Falece Arcebispo Maior Emérito

Faleceu no fim da tarde de 31 de maio, aos 84 anos, Sua Beatitude Arcebispo Maior da Igreja Greco-Católica Ucraniana de 2001 a 2011 – Cardeal Lubomyr Husar. Seu nome significa “amante da paz” (lubov-amor e myr-paz).

Dom Lubomyr nasceu em 26 de fevereiro de 1933 em Lviv, na época, território da Polônia. Aos 11 anos, diante do avanço da armada russa, sua família mudou-se para a Áustria em 1944, trabalhando com os refugiados ucranianos na vizinhança de Salisburgo. Em 1949, a família imigrou para os Estados Unidos da América. Passou pelo Seminário de Stamford, Connecticut. Terminou seus estudos junto à Catholic University of America em Washington, DC, e a Fordham University, em New York. Em 30 de março de 1958, foi ordenado sacerdote para a Eparquia Católica Ucraniana de Stamford. Depois de alguns anos lecionando nos Estados Unidos, em 1965 ele se mudou para Roma, onde viveu por 25 anos. Especializou-se em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Urbaniana.

Enquanto fazia seu Doutorado, ingressou na Ordem dos Monges Ucranianos Estuditas em Grottaferrata, próximo a Castel Gandolfo, professando os votos no dia 24 de junho de 1973. Tornou-se superior em 1974. Entre 1973-1984, lecionava na Universidade Urbaniana e era colaborador próximo do Arcebispo Maior Josyp Slipyj. No dia 02 de abril de 1977, foi ordenado Bispo pelo então Arcebispo Maior.

De 1984 a 1991 desempenhou as funções de protosincelo da Eparquia de Lviv. Ocupou o posto de Arquimandrita do Mosteiro São Teodoro da Ordem Estudita (1978-1994). Em 1993, voltou para a Ucrânia e foi Exarca do Exarcado arquiepiscopal de Kiev-Vyshhorod. Sendo sua ordenação episcopal realizada sem consentimento pontifício, em 22 de fevereiro de 1996, o Papa João Paulo II a confirmou juntamente com seu ofício, concedendo-lhe ao mesmo tempo a sede titular de Nisa na Lícia. Em 14 de outubro do ano seguinte, é nomeado Bispo Auxiliar de Lviv, que, na época, era a sede da Igreja Católica Ucraniana.

Em 25 de janeiro de 2001, com a morte do então Arcebispo Maior Cardeal Myroslav Ivan Lubachivsky, o Sínodo da Igreja Ucraniana elegeu Dom Lubomyr como novo Arcebispo Maior.  Menos de um mês depois, o Papa João Paulo II o cria Cardeal no Consistório de 21 de fevereiro de 2001. No dia 21 de agosto de 2005, a sede do Arcebispado Maior mudou de Lviv para Kiev, tornando-se então Arcebispo Maior de Kiev-Halicz.

Motivada, sobretudo por um grave problema de visão, Dom Lubomyr apresentou sua renúncia ao Papa Bento XVI no dia 10 de fevereiro de 2011. Em 25 de março de 2011, o Sínodo Extraordinário, em Kiev, escolheu Dom Sviatoslav Shevchuk como novo Arcebispo Maior.

O Papa Francisco enviou um telegrama de pêsames ao atual Arcebispo Maior de Kiev-Halicz Dom Sviatoslav pelo falecimento do Cardeal Husar. O Papa une-se espiritualmente aos fiéis católicos ucranianos, elevando a Deus fervorosas orações para que conceda a este zeloso pastor o descanso eterno. Dom Lubomyr esforçou-se com solicitude para o renascimento da Igreja Greco-Católica Ucraniana após o regime soviético. O Papa recorda a sua “tenaz fidelidade a Cristo, apesar das privações e perseguições contra a Igreja naquele país”. Recorda também a sua fecunda atividade apostólica ao favorecer a organização dos fiéis greco-católicos descendentes de famílias que se transferiram forçosamente da Ucrânia para o Ocidente. Reconheceu ainda o seu esforço de encontrar instrumentos sempre novos de diálogo e colaboração com as Igrejas Ortodoxas. Ao expressar os seus sentimentos aos familiares, ao clero e aos que se beneficiaram com o ministério episcopal de Dom Husar, o Santo Padre concede, de coração, sua confortadora bênção apostólica, como sinal de fé e de esperança cristã no Senhor Ressuscitado. Com a morte do Cardeal Husar, o Colégio Cardinalício é agora composto por 221 cardeais, dos quais 116 eleitores num eventual Conclave.

No fim da vida, praticamente cego, Husar rezava a Divina Liturgia de memória. Mesmo após sua renúncia, continuou sendo uma figura muito importante na Igreja Católica Ucraniana, sobretudo nos recentes conflitos do país com a Rússia. De fato, continuou muito ativo na vida eclesial e social da Ucrânia. Era considerado uma “autoridade moral”, inclusive por não católicos: “É de notar que Sua Beatitude Lubomyr Husar por muitos anos manteve-se na Ucrânia como a autoridade moral indiscutível, não só para os greco-católicos ucranianos, mas para os crentes de outras religiões e pessoas não muito próximas da vida religiosa”, recordou a “TV ucraniana 24tv.ua”.

