Faleceu Dom Agenor

No dia 08 de fevereiro, por volta das 22h30min, no Hospital São Braz de Porto União-SC, vítima de um câncer, faleceu Dom Agenor Girardi, 3º Bispo Diocesano de União da Vitória. Sua biografia é rica pela sua bela caminhada na fé, seu zelo apostólico de bom pastor, no qual pulsava o Coração de Jesus, e pelo testemunho de fé em seu Calvário pessoal de sofrimento e realização da vontade de Deus. Por isso, sua despedida foi muito singular e edificante.

Caminhada na fé

Segundo seu irmão, em depoimento dado no final da Santa Missa de exéquias, sua mãe queria ser religiosa e, não podendo, porque era a mais velha entre os filhos tendo que auxiliar os pais na manutenção familiar, ao formar sua própria família, desejava ter um filho padre. E Deus ouviu suas orações dando-lhe “não somente um padre, mas um bispo” para o conforto e fortalecimento espiritual de toda a família Girardi.

Dom Agenor nasceu na cidade de Orleans-SC, no dia 02 de fevereiro de 1952. Em 1966, ingressou no Seminário São José dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus, em Francisco Beltrão-PR. Cursou filosofia na PUC de Campinas-SP.

Em 1975, foi o fundador da Jornada Jovem em Francisco Beltrão. Desde então, tornou-se a principal referência da Jornada no município. Inclusive, após ordenado sacerdote, foi diretor espiritual desse movimento e ajudou a implantar a Jornada Jovem em vários Estados.

Em 1978, fez o noviciado em São Paulo e nos anos seguintes cursou Teologia também na capital paulista. Fez os primeiros votos religiosos em 02 de fevereiro de 1979, em São Paulo. No dia 01 de fevereiro de 1982, fez os votos perpétuos, também em São Paulo.

Recebeu a ordem do diaconato em 09 de maio de 1982. Sua ordenação sacerdotal aconteceu em Francisco Beltrão, em 05 de setembro de 1982, das mãos de Dom Agostinho José Sartori.

Por seis anos foi reitor do Seminário Menor São José em Francisco Beltrão. Morou muitos anos fora. Retornou a Francisco Beltrão em 2001 e até 2010 atuou na Paróquia São José, no Bairro Vila Nova, inicialmente como vigário paroquial e depois como pároco.

Pastor do Coração de Jesus

Dom Agenor foi nomeado bispo pelo Papa Bento XVI no dia 22 de dezembro de 2010 indicado como bispo auxiliar para a Arquidiocese de Porto Alegre-RS. Sua sagração episcopal se deu no dia 25 de março de 2011, na cidade de Francisco Beltrão, juntamente com o Monsenhor Geremias Steinmetz. Aos 02 de abril de 2015 foi nomeado Vigário Geral da Arquidiocese de Porto Alegre e Bispo Referencial para a Vida Consagrada na mesma arquidiocese. De 08 de abril de 2011 a 11 de junho de 2015, atuou como bispo auxiliar na Arquidiocese de Porto Alegre.

No dia 06 de maio de 2015, Dom Agenor foi transferido pelo Papa Francisco da sede titular de “Fornos Maggiore” e do ofício de auxiliar na Arquidiocese de Porto Alegre para a Diocese de União da Vitória, tomando posse no dia 12 de junho de 2015, solenidade do Sagrado Coração de Jesus, como 3º Bispo Diocesano de União da Vitória.

O Brasão de Dom Agenor Girardi, MSC transmite fielmente sua vivência espiritual e pastoral: Lema: Ametur Cor Jesu – Amado seja por toda parte o Sagrado Coração de Jesus – eternamente! é o lema do Fundador dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus, o Padre Júlio Chevalier – para que o Evangelho de Jesus Cristo chegue a toda parte e em todos os ambientes. Chapéu: símbolo de Jesus Cristo, cabeça da Igreja com seus doze apóstolos, representa a sucessão apostólica e a comunhão dos bispos com o Papa. Cruz vermelha: representando o sangue dos mártires e todo sofrimento da humanidade redimida na cruz de Cristo. Coração de Jesus: fonte e motivação de todo o meu ministério pastoral, recordando o lema de Ordenação Sacerdotal: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos” (Jo 15,13). Flores de girassóis: símbolo da família Girardi, que mantém seus membros unidos com a disposição de voltar-se sempre para Deus. Rio: fonte inesgotável que alimenta a espiritualidade, onde está também a presença de Maria, na suavidade do seu SIM.

