Nos dias 02 e 03 de dezembro, sábado à noite no Clube Poltava e domingo na parte da manhã na Arquicatedral São João Batista, em Curitiba, foram realizadas belas festividades natalinas, objetivando o cultivo das tradições religiosas e culturais ucranianos e também a união e a confraternização.
Sábado, com início às 19:30, no Clube Poltava, foi apresentado o concerto natalino com a participação dos corais ucranianos de Curitiba e foi servida a ceia natalina chamada “Sviatey Vetchir – Santa Tarde”, dentro do programa anual do Encontro de Corais Ucranianos de Curitiba.
O Coral e Orquestra Poltava, sob a regência do maestro Igor Julian Kovaliuk, fez a abertura do concerto com uma coletânea musical de motivos natalinos ucranianos.
A seguir, os corais foram subindo ao palco e cantando duas canções natalinas, todas em ucraniano: Capela de Bandurristas Fialka, com Rodrigo Herman; Coral da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, com Mário José Tkatchuk; Coral da Arquicatedral São João Batista, com Leonardo Davibida; Coral da Catedral Ortodoxa São Demétrio e Coral Barvinok do SUBRAS, com Lauro Preima.
O apresentador Vitório Scarpi dirigiu as apresentações e ao final de cada uma delas entregou certificados de gratificação pela participação aos respectivos maestros.
A última “Kóliada Vo Vevleyemi neni novena” foi cantada por todos os cantores no palco e pela plateia, com o acompanhamento da orquestra.
Quando os pratos da ceia ficaram prontos, seguindo o cardápio típico do Natal ucraniano, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch e o Pároco Joaquim Sedorowicz foram chamados ao palco para fazerem a benção. Dom Volodemer agradeceu e parabenizou os organizadores pelo evento, destacando especialmente a reestreia do Coral da Arquicatedral São João Batista. Ele disse que “o evento não é apenas a preservação das tradições, mas também a união e a confraternização entre as pessoas, numa atmosfera de luz, que é dada pelo menino Deus, Jesus, que nasceu e continua nascendo nos corações, dando o verdadeiro significado do Natal”. O Metropolita sugeriu e puxou a “Kóliada Boh predvitchnei – Deus eterno” e, após a recitação do Pai nosso e Glória, concedeu a bênção.
Quando praticamente todos já haviam se servido e conversado bastante, num clima de alegria e amizade, um grupo de homens cantores subiu ao palco e cantou duas canções de improviso, mas cantaram muito bonito. A plateia cobrou a cantoria feminina e logo subiu ao palco um grupo maior de cantoras que entoaram belamente várias “kóliadas” para incrementar o espírito natalino.
No domingo, ensolarado na parte da manhã, com início às 9 horas, foi celebrada a Divina Liturgia, presidida pelo Metropolita e concelebrada pelo Pároco. A homilia discorreu sobre a batalha espiritual a partir dos textos bíblicos da Liturgia do 27º Domingo. Algumas pessoas se interessaram pela literatura sobre o assunto. O Maestro Leonardo Davibida dirigiu o coral, que foi restabelecido e renovado recentemente, tendo em seu quadro vários cantores novos.
Ao final da celebração, Dom Volodemer agradeceu especialmente ao Maestro Leonardo e a todos que colaboraram na renovação do coral. Lembrou o longo trabalho realizado pela Izabel Krevey à frente da Capela de Bandurristas Fialka. Também agradeceu e parabenizou o Maestro Rodrigo Herman, que continua a missão da Izabel e se empenha no ensino da música instrumental e vocal dos jovens bandurristas como um serviço litúrgico.
O Sr. Marcos Nogas tomou a palavra e fez uma breve reflexão sobre o tema do mês de dezembro do Movimento do Apostolado da Oração.
Os bandurristas entoaram uma canção natalina e logo chegou São Nicolau, na pessoa do Sr. Paulo Nogas, paramentado como o santo bispo, e fez as conhecidas perguntas de bom comportamento às crianças.
Enquanto o Pároco celebrava um batizado em frente ao “tetrapod”, São Nicolau distribuía doces às crianças na frente da igreja.
No salão de festas, aconteceu o almoço de confraternização dos membros do coral, comemorando com satisfação do dever cumprido a sua renovação e fazendo planos para o ano vindouro. Finalizando o encontro festivo, no momento do bolo, mais uma vez, Dom Volodemer animou o grupo e o Maestro Leonardo foi calorosamente homenageado.
Deus seja louvado!
Texto: Secretariado Metropolitano
Fotos no Clube Poltava: Marcos Hupalo
Fotos na Arquicatedral: Catequista Cida