Faleceu o Padre Nicolau Korczagin

Dia 02 de agosto de manhã foi noticiado o falecimento do Padre Nicolau Korczagin, aos 68 anos, ocorrido às 03:00 horas no Hospital São Vicente de Mafra, vítima de complicações hepáticas, tendo já passado pelo hospital de Itaiópolis.

Seu corpo foi velado na igreja São Pedro e São Paulo de Moema a partir das 08:00 horas. As exéquias foram iniciadas às 15 horas, com a celebração da Divina Liturgia, presidida pelo Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch e concelebrada pelos seguintes Padres Basilianos: Antônio Royk Sobrinho, Valmor Szeremeta e Paulo Serbai, vindos de Prudentópolis; Jaime Fernando Valus – Pároco de Mafra; Antônio Lachovicz, que atende pastoralmente a Comunidade de Moema, Sérgio Baran Ivankio – Superior do Convento de Iracema e Marciano Pensak, tio do falecido.

Após a proclamação do Evangelho, Dom Volodemer apresentou os principais dados biográficos do falecido presbítero e fez uma reflexão sobre o mistério da vida e da morte. A vida é vivida de inúmeras formas e estilos, com muito sofrimento ou muita satisfação; mas, por maior semelhança que transpareça nas pessoas, cada uma tem sua individualidade própria e constitui um mistério para si mesma e para seus semelhantes. Por mais que uma pessoa erre em sua existência, sua vida é sempre um valor, o julgamento final cabe somente a Deus e a nós se impõe o dever cristão da caridade e solidariedade. Diante de tantos sofrimentos de tanta gente, muitas vezes não há muito o que fazer, a não ser, conforme o ensinamento paulino, “alegrar-se com os que se alegram e chorar com os que choram” (Rm 12,15). O mistério da vida é aumentado pela morte, que o cristão a aceita e vivencia na fé. “O cristão ilumina o mistério da morte à luz de Cristo Ressuscitado, participa da morte do Senhor e da sua Ressurreição”, enfatizou Dom Volodemer. O cristão falecido continua vivendo em nossa memória, em nossas lembranças e em nossas orações.

Finalizada a celebração litúrgica, foi rezada a “Panakheda” com as orações de despedida. Com todos os cuidados higiênicos por causa da pandemia, os parentes e fiéis, presentes em número significativo, puderam despedir-se individualmente. Seguiu o translado para o cemitério local com os serviços da funerária Cristo Rei. O Padre Nicolau escolheu um lugar ao lado do túmulo de seus avós maternos Nicolau Pensak e Anastásia Kosteski. Bem próximo estão sepultados seus avós paternos Lucas e Bárbara Korczagin.

Principais dados biográficos do Padre Nicolau Korczagin

Nicolau nasceu em Moema, no dia 06/09/1953, sendo seus pais os agricultores e sempre muito participativos da Comunidade – José Korczagin e Estefânia Pensak. Foi batizado e crismado na mesma localidade em 20/10/1953. Entre 10 irmãos e irmãs, Nicolau é o quarto filho do casal; pela ordem de idade, são: Olga – Catequista do Instituto Secular Sagrado Coração de Jesus, André – falecido, Emílio, Nicolau, Josafat, Marta, Nádia, Doralice, Isabel, Irenéia – Irmã Serva de Maria Imaculada. O filho Marciano faleceu ainda bebê.

Fez o primário entre 1960 e 1966, em Moema. No Seminário São José de Prudentópolis, ele fez o ginásio entre 1967 e 1970.

Em 1971 e 1972, Nicolau fez o Noviciado com o Mestre Pe. Atanásio Kupicki, OSBM, em Ivaí. Fez os votos religiosos simples no dia 11/02/1973.

A Escola Média, Ir. Nicolau fez entre 1973 e 1975, no Seminário Maior dos Padres Basilianos, em Curitiba e, entre 1976 e 1978, ele fez o curso de Filosofia na mesma instituição.

No dia 16/07/1978, em Iracema, junto com seus colegas de estudo e irmãos de consagração religiosa Valdomiro Pastuch, Valmor Szeremeta, Volodemer Koubetch e José Waurek (falecido como padre), Ir. Nicolau professou os votos perpétuos.

Com seus colegas citados, em setembro de 1978, ele viajou de navio para Roma a fim de fazer a Teologia, finalizada em 1982, na Faculdade Santo Anselmo dos Padres Beneditinos.

Das mãos do então Bispo Eparca Dom Efraim Basílio Krevey, OSBM, Ir. Nicolau recebeu as Ordens Menores em 23/03/1983 em Curitiba, o Diaconato em 25/03/1983 em Marcondes e o Presbiterado em 19/06/1983 em Moema, onde celebrou sua Primeira Solene Divina Liturgia no dia 29/06/1983.

Como sacerdote, o Pe. Nicolau passou por muitos lugares, sendo até considerado um “padre internacional”. Em sua missão lutou também com muitas dificuldades, principalmente de saúde.

Em 1983 e 1984, esteve em Ivaí. Em 1984 e 1985, foi vice mestre em Glen Cove, USA. Entre 1985 e 1988, foi vigário paroquial em Detroit. De 1988 a 1990 trabalhou em Iracema. Foi vigário paroquial e secretário do Seminário São José de Prudentópolis entre 1990 e 1993. Em 1993, foi para Bradford, Inglaterra.

Em 1995, recebeu o indulto de secularização da Ordem Basiliana de São Josafat e permaneceu na Inglaterra prestando serviços pastorais na respectiva Eparquia até 2013.

Vindo para o Brasil, foi admitido na Metropolia Católica Ucraniana São João Batista em 18/03/2013 para um período “ad experimentum” de cinco anos. Foi nomeado vigário paroquial da Paróquia São José de Cantagalo, onde trabalhou até 09/11/2015, quando veio para a Paróquia da Arquicatedral. A partir de 20/04/2016, esteve na Paróquia São Basílio Magno de União da Vitória, onde auxiliou na pastoral até o dia 17/05/2017.

Não sendo incardinado na Metropolia e Eparquia, o que foi determinado em documento oficial datado em 30/11/2017, o Pe. Nicolau morou com alguns de seus parentes, tendo permissão de concelebrar somente em eventos importantes. Ultimamente, morou com seu irmão Josafat, o Fatinho, em Moema, que presenciou de perto o drama de saúde do Pe. Nicolau e sentiu profundamente a despedida de seu irmão sofredor.

Que os sofrimentos do Pe. Nicolau, do irmão Josafat e outros familiares, amigos, Comunidade de Moema, Paróquia de Iracema e do Clero da Metropolia constituam uma real participação nos sofrimentos e na morte de Jesus Cristo e que seja um caminho aberto de purificação, redenção, salvação e ressurreição para os que continuam sua vida neste mundo, que é “um vale de lágrimas” por causa dos males e pecados, porém é o lugar da graça da preparação para a vida eterna.

O Senhor o tenha em sua infinita misericórdia!

Secretariado Metropolitano