Calvário: luta contra o câncer

No dia 29 de dezembro do ano passado, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM, juntamente com o Padres da Paróquia São Basílio Magno o Pároco Josafá Firman e o Vigário Paroquial Juliano Rumoviski, e o Pároco da Paróquia Santíssima Trindade do Distrito de São Cristóvão Pe. Ricardo Mazurek Ternovski, fez uma visita a Dom, que estava internado no Hospital São Braz de Porto União-SC. Ele estava sendo acompanhado pela cuidadora e seus familiares de Francisco Beltrão. Internado há nove dias, ficou muito debilitado e sonolento, tomando morfina por causa da dor. A equipe médica aguardava a biópsia do tumor avançado no intestino, que iria demorar uns dez dias por causa das festas do Natal e de final de ano.

Seu estado inspirava muito cuidado e não alimentava grande esperança. Desde novembro do ano passado, Dom Agenor vivia uma maratona entre sua residência e o hospital para tratar de sua saúde. Chegou a ser internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas seu quadro se agravou, vítima de câncer. Segundo a família, Dom Agenor estava ciente do seu quadro de saúde e foi respeitada a sua vontade quanto ao tratamento, tendo sido feito todo o possível por parte da equipe médica.

Nos últimos dias, Dom Agenor passou no quarto do Hospital São Braz, Porto União-SC, sendo monitorado pelos médicos e acompanhado por familiares, amigos e membros do Clero da Diocese. Lutando contra o câncer no intestino, em oração permanente, na busca da vontade de Deus, com humildade, serenidade e paz de espírito, e já vítima de um quadro infeccioso grave que evoluiu para a falência múltipla de órgãos, ele faleceu no dia 08 de fevereiro por volta das 22h30min, aos 66 anos de idade.

Despedida

O velório de Dom Girardi aconteceu na Catedral de União da Vitória consagrada ao Sagrado Coração de Jesus a partir das 7 horas da sexta-feira com missas durante o dia. Fiéis de todos os cantos da diocese foram vindo, alguns por conta própria, outros com seus párocos para fazer a despedida ao seu querido Bispo. Às 21 horas, a comunidade ucraniana das duas paróquias teve um momento de oração pelo falecido Bispo amigo com a celebração da Panakheda oficiada pelo Pároco Josafá Firman. Seguiu a oitava Missa latina, com o Coral do Terço dos Homens de Cruz Machado.

O velório seguiu por toda a madrugada. No sábado, dia 10, a primeira Missa foi rezada às 06 horas, com os quatro padres novos ordenados em 2017, e logo depois, às 07 horas, houve outra celebração.

As Exéquias foram celebradas no sábado, iniciadas às 9 horas e encerradas às 11h30min da manhã, na Catedral, seguida do sepultamento na cripta da mesma igreja. Segundo o Padre Silvano Surmacz, pároco da Catedral, o rito de enterrar os bispos nas catedrais remonta a uma antiquíssima tradição da Igreja. “Muitas igrejas foram construídas em cima de túmulos de bispos e mártires. A Catedral é a sede episcopal, pois nela está a cadeira do bispo, chamada ‘cátedra’”, explicou o Pároco.

A celebração foi presidida por Dom José Antônio Peruzzo – Arcebispo Metropolitano de Curitiba, contando com a presença de 12 Bispos latinos, padres, diáconos, religiosos e religiosas e o povo em geral. Dom Walter Michael Ebejer, bispo emérito e Dom João Bosco Barbosa de Sousa, segundo bispo da Diocese de União da Vitória e atual bispo da Diocese de Osasco-SP, estiveram presentes, surpreendidos pela morte prematura de seu sucessor. Eles estavam preparando seus túmulos, quando “Dom Agenor os passou na frente”, brincaram os prelados no final das Exéquias. Dom João celebrou os ritos finais. Dom Volodemer e Dom Meron marcaram presença orante e de solidariedade juntamente com os Padres Josafá Firman, Pe. Ricardo Mazurek Ternovski, Neomir Gasperin Doopiat e Juliano Cézar Rumoviski.

Os familiares do falecido Bispo, vindos de Francisco Beltrão, demonstraram uma forte união familiar de grande fé e prestaram uma homenagem edificante ao falecido irmão e tio. Os jovens do movimento Jornada Jovem (JJ), fundado e tão apoiado por Dom Agenor, homenagearam-no especialmente com a entrega de rosas amarelas, que ele tanto as admirava. Todos os pronunciamentos enfatizaram a figura de um verdadeiro pastor, a sua humildade, o sorriso e alegria espiritual sempre marcante, a serenidade, o serviço e o espírito de oração de Dom Agenor.

A Missa de exéquias foi transmitida ao vivo pela Rádio Educadora AM, de União da Vitória e pelo site da emissora www.educadora1480.com.br

Dom Agenor, eterna é sua memória!