Festividades das Irmãs de São José

Aos vinte e seis dias do mês de dezembro de dois mil vinte e um, com início às nove horas e cinquenta minutos, na Igreja Ucraniana Nossa Senhora da Glória, em Cruz Machado-PR, aconteceu uma solene celebração: a Divina Liturgia, presidida pelo Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch e concelebrada pelo Padre pároco Luiz Pedro Polomanei, Padre Paulo Serbai, OSBM – Assistente espiritual do Noviciado das Irmãs de São José em Eduardo Chaves, Prudentópolis, Padre Joaquim Sedorowicz – Pároco da Arquicatedral, Curitiba, Padre Anderson Spegiorin – Pároco da Paróquia Latina Sagrado Coração de Jesus. Fizeram-se presentes as Irmãs Servas de Maria de Rio das Antas Uliana e Natanaela, Irmã Margarida Maria Brodowiak – Coordenadora da Pastoral da Paróquia Latina, seminarista Vinícius Wendt, parentes das Irmãs Jubilandas e paroquianos mais próximos.

A Divina Liturgia foi celebrada em agradecimento e louvor a Deus e, especialmente, pelo Jubileu de Ouro de vida consagrada da Irmã Nádia Ditkun e pelo Jubileu de Prata de vida consagrada da Superiora provincial Irmã Lucia Hulhak, primeiros votos da Irmã Danieli Lima Lucavei, renovação dos votos temporários da Irmã Marina Litvin e da Irmã Mônica Karachouski.

Iniciou-se com a introdução feita pela Irmã Sueli Ksenhuk. Após a entrada das Jubilandas Irmã Nádia Ditkun e Irmã Lucia Hulhak, entoando o canto de São José Хто в біді і в журбі хай до Йосифа йде, foi lido um breve histórico das Irmãs Jubilandas.

A Divina Liturgia foi cantada pelas Irmãs de São José. O Sr. João Hulhak fez a leitura da epístola. O próprio Metropolita proclamou o Evangelho. Em sua homilia, ele mencionou as virtudes de São José que devem acompanhar a todos os bons cristãos a fim de serem justos (santos) como José foi justo, sempre fazendo a vontade de Deus, que se comunicava com ele através dos sonhos. Dom Volodemer comentou rapidamente as sete virtudes de São José, conforme ditas pelo Papa Francisco em sua Carta apostólica Patris corde – com coração de pai: pai amado, pai da ternura, pai da obediência, pai do acolhimento, pai da coragem criativa, pai trabalhador, pai na sombra. Concluiu a homilia com a oração a São José, que se encontra no final do documento citado.

Após o término da Divina Liturgia, o Metropolita pediu um solene Многая літа para toda a Congregação das Irmãs de São José e especialmente para as Irmãs Jubilandas Lucia e Nádia. As irmãs entoaram o canto Нині святкуємо ваш ювілей. Irmã Constantina entregou um vaso de flores para Irmã Lucia Hulhak e Irmã Margarete Tabaczuk entregou outro para a Irmã Nádia Ditkun. Em seguida, o Vilson Ditkun cantou многая літа para as irmãs jubilandas. Irmã Danieli Lima Lucavei leu um agradecimento para as irmãs. Irmã Nádia recebeu uma pequena homenagem de sua sobrinha (segunda) Rafaela Ditkun.

Ainda foi lida uma homenagem para a Irmã Lucia por sua sobrinha Nicole Hulhak. Nicole falou sobre o significado dos 25 anos de vida consagrada de sua tia, a missão de superiora provincial na congregação e como uma profissional na área da saúde. Ela disse: “Escolhemos um caminho a percorrer em nossas vidas, se pensarmos bem, sempre é em favor de outras pessoas, você sabe muito bem disso. É uma vocação que se renova a cada dia. Passaram-se 25 anos, mas cada dia é um novo dia, se renova as esperanças e buscamos forças para continuar, não é fácil… mas precisamos despertar alegria no coração a cada amanhecer. São 25 anos de doação, de uma vida consagrada a Deus e ao próximo com muito amor, fazendo o seu trabalho diário com muita dignidade e responsabilidade”. Nicole lembrou as dificuldades vividas pela família e a ausência dos pais: “sentimos a falta de duas pessoas que não estão aqui, mas estão muito felizes aplaudindo em pé a tua vitória, o pai e a mãe, gostaríamos que estivessem aqui, mas Deus quis assim”. Porém, Irmã Lucia, “sempre serena, alegre, dedicada, pronta para encarar qualquer desafio, corajosa na vida, dedicada no trabalho, compreensiva com a comunidade e principalmente empenhada”, superou todas as dificuldades e transformou a dor em amor. “Irmã Lucia, saiba que vivemos em um mundo com muitos problemas, que precisa muito da ajuda de pessoas como você, continue assim, que nestes 25 anos você possa olhar para trás e dizer quanto aprendizado!!! Mas saiba que precisa fazer muito mais, Deus confiou em você, as pessoas acreditam em você. E que você tenha muita força para levar enfrente esta missão, conte com nossas orações”, concluiu Nicole.

Tomando a palavra, o Pároco Luiz Pedro Polomanei agradeceu a todos que se fizeram presentes. Ele destacou uma qualidade muito peculiar das Irmãs de São José: a de valorizar seus familiares e de os receberem carinhosamente em suas casas. Por fim, a Superiora provincial Irmã Lucia Hulhak fez um agradecimento a todos. A cerimônia finalizou com a коляда дивная новина.

Tudo foi registrado através de filmagens e fotos feitas pelos fotógrafos Paulo Szpuner e Zélia. Todos os convidados seguiram ao salão para o almoço de confraternização.

Texto: Ir. Margarete Tabatczuk, ISJ

Fotos: Paulo Szpuner e Zélia

Postagem: Dom Volodemer