Para concluir o mês vocacional, aconteceu no dia 31 de agosto de 2025 o Encontro Regional dos Mejistas em Moema, Paróquia de Iracema, o terceiro neste ano corrente, com a presença das comunidades de Papanduva, Iracema, Craveiro, Itaiópolis, Antônio Olinto, Colorado e Moema, totalizando 89 participantes do Movimento.
A manhã foi iniciada com calorosas boas-vindas aos participantes, conduzida pela Coordenadora Ir. Alice Bartoski, SMI. Em seguida, houve o ensaio das partes da Divina Liturgia e uma breve oração pedindo luzes do Espírito Santo para o encontro.
Na homilia, o Pe. João Karpovicz, OSBM – Pároco em Mafra comentou o Evangelho de Mateus 19,16-26 sobre o jovem rico, que perguntou a Jesus: O que devo fazer para ter a vida eterna? Ao sermos chamados, atendemos ao chamado de Jesus. Todos nós estamos em busca de algo e podemos oferecer a Deus algo mais. Toda pessoa deve desejar a vida eterna, o céu. Percebendo Jesus que o moço vinha praticando desde a infância o que é fundamental para a salvação eterna – os Mandamentos da Lei de Deus, ele lhe sugeriu algo mais: vender os bens, dar aos pobres e o seguir. Mas o moço não aceitou a proposta, porque estava demais apegado a seus bens.
Continuando a homilia, o Pe. João fez a pergunta: Qual é a missão do Movimento Eucarístico Jovem? E foi respondendo: “Carregar Jesus Cristo onde estiver. Vejam que missão maravilhosa! Os jogadores de time de futebol têm muita garra. Assim, vocês mejistas, têm uma importância grande na Igreja. Vocês carregam o principal tesouro na vida”.
O pregador fez mais uma pergunta: “O que você quer ser quando crescer? Um empresário precisa ter determinação. Para ser padre, precisa de oração. Para ser jogador, precisa ter habilidade. Para ser modelo, precisa ter a beleza. Jesus Cristo é esta determinação, beleza, oração, habilidade”. O Cristo Eucarístico vai dar força, coragem, energia e vai orientar para o caminho da vida eterna, do Reino de Deus, da Igreja. Precisamos reconhecer o quanto Jesus é valioso, precioso, e olhar para a direção que ele nos mostra, como bons “jogadores” do seu time.
Antes da comunhão, 7 adolescentes de Antônio Olinto foram recebidos como novos membros do Movimento Eucarístico Jovem. Foi também um momento de todos renovarem sua consagração. Foi uma alegria ver o time do MEJ com novos integrantes!
Ao término da Divina Liturgia, o Professor Fabio Christo discorreu sobre o Ano Santo com o tema “Peregrinos da Esperança” e o lema “A Esperança não engana”. Foram mais ou menos as seguintes ideias desenvolvidas pelo Palestrante: Eu amo a Deus, amando o próximo. O Ano Jubilar é o ano do perdão, da graça, do descanso. Peregrino é aquele que caminha. Nós estamos nesta vida peregrinando e temos que alimentar a nossa vida com a fé que recebemos no nosso Batismo, na nossa Crisma. Na nossa caminhada, temos tropeços, mas é preciso levantar, se reconciliar pelo Sacramento da Confissão, que nos levanta para que a esperança seja fortalecida. Nessa peregrinação, precisamos ainda de outros alimentos espirituais: a Santa Eucaristia celebrada na Divina Liturgia, a oração; a leitura orante da Bíblia, a oração do Santo Terço, o conhecimento da doutrina da fé católica, o discipulado – ser discípulo de Cristo, ser filho de Maria Santíssima. Não é possível estar em peregrinação sem a presença de Maria.
O Professor Fabio destacou os exemplos concretos para os mejistas: São Tarcísio e Carlo Acutis, que viveram muito pouco e tornaram-se santos; Santa Imelda morreu por Jesus, encontrando-se intacta com seu corpo incorrupto. Para Carlo Acutis, a Eucaristia é a autoestrada para o céu. Para São João Paulo II, num pedacinho de pão está a solução para todos os nossos problemas.
Após o almoço, teve uma encenação sobre a hemorroíssa segundo o Evangelho de Mateus 9,20-22. O menino Eduardo Oliveira dos Anjos fez o papel de Jesus e o grupo dos mejistas de Moema representou as seguintes palavras que traduzem quem é Jesus Cristo: Amor, Perdão, Vida, Amizade, Mansidão, Filho de Deus, Caminho, Paz, Perfeição, Humildade, Luz, Salvação. Finalizando a encenação, o grupo cantou uma bela canção religiosa.
Prosseguindo, Ir. Alice conduziu a parte recreativa com as nossas “hailkas”. A Catequista Gessica Siqueira deu continuidade com a gincana, caça ao tesouro, atividades relacionadas aos símbolos do Ano Santo, perguntas relâmpagos, etc.
O plano de fazer a bênção da iconóstase não aconteceu, porque o encontro do MEJ foi um evento independente, não teria a participação dos mejistas e seriam pouquíssimos os paroquianos no rito. Vindo de Xavier da Silva, onde celebrou por ocasião dos 130 anos da fundação da comunidade e construção da igreja – a primeira igreja católica da imigração ucraniana, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch conversou com o Vigário Paroquial Pe. Antônio Lachovicz, as Irmãs Servas e os membros do Conselho Administrativo Paroquial de Moema e agendou uma data própria para a benção da iconóstase. “Sendo a iconóstase um elemento muito importante da arquitetura de uma igreja bizantina, é preciso fazer a benção num momento litúrgico e mais solene”, argumentou Dom Volodemer. Ele comunicou essa decisão aos mejistas e deu-lhes uma mensagem relacionando a frase escrita no mural “florescer onde Deus te colocar” com a narrativa do moço rico do Evangelho de hoje. “Todos nós somos ricos, porque temos dons e talentos que precisam ser cultivados a fim de que cresçam, floresçam e produzam frutos para o Reino e para a Igreja”, disse o Metropolita.
Os adolescentes aprenderam muito neste dia rico de conhecimentos, novidades, ações que despertaram trocas de experiências, respeito, fortalecimento dos laços de amizade entre eles. As lideranças da comunidade estavam empenhadas nos preparativos do encontro. Percebeu-se a animação, a responsabilidade durante as ações e, principalmente, trabalho em equipe, união e paz. No ambiente, deu para perceber a harmonia e alegria. Às Irmãs Egídia Pastuch, SMI, Ir. Maria Lefkun, SMI e a toda a comunidade – nossa gratidão pela organização dos ambientes e, principalmente, a preparação dos alimentos. Parabéns a todos os envolvidos deste encontro!
Ir. Alice Bartoski, SMI