Falece Ana Firman

No Domingo de Ramos, dia 10 de abril de 2022, às 16h30, Deus chamou para junto de si, aos 73 anos de idade, a Sra. Ana Firman. Após alguns meses de rápida doença, junto aos seus entes queridos, ela faleceu em sua própria casa, na Colônia Lageado de Baixo, Município de Mallet, onde se fez o velório.

Dia 11, segunda-feira, com início às 15 horas, foram celebradas as exéquias. O Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch presidiu a Divina Liturgia, concelebrada pelos Padres Josafá Firman – Pároco de União da Vitória, Irineu Vasselkoski – Pároco de Mallet, Edson Ternoski – Reitor do Seminário Maior São Josafat de Curitiba, Luiz Pedro Polomanei – Pároco de Rio das Antas (Cruz Machado), Michael Barbusa – Vice-Chanceler da Metropolia, Samoel Hupolo – Vigário Paroquial de Marcelino e pelo Diácono João Basniak, atualmente residindo na Casa Nossa Senhora do Amparo em Marcelino.

Antes de iniciar a celebração, o jovem Mateus Zub, da Comunidade de Rio Azul, leu a biografia da falecida Ana. A Divina Liturgia foi cantada pela comunidade, com a ajuda das Irmãs Servas vindas de Mallet e União da Vitória e também de fiéis vindos das mesmas paróquias. Em sua homilia, Dom Volodemer elogiou a rica biografia elaborada pelos filhos e demais parentes, que declararam o grande valor que Ana representava para toda a família, uma vida de virtudes cristãs. Ele lembrou os belos momentos que viveu, sendo hospedado por Ana e sua família durante a Visita Canônica. O Metropolita enfatizou que Ana foi e continua sendo uma luz nesse mundo de trevas. A pregação foi concluída com um apelo para que as virtudes de Ana sejam imitadas por todos os fiéis da comunidade.

Chovia levemente. Com a “Panakheda” e despedida, o corpo da falecida Ana foi levado para o cemitério de Rio Azul, onde seu filho Padre Josafá e o Padre Clayton Katerenhk – Vigário Paroquial de Mallet oficiaram os ritos finais das exéquias.

Biografia

Ana Firman nasceu em Mallet/PR, no dia 21 de fevereiro de 1949. Era filha de Simão Sobenko e de Sofia Tchornobay Sobenko. Estudou na escola da comunidade do Lageado de Baixo, município de Mallet/PR, cujo estudo perdurou por apenas 3 anos.

Casou-se aos 20 de julho de 1968 com Clemente Firman (em memória) com quem viveu 42 anos de exemplar vida matrimonial. Desta união tiveram quatro filhos: Josafá, que é Padre da Igreja Católica Ucraniana no Brasil, ordenado sacerdote aos 17/03/2002, e trabalha atualmente na Paróquia São Basílio Magno em União da Vitória/PR; Alceu, casado com Maria Luzia Pacholok Firman; Edson, casado com Neide Rosa da Silva, e Odaria casada com Lauro Kuczer. Deixou também seis netos: Maria Eliane Kuczer, Franciele Kuczer, Emanuel Firman, Andrey Firman, Emanueli Kuczer e Sofia Gabrieli Kuczer.

Ana foi uma cristã atuante, sempre participava ativamente das promoções e outras atividades da Comunidade Nossa Senhora Rainha da Paz – Lageado de Baixo – Mallet/PR. Foi membro e sempre participou do Apostolado da Oração na Comunidade. Sempre foi uma assídua participante das celebrações e da vida espiritual e religiosa da comunidade. Foi uma mulher de muita fé, de muita oração, tinha Deus em seu coração e em sua vida. Sempre foi uma pessoa muito humilde, honesta, generosa, bondosa, pacienciosa e com um grande coração, que acolhia e amava a todos e sempre procurava fazer o bem. Sempre nutriu um grande amor e carinho para com a sua família. Além de todas essas virtudes, a que mais se destacou foi a sua profunda devoção a Nossa Senhora.

No dia 10 de abril de 2022, às 16h30, Deus a chamou para junto de si, aos 73 anos de idade. Sempre residiu na comunidade Lageado dos Mello, Município de Rio Azul/PR, e sempre participou da comunidade consagrada a Nossa Senhora Rainha da Paz – Lageado de Baixo – Mallet/PR. Faleceu na graça de Deus, pois teve a oportunidade, em sua breve e rápida doença, de receber a visita em sua própria residência, por vários meses, do Pe. Irineu Vasselkoski – Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Mallet/PR, o qual lhe trouxe o Sacramento da Eucaristia e lhe prestou assistência espiritual. Nos dias em que ela esteve internada no Hospital São de Assis em Rio Azul/PR, teve a graça de receber, pelas mãos do Pe. Clayton Katerenhuk – Vigário Paroquial da Paróquia Sagrado Coração de Jesus o Sacramento da Unção dos Enfermos.

Agradecimentos

Agradecemos aos Padres que prontamente atenderam espiritualmente a nossa mãe, bem como a todos os familiares e amigos pela ajuda, presença e orações. Também agradecemos a todos os que estavam presentes no momento difícil de despedida. Ao Arcebispo Dom Volodemer, a todos os Padres e Irmãs que marcaram presença durante as exéquias os nossos sinceros agradecimentos pelo apoio e orações.

Que a memória de nossa mãe e avó – nossa mama e baba – permaneça em nosso meio por toda a eternidade e, como recompensa por todo bem praticado e pela vida exemplar de fiel cristã, que o Deus misericordioso a conduza ao paraíso na companhia de todos os santos e justos, onde não há mais dor e nem sofrimento e sim a vida eterna.

Mama e Baba! Sempre foi e sempre será a nossa estrela guia, exemplo de vida, de fé, de oração, de amor, de doação e de devoção. Temos certeza que junto de Deus e de Nossa Senhora haverás de nos acompanhar pelos caminhos da vida. Obrigado por tudo, querida mamãe e baba, por ser quem sempre foi, por tudo o que realizou em sua vida e por tudo o que representou para a nossa família e para esta comunidade!

Vitchna Iii Pamiatch – Eterna seja a sua memória!

Família Firman