Encontro regional da juventude em Antônio Olinto

No domingo, primeiro dia do mês de maio de 2022, Dia do Trabalho, nas dependências do Santuário Nossa Senhora dos Corais, Município de Antônio Olinto, deu-se início ao III Encontro da Juventude Ucraniana, em parceria com a Pastoral da Juventude da Metropolia Católica Ucraniana São João Batista e o grupo de jovens do próprio Santuário. Foram convidados os jovens das paróquias e comunidades que pertencem ao setor II: Paróquia de Mallet, Paróquia de Dorizon, Paróquia de Vera Guarani (Paulo Frontin), Paróquia de Cruz Machado, Paróquia de União da Vitória; Comunidade de São Mateus, Comunidade de Rio Azul; Comunidade de General Carneiro.

O encontro iniciou-se às sete horas da manhã com a acolhida dos jovens no salão de eventos para um apetitoso café. Em seguida, os participantes se dirigiram ao Santuário Nossa Senhora dos Corais para o início da palestra. Abrindo o encontro, o Pároco-Reitor Basilio Koubetch cumprimentou a todos, dando as boas-vindas aos jovens, mencionando as paróquias e comunidades participantes. Ele convidou o Padre Samoel Hupolo para conduzir a palestra.

Iniciando, o Padre Samoel cumprimentou a todos, destacando que é o primeiro evento do qual estamos participando e organizando na pós-pandemia. Enalteceu a presença de todos, o que engrandece os nossos corações. “Quem fica mais contente é aquele que nos deu a vida: Deus”, disse. Ele fez uma breve reflexão baseada no documento Exortação apostólica pós-sinodal do Papa Francisco intitulada Christus vivit – para jovens e para todo o povo de Deus. O Papa quer mostrar basicamente a cada jovem a importância de acolher o chamado a ser Igreja viva, a ter um espírito jovem, procurando trilhar os caminhos de Deus na sua comunidade local. Os líderes eclesiais insistem para que haja participação de todos, para que os jovens sejam protagonistas, atuantes em seus grupos. A Igreja se alegra quando recebe o “sim” de cada um. Como nos personagens da Sagrada Escritura, a inspiração divina precisa fazer parte de cada um.

O palestrante convidou a Irmã Simone para ler as passagens bíblicas escolhidas para o momento. O primeiro trecho tirado do livro do Gênesis 37 remete à juventude de José. O padre indagou os jovens sobre suas idades, convidando-os a ouvirem o chamado e externarem seu SIM: assumindo sua função, sendo protagonistas do compromisso assumido e colocando-se a serviço da comunidade. A Igreja tem a algo a oferecer e pedir aos jovens: fazer as leituras nas celebrações, auxiliar na sacristia com o incenso, ingressar na equipe litúrgica, ajudar na cantoria, entre tantas outras atribuições. “Não espere ter idade avançada para assumir algo. Para quantas coisas achamos espaços para nossa vida. Quantas vezes no dia abrimos o nosso celular? Quantas vezes abrimos a Sagrada Escritura por dia? E a palavra de Deus está fechada”, advertiu o Padre Samoel.

Meditando sobre o trecho de Juízes, lido pela Irmã Simone, o palestrante comentou as dificuldades juvenis: questionamentos infundados, revoltas, divisões, desistências… Concluindo, ele lembrou que é preciso crescer como o adolescente Jesus: em sabedoria, estatura e graça, que formam os três pilares da formação juvenil.

Encerrando suas palavras, o Padre Samoel abriu espaço para os jovens para que pudessem falar, indagando-os sobre quais efeitos a pandemia trouxe em suas vidas. A jovem Eduarda da Comunidade de General Carneiro relatou sua história de superação. Um jovem de Mallet indagou sobre a dificuldade de evangelizar os jovens; como trazê-los de volta? O Padre Samoel disse que usa a tática do “estômago” e explicou: “marquei um almoço, um churrasco, marcamos um encontro de café colonial, trazendo a tática da partilha; entrar no mundo deles, sem se deixar levar por eles; chegar até eles; encontrar métodos”. Outra jovem relatou que na pandemia teve tantos sentimentos que a amedrontavam e que “estar aqui hoje é algo que permanece”. Foi criado um grupo no Instagram, trazendo como referência a história de Carlos Acutis. O Padre Samoel sugeriu produzir reflexões para alimentar a página. Com a palavra, o jovem Diego da Comunidade São Miguel Arcanjo de General Carneiro trouxe o relato de sua atuação com o grupo de jovens entre dez e dezenove anos, que começou pequeno, mas cresceu quando o grupo assumiu o protagonismo juvenil. A jovem Teodora de Antônio Olinto deu seu testemunho de sofrimento, tendo perdido seu pai, vítima do Covid: “se não fosse a fé e a persistência, nós não estaríamos aqui hoje. Depois que você entende que Deus quer o melhor para você, que quer uma resposta de você, tudo flui. Cativem os outros jovens, insistam, persistam”.

