Encontro regional de catequistas em Paula Freitas

No dia 06/08/2022, Festa da Transfiguração do Senhor, aconteceu o encontro regional de catequistas na Paróquia Santíssima Trindade do Distrito São Cristóvão, União da Vitória. O encontro foi na Comunidade Apresentação de Nossa Senhora ao Templo, em Paula Freias.

Às 8 horas, ao chegar para a inscrição e o café da manhã, tivemos a participação de quase 70 catequistas. O encontro iniciou às 9 horas com a celebração da Divina Liturgia e foi presidida por Sua Excelência Reverendíssima Dom Volodemer Koubetch e concelebrada pelo Reverendíssimo Padre Ricardo Mazurek Ternovski.

Em sua homilia, Dom Volodemer começou falando sobre as vocações em geral, lembrando o dia santo da Transfiguração do Senhor e o grande tema eclesial do momento, que é a sinodalidade. Ele continuou articulando três temas: a vocação, a transfiguração e a sinodalidade. Concluiu dizendo que os líderes da Igreja e agentes de pastoral, incluindo os catequistas, devem ser conversores, aqueles que, como Maria de Nazaré, fazem convergir seus próprios caminhos e os dos outros no grande caminho de Deus, do Reino, da Igreja.

Após a Liturgia, Irmã Marta Anatólia Marinhak, ISJ iniciou a palestra com o tema Sinodalidade e catequese. Ela interpretou o encontro de Maria com Isabel, focando a Mãe de Deus como uma mulher sinodal. Com Maria e Isabel a sinodalidade acontece no encontro. Um encontro de duas mulheres diferentes, distantes em idade, porém são pessoas sinodais, que unem suas vidas em prol de algo maior, algo divino: Maria, jovenzinha, é uma mulher sinodal, porque não busca elogios nem reconhecimento, mas busca encontrar e amparar quem precisa de cuidado no contexto da vida frágil da velhice; Isabel, idosa, é uma mulher sinodal, porque, mesmo com idade avançada, não afirma que já sabe tudo e não precisa mais de informações e formações, que já fez tudo o que era para fazer, mas aprende sempre de novo que Deus realiza coisas novas, mesmo onde os olhos físicos não conseguem ver; ela compreende que a novidade realizada em Maria se estende a todas as pessoas de boa vontade.

Após a palestra, as catequistas tiveram oportunidade de fazer perguntas e de muito diálogo com o Arcebispo Dom Volodemer, tirando suas dúvidas e aprofundando o tema.

Às 12h30min, foi servido o almoço. Uma hora depois, as catequistas retomaram as atividades com o terço de São José, rezado fora, sob as árvores.

Por causa da chuva, as catequistas da Paróquia Santíssima Trindade deram continuidade ao encontro dentro da igreja. A Catequista Eliane Aparecida da Rocha fez uma reflexão trabalhando o tema do recomeço: durante toda a vida, para ir em frente e avançar, é preciso recomeçar sempre; todo dia é um novo recomeçar. Em seguida, a Catequista Claudia Snheszak fez uma dinâmica muito interessante sobre o girassol, fazendo com que todas as catequistas presentes participassem com muito ânimo.

Às 16h30min, terminou o encontro com o café da tarde.

Marta Sedor

Secretária da Pastoral da Catequese