Evento marcante no Mossunguê

O Regional Sul 2 da CNBB, nos dias 20 a 23 de setembro de 2018, na Casa de Retiros do Mossunguê, no Bairro Mossunguê, à Rua Francisco Juglair, 171, da Arquidiocese de Curitiba, realizou duas assembleias: a dos Bispos e a do Povo de Deus. A Assembleia dos Bispos aconteceu na tarde do dia 20 e na manhã do dia 21; a Assembleia do Povo de Deus iniciou às 14 horas do dia 21 e foi encerrada domingo, dia 23. Foram duas assembleias distintas, a primeira estritamente episcopal e a segunda envolvendo principalmente os leigos, mas com a presença dos Bispos e Administradores em ambas. Diferente de 2017, quando a Assembleia ocorreu por províncias, nas cidades de Londrina, Maringá, Cascavel e Curitiba, em 2018 ela aconteceu num único local, na citada casa do Mossunguê.

A reunião episcopal tratou questões pastorais, administrativas e formativas. Entre os diversos pontos, poderiam ser destacados os seguintes: a melhoria no Santuário Nossa Senhora do Rocio – Padroeira do Estado do Paraná foi exposta pelo Reitor Pe. Joaquim Parron Maria, CSsR; o testemunho de vida pública e política como cristão-católico do Dr. Flávio Arns; a muito bem-sucedida Romaria da Terra em Barbosa Ferraz, dirigida por Dom Bruno Elizeu Versari; sobre o Sínodo da Amazônia discorreu um pouco mais exaustivamente Dom Jeremias Steinmetz; o Ano do Laicato foi tratado pelo Bispo emérito de Foz do Iguaçu Dom Laurindo Guizzardi.

A Metropolia se dignou em receber os Bispos num jantar servido na própria sede, na noite do dia 20. Os hóspedes puderam assistir ao debate eleitoral com a maior parte dos candidatos à presidência da República, organizado e transmitido pela TV Aparecida.

Na manhã de quinta-feira, 20, chegou a notícia do falecimento de Dom Conrado Walter, Bispo emérito de Jacarezinho. Por conta do falecimento de Dom Conrado, as atividades do dia 21 aconteceram sem a presença de Dom Mauro Aparecido dos Santos – Presidente do Regional Sul 2 e de Dom Antônio Braz Benevente – Bispo diocesano de Jacarezinho.

Dom Conrado nasceu no pequeno distrito de Bichishausen, da cidade Alemã de Münsingen, no Estado de Baden-Württemberg, região sul da Alemanha, em 19 de junho de 1923. Foi sagrado bispo em 02 de fevereiro de 1978 pelo Núncio apostólico Dom Carmine Rocco. Foi recebido na diocese em 12 de fevereiro de 1978 com grande carinho por uma multidão, autoridades eclesiásticas, civis e militares. Devido ao estado de saúde de Dom Pedro Filipak, Dom Conrado foi nomeado pelo Papa João Paulo II, em 09 de junho de 1982, administrador apostólico. Depois, em 26 de novembro de 1984, foi nomeado Bispo coadjutor. Em 10 de agosto de 1991, com o falecimento de Dom Pedro Filipak, se efetivou como Bispo diocesano de Jacarezinho. Em setembro de 1991, o Papa João Paulo II o confirmou no pastoreio da diocese e no dia 16 de setembro de 2000 ficou emérito, sendo sucedido por Dom Fernando José Penteado. Destacou-se, na diocese de Jacarezinho, como o “bispo das vocações”, ordenando mais de noventa sacerdotes, sendo sessenta e oito padres diocesanos, vinte e cinco religiosos e sagrou o arcebispo de Cascavel, Dom Mauro Aparecido dos Santos.

