Encontro-retiro do Clero Secular

Nos dias 17 a 21 de outubro de 2022, na Casa Nossa Senhora do Amparo, Colônia Marcelino, Município de São José dos Pinhais, Paraná, o Clero Secular da Eparquia e da Metropolia se reuniu para o retiro anual. Além dos exercícios e momentos especificamente espirituais, os padres refletiram, debateram e tomaram decisões importantes para a continuidade da missão sacerdotal na pós-pandemia, principalmente elegendo a nova diretoria da Associação Santo André que, de agora em diante, além das funções administrativas, irá exercer uma missão mais ampla na esfera da Pastoral do Clero ou Pastoral Presbiteral.

Reunião do Clero Secular

Antes de iniciar o retiro, dia 17, com início às 17 horas, os presbíteros tiveram uma reunião convocada pelo Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch para tratar de cinco assuntos referentes à vida concreta do Clero: 1) Reabertura do Seminário Menor São Josafat em Mallet; 2) Diaconato permanente; 3) Formação permanente do Clero; 4) Associação Santo André; 5) Casa de praia em Itapoá.

Estavam reunidos: o Bispo eparca Dom Meron Mazur e quase todos os padres da Metropolia e da Eparquia, o Diácono João Basniak e o Seminarista Iwan Kerneski.

O Arcebispo Metropolita dirigiu a oração de invocação ao Espírito Santo – Soberano celeste, cumprimentou a todos os presentes, explicou os objetivos da reunião e apresentou uma síntese das ideias e sugestões sobre as questões acima relatadas, que foram colhidas em conversas de escuta com os padres e diáconos da Metropolia, realizadas a partir do dia 2 de agosto de 2022.

Após a apresentação da síntese, houve um momento de debate e reflexão, ouvindo as opiniões dos padres, dando prioridade aos do território da Eparquia. A partir dessa reflexão, foram feitas decisões ou pelo menos encaminhamentos a fim de resolver os problemas mais urgentes que tocam a vida do nosso Clero.

Durante a reunião, acompanhado pelo Pe. Joaquim Sedorowicz, o pregador Dom George Khoury – Bispo eparca dos melquitas católicos do Brasil chegou e cumprimentou os padres reunidos. Dom Volodemer lhe deu as boas-vindas.

No decorrer do dia 19, foi realizada a eleição para escolha da nova Diretoria da Associação Santo André. O Pe. Luis Pedro Polomanei foi eleito Presidente.

Dia 20, após a palestra e lanche da tarde, o Presidente eleito da Associação Santo André Pe. Polomanei convocou uma reunião para compor a nova equipe e traçar algumas linhas de ação. Com os padres mais votados foi composta a nova Diretoria, formando o seguinte quadro: Presidente – Pe. Luis Pedro Polomanei; Vice-Presidente – Pe. Samoel Hupolo; Secretário – Pe. Edson Ternoski; Vice-secretário – Pe. Claudio Melnicki, Tesoureiro – Pe. Josafá Firman; Vice-tesoureiro e responsável do patrimônio (aquilo que a partir de hoje será adquirido) – Pe. Joaquim Sedorowicz; Conselheiros: Pe. Jose Hadada, Pe. Sergio Chmil, Pe. Thiago Paulo Protexe e Pe. Michael de Lima Barbusa.

Dom Volodemer participou dessa primeira reunião e determinou os seguintes passos de ação: iniciar a atualização dos estatutos da Associação Santo André a partir dos estatutos aprovados pelo Arcebispo Maior Iosyf Slipey em 1970; coletar modelos de estatutos das dioceses latinas; consultar canonistas e juristas; verificar a situação real da casa de praia de Itapoá; dialogar com os padres que estão em dificuldades de convivência e saúde; organizar a parte financeira.

Encontro-retiro do Clero Secular

O programa do retiro do Clero sempre deu uma margem para que os padres retirantes tivessem bastante tempo para meditar, descansar e também dialogar com seus coirmãos. Por isso, esses retiros se caracterizaram mais como encontros, porque, devido às distâncias e às intensas ocupações pastorais, os nossos presbíteros não têm muita possibilidade de se encontrar com mais frequência.

O cronograma do encontro-retiro deste ano seguiu o seguinte roteiro: 07:00 – levantar; 07:30 – Divina Liturgia; 08:30 – Café da manhã; 09:30 – Conferência; 10:30 – Cafezinho; 10:45 – Meditação e silêncio; 12:00 – Almoço – Descanso – Exercícios físicos; 15:00 – Conferência; 16:00 – Lanche; 16:15 – Meditação e silêncio; 18:00 – Vésperas; 19:00 – Janta; 20:00 – Meditação e silêncio; 21:00 – Terço – Novena – Adoração ao Santíssimo; 21:30 – Chá; 22:00 – Repouso.

