou que a invasão do exército russo ataca o princípio de harmonia da humanidade e que, antes dos conflitos, o diálogo deve ser a solução dos mesmos. Ao discorrer sobre o Estado do Paraná destacou que o mesmo é terra de toda gente, fazendo referência às pessoas de diversas nações que imigraram para cá e que quem imigrou para as terras paranaenses veio em busca da prosperidade; e com o povo ucraniano não foi diferente. Um povo que aqui chegou e contribuiu com o crescimento e diversidade do Estado do Paraná. Por isso, afirma o Primeiro Secretário, que a invasão é um processo que causa vergonha. Finalizando sua fala, demonstrou apoio total a Ucrânia e aos ucranianos que vivem aqui em terras paranaenses.

Em uma fala fora do protocolo, o Deputado Paulo Roberto da Costa, mais conhecido como Galo, manifestou solidariedade às mulheres ucranianas e disse repudiar o que falou o companheiro de partido, o Deputado Arthur do Val, sobre as mulheres ucranianas.

Após o discurso do Deputado Galo, a palavra foi dirigida ao senhor Vitório Sorotiuk – Presidente da Representação Central Ucraniana Brasileira, o qual falou sobre a necessidade de ter força para estar no momento discursando e se solidarizando com o povo ucraniano e seus descendentes. Logo após, agradeceu aos deputados que assinaram o manifesto em favor da Ucrânia; especialmente, agradeceu aos deputados Ademar Luiz Traiano e Luiz Claudio Romanelli pela iniciativa de homenagear e prestar solidariedade ao povo ucraniano. Continuando, efetuou um discurso de repúdio ao Presidente russo, Vladimir Putin, sobre invasão ao território ucraniano. Além disso, falou sobre a história do povo da Ucrânia e da Rússia, discorrendo sobre semelhanças e diferenças. Falou que o surgimento da Ucrânia independente aconteceu já nas primeiras décadas do século XX. Finalizando sua fala, descreveu brevemente a criação do Movimento Humanitas, inaugurado na semana que passou. Enfim, manifestou seu orgulho em ser descendente de ucraniano afirmando que, diante da situação de conflito e de resistência da Ucrânia diante do segundo maior exército do mundo, sente-se cada vez mais ucraniano e que, vendo a ajuda e manifestações do povo brasileiro, sente-se cada vez mais brasileiro.

O próximo a fazer uso da palavra foi o senhor Vitor Hugo Burko – Presidente do Movimento Humanitas Brasil-Ucrânia, o qual falou sobre a finalidade do movimento e disse que a principal característica é a de auxiliar o povo e primar pela paz universal. Em seguida, agradeceu a Assembleia Legislativa e a todos os presentes. Posteriormente, fez a leitura do documento de criação do Humanitas. Disse ainda que se trata de um grupo de voluntários que é pequeno e já tem dificuldades em gerenciar as arrecadações. Além disso, comentou sobre as dificuldades de envio de insumos médicos e alimentícios; por isso, pediu para que as pessoas fizessem doações financeiras. Finalizando seu discurso, apresentou a necessidade de estarmos preparados para o acolhimento e acompanhamento dos refugiados que possivelmente virão para o Brasil. Enfim, agradeceu a todos e finalizou sua fala.

Em seguida, fez uso da palavra o Prefeito de Prudentópolis o senhor Osnei Standler, que fez uma saudação a todos e disse que o ataque foi uma surpresa, classificando-o como um novo genocídio. Disse que o povo é vítima do ataque, que afeta o direito de existir é que é inacreditável a ocorrência de ataques a civis. Explanou que a iniciativa do ataque partiu somente dos governantes e que o povo russo se apresenta contrário a tal atitude. Louvou ainda a atitude de amor ao país por parte dos ucranianos que estão dispostos a dar sua vida em favor da liberdade e que este amor não fará o povo deixar de se sentir ucraniano, mesmo que a terra seja destruída. Ao discorrer sobre a cidade de Prudentópolis, disse que a cultura ucraniana está enraizada na cidade. Terminando sua fala, agradeceu aos membros da mesa e a todos que estavam ali prestando homenagem.

Em sua fala, o senhor Mariano Czaikowski – Cônsul Honorário da Ucrânia saudou a todos. Disse que se trata de momento grave o que estamos vivendo: o território ucraniano independente e livre está cercado pelo segundo maior exército do mundo. Falou ainda que esta atitude do presidente da Rússia desrespeita todos os tratados internacionais. Apesar de tudo, a força do povo ucraniano é algo a ser louvável. Por fim, efetuou a leitura da tradução do hino da Ucrânia para exemplificar o quanto o povo não desiste facilmente. Agradeceu novamente a solidariedade e fez votos de que dias melhores virão.

Depois do discurso do senhor Mariano, foi realizada uma homenagem a todos que compõe a mesa através da entrega de pêssankas feitas pelo artesão Jorge Seratiuk.

Após essa singela homenagem, o Vice-governador do Estado do Paraná, senhor Darci Piana, recordou o aniversário do senhor Mariano e saudou a todos os presentes. Parabenizou a casa pela homenagem a este povo trabalhador. Enfatizou a luta pela qual o povo teve que passar para chegar até onde chegou e a contribuição deles para o crescimento do Estado. Disse ainda se sentir orgulhoso por ter amigos e ucranianos justamente pela resistência do povo que para cá vieram e os que ficaram lá. Além do mais, falou que o legado do povo ucraniano no Brasil é importantíssimo para a história, sobretudo, sua religiosidade, cultura, costumes e tradições, que foram indispensáveis para manter aquilo que é próprio do povo ucraniano. Terminando sua explanação, afirmou que se trata de uma homenagem justa a um povo batalhador e que o governo do Estado do Paraná está à disposição dos refugiados, enfim, saudou a Ucrânia e a todos.

Finalizando a Sessão Especial, o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná – Deputado Ademar Luiz Traiano agradeceu aos presentes e declarou encerrada a sessão, convidando a todos para o hasteamento da bandeira da Ucrânia e do Estado do Paraná.

Texto: Pe. Michael Barbusa

Fotos: Orlando Kissner e Dalie Felbe/Alep