Encontro regional de catequistas em Rio Azul

Nas dependências da Comunidade Ucraniana de Rio Azul, 109 catequistas da região estiveram reunidos no dia 7 de março de 2020.

Às 9 horas da manhã, o Pe. Clayton Katerenhuk acolheu os participantes e os motivou a participarem com fervor e atenção da Divina Liturgia, celebrada pelo Pe. Juliano Rumoviski e concelebrada por ele. A igreja Santa Teresinha se encheu e a oração cantada na Divina Liturgia, misturada à fumaça do incenso, subia até Deus com louvores e gratidão.

Em seguida, o Pe. Clayton palestrou sobre o tema “Unidade e comunhão”, conclamando cada participante para construir a unidade, especialmente na Igreja Católica, que é una, porque a Trindade é Una. Igreja Santa, que, embora pecadora, revela em seus membros a santidade. Somos unidos numa Igreja apostólica, porque fundada pelos Apóstolos e fundamentada nas verdades da fé que nos une como católicos. Deus é a verdade que, através dos Evangelhos, purifica as ambiguidades da fé e se manifesta entre os fiéis. Tudo isso é um grande Dom de Deus.

Com o objetivo de descontrair e alegrar os catequistas, no intervalo do almoço, o grupo folclórico “Dunay” de Rio Azul se apresentou com vários números de danças. Também os jovens e adolescentes encenaram a peça teatral “A Virgem Maria e o Anjo”.

Antes da retomada das atividades, o conjunto musical composto por adultos, jovens e crianças, sacudiram os participantes com cantigas cristãs e coreografias bem animadas. A equipe organizadora, no decorrer da tarde, fez sorteio de brindes e, com esta inteligente tática, fez com que os participantes não se dispersassem, evitando a distração e tirando melhor proveito das atividades.

À tarde, o encontro prosseguiu com três diferentes oficinas temáticas. Cada oficina com duração de meia hora. A pedagoga Vera Lucia Zem trabalhou com os participantes a Contação de Histórias. O Subdiácono Samoel Hupolo e a Ir. Amélia Berenda, SMI aplicaram uma sessão prática de Lectio divina. A Catequista Maria Paula Bihuna, coordenadora do evento, apresentou diversos joguinhos catequéticos, fáceis e de curta duração.

Ao término das oficinas, a comunidade Santa Teresinha reuniu adultos, jovens e crianças na encenação da Paixão de Jesus, desde a última ceia até a crucificação. Os catequistas acompanhavam emocionados este momento tão profundo de meditação e oração, muito bem representado pelos personagens. Após a cena final da crucificação, em silêncio, todos se dirigiram à igreja para uma breve celebração em honra à Padroeira Santa Teresinha. Como lembrança deste dia tão rico de orações e conhecimentos, cada catequista levou para casa uma mascote da Santa.

Às 17 horas, os organizadores e catequistas se confraternizaram com um delicioso lanche e, com as bênçãos de Deus e da Virgem Maria, seguiram de volta às suas casas.

Louvemos a Deus por mais este dia de formação para os catequistas da Metropolia!

Texto: Ir. Dorilde Chiarentin, SMI

Fotos: Comunidade de Rio Azul

Postagem: Dom Volodemer