Festividade congregacional das Irmãs Servas

A Festa da Imaculada Conceição de Maria (08/12) é, para as Irmãs Servas de Maria Imaculada, uma data muito especial. Neste dia, as Irmãs celebram sua Padroeira, recordam a presença e proteção de Maria Santíssima na Congregação e renovam sua consagração se dispondo a amar e servir onde houver maior necessidade. A Bem-Aventurada Irmã Josafata Hordachevska, cofundadora da Congregação assim rezou: “Mãe de Deus, cubra esta pequena família, nossa congregação, com seu manto sagrado, hoje e no futuro, e mesmo que todo o inferno se levante contra nós, não pereceremos sob sua santa proteção.”

Renovadas na fé e na esperança, após oito dias de retiro, tendo como pregador o Pe. Inácio Malinoski, OSBM, e com espírito de alegria e gratidão a Deus pelos 130 anos de presença e missão da Congregação das Irmãs Servas de Maria Imaculada na Igreja, no dia 08 de dezembro de 2022, às 09h30min, na Casa de Oração Josafata Hordashevska,  em Ponta Grossa,  Paraná,  foi celebrada pelo Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch e concelebrada pelo Pe. Inácio, a Divina Liturgia, durante a qual aconteceu a solene cerimônia de vestição do hábito religioso da candidata Samira da Rosa Santos, natural de São Bento do Sapucaí, São Paulo, e a profissão pública dos Votos Religiosos da então noviça Elisangela Borges dos Santos, natural de Laranjeiras do Sul, Paraná.

Irmã Celina Sloboda, SMI acolheu a todos dizendo: Hoje é a Festa da Imaculada Conceição da Virgem Maria, festa da Congregação das Irmãs das Servas da Imaculada Virgem Maria. Neste dia, as Irmãs da Província se unem em oração pela bênção de Deus para nossa Congregação e também renovam seus votos, lembrando-se, assim, do dom precioso de sua vocação e dedicação total ao Senhor. Sob o terno olhar da Imaculada. Prosseguiu a introdução, louvando e agradecendo a Deus pela vida e vocação de todas as irmãs, especialmente das duas jovens que neste dia dão um passo a mais na sua caminhada vocacional.

Feita a introdução, deu-se o início da Divina Liturgia, que foi cantada pelas irmãs presentes. Antes do “Trisagion”, seguindo a cerimônia específica para a ocasião, aconteceu a vestição do hábito religioso das Irmãs Servas de Maria Imaculada da candidata Samira da Rosa Santos, que, neste dia, adotou para si um novo nome – Catarina Samira e dará continuidade à sua formação religiosa no noviciado, em Ivaí. A noviça Ir. Elisangela Borges dos Santos professou solenemente pela primeira vez diante de Deus, da Superiora Provincial Ir.  Deonisia Diadio, das coirmãs e dos familiares presentes os votos religiosos de Obediência, Castidade e Pobreza, assumindo assim seu compromisso de viver a consagração em uma comunidade religiosa, exercendo o carisma da Congregação. Ainda durante a celebração, a juniorista Ir. Eliane Hadena Kmet, renovou seus votos temporários e se prepara para fazer a sua Profissão Perpétua em 2023, após ter feito esta caminhada de amadurecimento e discernimento vocacional. A celebração na integra pode ser vista na página do Facebook das Irmãs Servas de Maria Imaculada. https://fb.watch/hicsk5MS–/

Durante a homilia, o Arcebispo Metropolita refletiu sobre Maria Santíssima como uma grande vocacionada, disse ele: Maria recebeu de Deus uma grande proposta: “Encontraste graça junto de Deus. Eis que conceberás no teu seio e dará à luz um filho, e o chamarás com o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo” (Lc 1,32).  E Maria deu uma grande resposta: “Eis a serva do Senhor: faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38). Ela foi coerente, fiel a essa resposta até às últimas consequências, o que lhe deu a graça e o poder de ser a mãe nossa e mãe da Igreja. Assim, destacou Dom Volodemer, Maria é para todos os vocacionados um modelo perfeito de seguimento e acolhimento da vontade de Deus. Dela aprendemos a acolher Deus como centro da vida com base em quatro elementos: a disponibilidade, a entrega, a ação e a coerência. O Arcebispo finalizou sua reflexão convidando os presentes a aproximarem-se de Maria Santíssima para estarem mais perto de Jesus Cristo e assim viverem plenamente a vocação para a qual foram chamados.

No final da celebração, a Superiora Provincial Ir. Deonisia Diadio fez uso da palavra. Iniciou citando o versículo do Evangelho de João: “Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos designei para que vades e produzais frutos e o vosso fruto permaneça” (Jo 15,16). A partir disso, destacou que toda vocação é iniciativa de Deus e quando Deus chama, Ele capacita; por isso, não precisamos ter medo. Em seguida, dirigiu-se às jovens dizendo: Queridas Irmãs Elizangela e Catarina Samira, nós, Irmãs Servas de Maria Imaculada, sentimo-nos muito felizes de poder celebrar este momento. Com louvor e gratidão, agradecemos o SIM generoso de vocês e as acolhemos como Servas de Maria – uma resposta ao convite do Senhor. Irmã Deonisia também agradeceu aos pais, que acreditaram e confiaram no chamado vocacional de suas filhas e as apoiaram nesse discernimento e nessa escolha. Por fim, agradeceu a Deus pela vocação de cada irmã e pediu que Maria Santíssima e a Bem-Aventurada Irmã Josafata nos ajudem a viver e transmitir os valores evangélicos, deixando sempre viva a chama do espírito de servir onde há maior necessidade.

Após a celebração litúrgica, todos os presentes participaram de um delicioso almoço festivo.

Damos graças a Deus por este dia tão especial. Bendizemos ao Senhor que suscitou esta obra, que é a Congregação das Irmãs Servas de Maria Imaculada para servir a Igreja em tantos países e que a continua sustentando nestes 130 anos de presença e missão. Rogamos que Cristo chame outras jovens para que ouçam o chamado e tenham coragem de dar sua resposta e colocar-se a serviço de Deus e da Igreja.

Por tudo dizemos: Glória a Deus, Louvor a Maria e Paz para nós!

Texto: Ir. Juliane Martinhuk, SMI

Fotos: Ir. Eliane Hadena Kmet, SMI