Quarta-feira, dia 19, começando às 19 horas, a Divina Liturgia foi celebrada na Matriz Santíssima Trindade, com um número significativo de paroquianos, apesar do tempo um tanto chuvoso. A celebração foi toda cantada, com incensamento, puxada por um grupo de cantores que cantam muito bonito e transmitida pelas mídias usadas pela PASCOM da Paróquia. O Diácono João Basniak prestou seu serviço litúrgico. O pregador do retiro proclamou a parábola sobre a construção de uma casa em fundamento sólido e outra em fundamento frágil e fez uma reflexão sobre a solidez da espiritualidade sacerdotal, estruturada na oração, sacramentos e fraternidade. Ao final, foi tirada a foto oficial do Clero em retiro.

A partir das 14 horas do dia, os retirantes puderam fazer suas confissões sacramentais pessoais. O Pe. Leonardo Willian Mariano, da Congregação dos Padres Marianos, gentilmente atendeu o nosso pedido.

Dia 21, a Divina Liturgia foi celebrada às 7 horas e, como sempre, na última celebração do encontro-retiro os celebrantes rezaram pelos bispos e padres falecidos, finalizando com a Panakheda. O Arcebispo Metropolita tomou a palavra para fazer alguns agradecimentos: a Deus, que pela intercessão de Nossa Senhora do Amparo, propiciou momentos de graças; ao pregador do retiro Dom George Khoury pela partilha de experiências e pelos ensinamentos e encorajamentos espirituais, deixando os retirantes mais fortalecidos espiritualmente para a luta diária e a missão sacerdotal; ao Administrador da Casa Pe. Neomir e seus auxiliares pela acolhida; ao eleito Presidente da Associação Santo André Pe. Polomanei por assumir e iniciar os trabalhos da mesma; e a todos pela compreensão, colaboração e participação. Desejou muitas bênçãos e sucessos pastorais. Dom George agradeceu pela oportunidade e transmitiu suas últimas mensagens espirituais. O Pe. Polomanei comunicou a data do próximo retiro anual – 16.10.2023, agradeceu por tudo e pediu a colaboração de todos, prometendo, junto com o Metropolita, buscar o bem de todo o Clero e da Igreja.

Após o café da manhã, aos poucos, os padres foram juntando suas malas e deixando a Casa Nossa Senhora do Amparo com muita paz na alma.

Pregação

O pregador do encontro-retiro foi Dom George Khoury. Ele é nascido em 14 de fevereiro de 1970. É o atual Bispo eparca da Eparquia Nossa Senhora do Paraíso dos Greco-Melquitas Católicos em São Paulo, com jurisdição sobre os fiéis greco-melquitas católicos de todo o Brasil. Foi eleito Bispo eparca em 17 de junho de 2019, por Sua Santidade o Papa Francisco. Anteriormente, foi pároco da Paróquia Greco-Melquita Católica de São Basílio e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no Rio de Janeiro.

Sua ordenação ocorreu em 25 de agosto de 2019, na cidade de Safita, na Síria, pela imposição das mãos de Sua Beatitude Youssef I Absi, Patriarca Greco-Católico Melquita. Os co-consagradores foram os arcebispos greco-melquitas Jean-Abdo Arbach e Nicolas Antiba.

Sua entronização – posse canônica ocorreu em 22 de setembro de 2019, na cidade de São Paulo, na Catedral Nossa Senhora do Paraíso, durante celebração eucarística presidida por Sua Beatitude Youssef I Absi. O Arcebispo Metropolita Dom Volodemer esteve presente à solenidade.

Na sua ausência, tendo em vista sua viagem à Síria para a ordenação e, pelo mesmo motivo, a de seu irmão Pároco da Paróquia de São Paulo, o Pe. Neomir Doopiat Gasperin o substituiu. Na época, o Pe. Neomir estava em São Paulo fazendo mestrado e doutorado em Direito Canônico.

Em base a textos bíblicos, sobretudo os Salmos e os escritos proféticos, o pregador Dom George Khoury abordou o tema Cristo como Bom Pastor, que á a referência fundamental para a vida sacerdotal. Para conformar-se a Cristo, o presbítero deve conduzir uma vida intensa de oração, contemplação e vida sacramental, em luta permanente contra o mundo, dentro do qual encontram-se realidades diversas, como o mal, o lixo, o pecado. Uma das verdades espirituais mais enfatizadas foi a da realização da vontade de Deus, que significa obediência aos Mandamentos de Deus e da Igreja, a obediência fiel e concreta às autoridades eclesiásticas, mais precisamente, os sacerdotes obedecendo seus bispos. A última reflexão, sobre a liberdade, foi especialmente tocante: a alma precisa se libertar da gaiola espiritual do mundo, do pecado, gaiola cuidada pelo diabo, aquele que sempre divide, cria desunião e desordem. A verdadeira liberdade está em Deus, fazendo sempre a sua vontade, porque ela é sempre boa, sempre perfeita e sempre agradável.

Que Nossa Senhora do Amparo proteja e acompanhe sempre os nossos presbíteros em sua caminhada e missão sacerdotal!

Secretariado Metropolitano