Dia 01 de junho, na Catedral Basílica da Ressurreição em Kiev, às 10 horas, o atual Arcebispo Maior Sviatoslav Shevchuk fez um anúncio oficial sobre o falecimento de seu predecessor e sobre as exéquias. Ele compartilhou sua experiência sobre alguns momentos mais importantes de contato com o Emérito. “Em nós ainda soam suas palavras, que ele pronunciou para um milhão de pessoas, reunidas no Maidan. Naquele momento, realmente, todos nós nos descobrimos como pessoas dignas. Porém, temíamos. Num tom pacificador e seguro, ele nos disse: ‘Não tenham medo’. Diante de nós se levantavam muitos desafios: Heróis da Centena Celestial, guerra na região oriental. Nessas situações, o povo sempre tem medo. Mas suas palavras ‘não tenham medo’ foram como uma luz. Penso que milhões, não temendo, foram, estão indo e irão pelo caminho da dignidade, que nos indica Sua Beatitude Lubomyr. Ele repetiu tantas vezes o seu credo – ser gente, pessoa. Acho que para nós, crentes e não crentes, cristãos de diversas confissões, ele sempre permanecerá como um pai e mestre, cuja sabedoria guiará toda a nossa vida”, afirmou Sviatoslav.

Dom Sviatoslav ainda disse: “Sua Beatitude Lubomyr foi uma pessoa justa. Tive a oportunidade de colaborar com ele em diversas situações: primeiro como secretário particular em Lviv; mais tarde, como seu sucessor, convivi com ele por três anos em Kniazetsi. Vejo que todos os que com ele conviveram, principalmente nos últimos três anos, sentiram que por meio dele brilha a beleza da santidade… Nós sentimos que Sua Beatitude Lubomyr está em Deus. E no Reino Celeste não são aceitos os não santos. Hoje, nós o seguimos com as nossas orações e estamos convictos de que o falecido bispo, deixando a vida terrena, intercede por nós diante do altar do Altíssimo no Reino Celeste e, por isso, se coloca cada vez mais perto de cada um de nós”. Finalizou Dom Shevchuk: “Encontrei-me com sua Beatitude Lubomyr já após o Sínodo eletivo. Porque antes nem ele, nem eu sabíamos quem seria seu sucessor. E eis que após esse Sínodo chegamos à noite a Kniazetsi, à sua residência. Sua Beatitude Lubomyr pessoalmente veio ao meu encontro na porta de entrada e paternalmente me abraçou. Este gesto disse tudo…”

Dom Lubomyr esteve no Brasil para a khirotonia-ordenação episcopal do autor desta matéria no dia 21 de março de 2004, em Curitiba, e dos bispos Dionísio Lachovicz, OSBM e Meron Mazur no dia 26 de fevereiro de 2006 em Prudentópolis. Foram momentos sublimes de alegria e espiritualidade. O falecido prelado sempre tinha uma palavra de sabedoria para cada momento.

O velório de Sua Beatitude Lubomyr está sendo feito na Catedral São Jorge de Lviv. As exéquias serão celebradas dia 5 de junho, Festa da Santíssima Trindade, às 11 horas, na Catedral Basílica da Ressurreição. Ver o programa em ucraniano logo abaixo.

“Concede, ó Senhor nosso Deus, o descanso eterno à alma do teu servo, nosso irmão Lubomyr, que chamaste desta vida à tua presença. Eterna seja sua memória! – Вічная пам’ять!” (Oração da Liturgia Bizantina pelos falecidos).

Dom Volodemer Koubetch, OSBM

ПОРЯДОК ПОХОРОННИХ БОГОСЛУЖІНЬ СВІТЛОЇ

ПАМ’ЯТІ БЛАЖЕННІШОГО ЛЮБОМИРА

“Моє до вас прохання – моліться і працюйте” + Любомир

Четвер, 1 червня

Близько 19.00 – Прибуття похоронного кортежу до архикатедрального собору Святого Юра у Львові

П’ятниця, 2 червня

10.00 – Заупокійна Архиєрейська Літургія в архикатедральному соборі Святого Юра

Субота, 3 червня

09.00 – Заупокійна Архиєрейська Літургія в архикатедральному соборі Святого Юра (очолює Блаженніший Святослав)

Похоронна процесія вулицями Львова. Панахида

Від’їзд похоронного кортежу до Києва

Неділя, 4 червня, свято П’ятдесятниці

Патріарший собор Воскресіння Христового, м. Київ, вул. Микільсько-Слобідська, 5

Покладення тіла покійного у Патріаршому соборі

07.30 – Божественна Літургія

09.00 – Божественна Літургія

11.00 – Архиєрейська Божественна Літургія. Вечірня з коліноприклонними молитвами

18.00 – Чин Архиєрейського похорону

Понеділок, 5 червня

11.00 – Заупокійна Архиєрейська Літургія

Чин погребіння в крипті Патріаршого собору Воскресіння Христового.