Festa do agricultor na Colônia Marcelino

Num dia de inverno, mas aquecido pelo sol brilhante desde as primeiras horas, a recém-criada Paróquia Santíssima Trindade, Colônia Marcelino, Município de São José dos Pinhais, alegrou-se em ser palco e protagonista de mais uma Festa do Agricultor numa rica e movimentada programação religiosa e cultural. A festividade faz parte do calendário oficial de eventos do município. É uma grande programação com estrutura completa para toda a família.

A Santa Missa no Rito Latino começou às 9 horas, foi presidida pelo Pe. Francisco de Assis e concelebrada pelo Pároco Neomir Doopiat Gasperin, que fez a introdução e saudou a assembleia. A celebração foi transmitida pela TV Evangelizar. Durante a homilia, o Pe. Francisco reconheceu Dom Volodemer, seu professor nos tempos de estudante de Filosofia na FASBAM, que estava fotografando na parte superior da igreja, e o saudou, pedindo a sua bênção. O pregador enfatizou o significado e a beleza do trabalho agrícola numa visão espiritual, que engrandece o contato com a terra, usando as melhores tecnologias, sempre com as bênçãos divinas.

Entre as autoridades, estava presente a Prefeita de São José dos Pinhais Sra. Nina Singer, o ex Embaixador da Ucrânia no Brasil Rostyslav Tronenko e sua Esposa Fabiana, o Deputado Federal Luciano Ducci, o Secretário do Planejamento do Estado do Paraná Valdemar Bernardo Jorge, no momento licenciado e várias outras autoridades civis e militares.

Após a Santa Missa, o Pe. Neomir fez a bênção das sementes e frutos em ucraniano. Estando todo o povão com seus maquinários na avenida, os dois Padres fizeram a bênção dos tratores e máquinas agrícolas. O Pe. Francisco benzia os equipamentos, interpretava e animava os presentes, a maioria de agricultores, fazendo-os sentirem a presença de Deus e o valor de seus bens, trabalhos e produtos.

Fotografando o ritual, Dom Volodemer deu uma palavrinha para a TV Evangelizar e também abençoou os maquinários por alguns minutos.

Como sempre, na Colônia Marcelino, o almoço festivo teve comida típica ucraniana. Havia muitas exposições de artesanato, produtos coloniais, instituições financeiras e industriais ligadas ao setor agrícola. É claro que não podia faltar shows musicais com a dupla Alvaro & Daniel, Kaike Maia, Alyssa Liz e a dupla Aline & Thiago. A criançada teve seu espaço de diversões.

A Festa do Agricultor teve muitos patrocinadores e faz parte dos eventos da Rota das Colônias – roteiro da cidade que contempla o maior número de etnias: italianos, poloneses, ucranianos, portugueses e alemães. Mais de 50 propriedades compõem o roteiro, com atividades de produção de vinho, restaurantes, cafés coloniais, áreas de lazer e eventos, artesanato, flores e produtos coloniais. A Rota das Colônias tem o intuito de preservar o meio ambiente e fortalecer ainda mais o turismo rural da região. Essa rota possui um apelo forte ao campeirismo, mas também de empreendedorismo por meio dos vários eventos e propriedades ligadas ao cavalo e à produção agrícola: cabanhas, ranchos, haras, além de cavalgadas e eventos no estilo tradicionalista, com grupo de danças folclóricas gaúchas, diversos gaiteiros e violeiros existentes na região, os quais mantém vivo os estilos campeiro, sertanejo e gaúcho. Fazem parte deste roteiro: Campina do Taquaral, Colônia Zacarias, Cachoeira, Campo Largo da Roseira, Campestre da Faxina, Faxina, Cotia, Agaraú e Colônia Marcelino.

A Colônia Marcelino levou São José dos Pinhais ao segundo lugar no ranking nacional de produtores de camomila. E a Comunidade ucraniana, que se dignou se tornar paróquia pelos seus inegáveis méritos, exerceu um papel central nessa conquista municipal. Os ucranianos atraíram o prestígio na região pela sua união, coragem, resiliência, espírito de luta, trabalho, religiosidade, amor pela cultura e também pelo seu organizado empreendedorismo. Com muito empenho e responsabilidade, a Comunidade busca manter viva a tradição cultural e religiosa por meio de suas festas de igrejas, tendo como principal a Festa do Trigo, em janeiro, e no mês de julho, a Festa do Agricultor realizada em parceria com a prefeitura municipal de São José dos Pinhais, sempre muito solícita com a comunidade.

Na visão do Pároco Pe. Neomir, os paroquianos de Colônia Marcelino são muito dedicados e religiosos. Não medem esforços em trabalhar pelo crescimento da comunidade e da igreja local. O Pároco destaca que verdadeiramente a Paróquia de Marcelino é uma Paróquia viva, que possuem excelentes líderes leigos e que desde sua instalação, já realizou várias ações em prol da espiritualidade e fortalecimento na fé de seus paroquianos.

Superada a crise da pandemia do Covid-19, o Grupo Folclórico Soloveico retomou seus ensaios e promete muito crescimento e vitalidade. Mesmo sendo muito nova, pela sua infraestrutura física (igreja arquitetônica e funcional, igreja antiga preservada pela própria comunidade e destinada a se tornar um museu étnico-histórico, casa de formação, residência das Irmãs Servas, colégio dirigido pelas Irmãs), dinâmica pastoral, cultural e agrícola, a Paróquia Santíssima Trindade já vem se destacando como referência no espaço da Metropolia Católica Ucraniana São João Batista.

Texto e fotos: Dom Volodemer