Além dos Bispos, a Assembleia do Povo de Deus reuniu os padres que coordenam a Ação Evangelizadora e os coordenadores regionais das pastorais, organismos e movimentos. Nas primeiras sessões, seguindo o esquema das províncias eclesiásticas – Curitiba, Cascavel, Londrina e Maringá – foram apresentadas as ações concretas no âmbito social, sobretudo aquelas pertinentes à vida, tentando focalizar principalmente a quinta urgência das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019): O serviço à vida plena para todos! Foram, então, apresentados testemunhos dos trabalhos realizados nas dioceses, principalmente pelas pastorais sociais (Pastoral Carcerária, da Pessoa Idosa, da Criança, Cáritas, entre outras), tendo em vista as diversas ameaças à vida humana e o sofrimento decorrentes das condições de vida precárias. Um dos destaques ficou por conta do acolhimento e trabalho feito em favor dos imigrantes, pessoas que deixam suas terras fugindo da fome, das guerras ou perseguições políticas e religiosas e que chegam ao Brasil, na grande maioria, sem falar português, doentes, alguns só com a roupa do corpo, sem ter onde ficar, mas com o sonho de poder estudar, trabalhar e ter uma vida digna.

Representando a Metropolia, o Diácono Romeu Smach falou sobre o Projeto Paróquia Viva, narrando os trabalhos pastorais voltados à família, a diaconia como serviço social, o atendimento aos idosos na Casa de Repouso Nossa Senhora do Amparo na Colônia Marcelino, a visita caritativa dos paroquianos ucranianos curitibanos por ocasião da celebração no Domingo da Páscoa ao Hospital São Roque em Piraquara, região metropolitana de Curitiba, e outras práticas de caridade a partir da vida litúrgica da Igreja Católica Ucraniana.

A apresentação oral do Diácono seria feita pelo Sr. Marcos Nogas que a elaborou na sua maior parte, mas que, por motivo de trabalho, não pôde realizá-la presencialmente. Fazendo parte da representação metropolitana, participou ainda o Pe. Vassilio Burko Neto – Coordenador da Paróquia Viva e Pároco de Dorizon. Da Eparquia prudentopolitana estavam presentes o Bispo Eparca Dom Meron Mazur e seu Chanceler e Coordenador da Paróquia Viva Pe. Paulo Serbai, OSBM.

Nesse primeiro dia, sexta-feira, 21, aconteceu um dos pontos mais altos da Assembleia: o envio do casal Pércio Pereira Vitória e Marcia do Rocio Pereira Vitória para a missão na Guiné-Bissau, África, celebrado durante a Santa Missa, presidida por Dom Mário Spaki, Bispo diocesano de Paranavaí. O casal já esteve na Missão por um período de três meses (de abril a julho deste ano) e agora retornam para permanecerem por um período mais longo de quatro anos. Após a homilia, Dom Mário os convidou para contarem um pouco da experiência que fizeram no período que lá estiveram. Márcia partilhou que foi possível sentir o Evangelho na sua plenitude: “foi a experiência das bem-aventuranças e do amor pelos pobres. Esse pobre em quem percebemos uma pobreza econômica, mas também uma riqueza de partilha, de um sorriso e de algo que me diz: como somos pequenos”.

No momento do envio, após a comunhão, Dom Mário convidou o casal missionário e também o seu filho Robert, com a esposa e os dois netos, para virem à frente, próximo a todos os Bispos. O Bispo recordou que tivemos grandes missionários no Brasil, que vieram para cá apenas com uma cruz no peito e a força da fé, mas que não temos nada a invejar desses grandes missionários, pois temos grandes missionários hoje também. Após a oração de envio, Dom Mário abençoou a cruz e a colocou nos missionários e o coordenador do COMIRE (Conselho Missionário Regional), Odaril José da Rosa, entregou a eles um Novo Testamento, escrito na língua crioula, que é falada por aproximadamente 40% da população guineense. Para concluir, Dom Mário disse: “esse casal é expressão da nossa Igreja do Paraná no país da Guiné-Bissau”, e convidou todos os presentes a darem um abraço neles.

Pércio e Márcia são casados há 32 anos, têm três filhos e dois netos. Eles pertencem à Arquidiocese de Curitiba e já desenvolveram várias atividades no âmbito missionário. Nos últimos anos, foram coordenadores regionais da Infância e Adolescência Missionária. A viagem para a Guiné-Bissau está marcada para o dia 20 de outubro e eles estão dispostos a permanecerem em missão por um período de quatro anos. A Igreja do Paraná se alegra e acompanha com a oração a vocação missionária desses leigos que colocam suas vidas a serviço de Deus.

Sábado, dia 22, o dia foi dedicado ao tema “O protagonismo laical no serviço à vida plena”, tendo como assessor o Prof. Dr. Cesar Augusto Kuzma, ligado à PUC do Rio de Janeiro. Proveniente de Curitiba e morando no Rio a seis anos, ele é mestre e doutor em Teologia Sistemática pela PUC-Rio e bacharel em Teologia pela PUC-PR. Professor de Teologia Sistemática no Departamento de Teologia da PUC-Rio – Graduação e Pós-Graduação. Desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de Escatologia, Eclesiologia/Laicato e Pastoral, correlacionando às áreas de escatologia, eclesiologia e cristologia. Procura sempre discernir a partir da visão do cristão-leigo e sua situação na Igreja e na sociedade. Trabalha como assessor teológico-pastoral no Consejo Episcopal Latinoamericano – CELAM (Departamento de Vocações e Ministérios), na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB (Comissão do Laicato), na Conferência dos Religiosos do Brasil – CRB, no Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB e em algumas Dioceses, também em grupos, movimentos, pastorais e comunidades eclesiais de base. É o atual presidente da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião – SOTER para 2016-2019. É palestrante e conferencista em diversas instituições.

Na parte da manhã, o Professor Kuzma discorreu exaustivamente sobre a eclesiologia que fundamenta a missão do leigo na Igreja e no mundo, que é a visão do Concílio Vaticano II – uma Igreja em comunhão, compreendida e vivida como povo de Deus, complementando com as ideias recentes sugeridas pelo Papa Francisco – uma Igreja em saída, em missão. Também lançou pistas de ação concreta como tarefas pastorais para os próximos anos. O documento referencial principal foi o de número 105 da CNBB: Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade – Sal da terra e luz do mundo (Mt 5,13-14). Durante a tarde, a partir de uma série de perguntas elaboradas pelo Palestrante, realizou-se o estudo 12 em grupos.

No período da noite, houve uma reunião com os coordenadores das Pastorais, Movimentos e Organismos. Os responsáveis receberam diversas orientações sobre questões pastorais, administrativas e financeiras e foram agendadas algumas reuniões e atividades.

Domingo, 23, após a Santa Missa e o café da manhã, foi apresentada uma síntese dos estudos em grupos, que foram comentados pelo Professor Cesar Augusto Kuzma. Ele sugeriu alguns elementos complementares e os participantes também puderam lhe fazer perguntas. Todo o material das colocações e da síntese será repassado eletronicamente aos participantes da Assembleia e se traduzirá em ações específicas conforme a realidade concreta das dioceses. Ainda foram apresentados alguns eventos já realizados e a realizar na Igreja em geral e principalmente no âmbito da CNBB Regional Sul 2.

A Assembleia encerrou com a oração final e bênção e o almoço festivo. Este evento foi sobremaneira marcante pela própria temática, que abordou um elemento eclesial fundamental, em grande parte ainda deixado na penumbra em alguns setores, mas que foi profunda e seriamente abordada por um teólogo leigo; pelo falecimento de um Bispo que amou especialmente as vocações sacerdotais; pela animação da Assembleia da parte de um Bispo jovem, Dom Amilton Manuel da Silva, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Curitiba e Secretário da CNBB Regional Sul 2; pela oportunidade que a Metropolia teve em receber os Bispos em sua sede e lhes oferecer um jantar; e pelo envio de um casal para a missão na Guiné-Bissau, África.

Deus seja louvado por tudo! Que o Reino de Deus cresça sempre mais!

Dom Volodemer Koubetch