Para encerrar a palestra da manhã, foi rezado um Pai Nosso e uma Ave Maria.

Às dez horas, iniciou-se a Divina Liturgia, celebrada pelo Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch e concelebrada pelos padres Basílio Koubetch e Samoel Hupolo. O Diácono João Karpovicz participou ao lado do altar. A Divina liturgia foi lindamente entoada pelas Irmãs Servas de Maria Imaculada, em conjunto com os jovens.

Proclamado o Evangelho, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch dirigiu a homília aos jovens, continuando o tema do protagonismo, desenvolvido na palestra do Padre Samoel. Ele explicou os conceitos de sinodalidade e protagonismo; analisou duas palavras importantes, resistência e enturmamento, que ouviu nos depoimentos dos jovens; e comentou duas mensagens tiradas das leituras do dia de hoje – Domingo das mulheres miróforas. Sua fala girou, então, em torno dos seguintes elementos: 1) sinodalidade: a Igreja não é só dos Papa, dos bispos, dos padres, dos religiosos e sim de todo o povo de Deus, centrado em Jesus Cristo, iluminado e fortalecido pelo Espírito Santo, os jovens devem caminhar juntos no ambiente eclesial, criar união e comunhão, fazendo convergir seus caminhos; 2) protagonismo: os jovens precisam ser líderes, ter iniciativa; 3) resistência: os jovens devem resistir a tudo que está errado; 4) enturmamento: significa esforço, engajamento, criar energias, criar forças para que as coisas andem e alcancem seus objetivos, os jovens são fortes quando são unidos, enturmados; 5) diaconia: os jovens prestam serviços à comunidade; 6) “miroforia”: como as mulheres “miróforas”, os jovens devem ser “miróforos” e levar o óleo da bondade, alegria, jovialidade. “A juventude não é o futuro da igreja, já é Igreja. O Papa quer uma Igreja alegre, quer anunciadores da boa-nova com alegria, quer pessoas corajosas, não tendo medo de sua identidade católica”, enfatizou Dom Volodemer.

A Divina Liturgia prosseguiu. Ao fim da celebração, o Padre Basílio agradeceu a presença de todos, transmitiu os recados e proferiu ainda as seguintes palavras aos presentes: “O jovem é de hoje, valorizem-se, sejam otimistas. Cada um de nós precisa muito de Deus. Estar de bem com Deus, coragem para vencer, luz Divina a cada jovem aqui presente”.

Após a Divina Liturgia, os jovens se dirigiram à frente do Santuário para registro da foto oficial do encontro. Em seguida, se dirigiram ao salão para o almoço.

Às treze horas e trinta minutos, no salão iniciou-se um ciclo de dinâmicas, dirigidas pelo professor de Educação Física Robson, que veio do Boqueirão, Curitiba. Bem descontraído e animado, ele levou os jovens a moverem-se. A tarde seguiu bastante animada.

Aproximando-se do fim do evento, o senhor Robson agradeceu a participação de todos os jovens nas dinâmicas e brincadeiras, bem como destacou a importância da perseverança na fé e contribuição para uma comunidade unida. Convidada pelo Padre Samoel, a senhora Lucimara Nogas Krefer trouxe uma mensagem de reflexão para motivar os jovens em sua caminhada, narrando a história do velho sábio e seus dois lobos internos, um bom e outro mau, que lutam ferozmente; e sobrevive, vence o lobo que é alimentado, cuidado. Os presentes foram encorajados a refletirem diariamente sobre quais sentimentos alimentam em suas vidas. Foram convidados a serem perseverantes na fé, na oração diária. Orou-se para que com a luz do Espírito Santo todos tenham sabedoria para saber discernir suas escolhas. O encorajamento espiritual foi concluído com os seguintes apelos: “Abracem com coragem e determinação as possibilidades de crescimento. Coloquem muito amor em tudo que realizam. Sejam empáticos. Perdoem sempre. Transmitam alegria constantemente. Tenham pensamentos saudáveis, como diz o Evangelho de Lucas 11,34: seus olhos são a lâmpada do seu corpo. Então, se seus olhos são saudáveis, todo o corpo estará cheio de luz, mas quando sua visão é ruim, seu corpo está cheio de escuridão. Apresentem seus planos a Deus. Tenham relacionamentos saudáveis. Não permitam ser influenciados por modismos. Encorajem-se! Sejam muito felizes!”

Enaltecemos a organização impecável e o acolhimento ímpar das Irmãs Servas de Maria Imaculada e do Grupo de Jovens de Antônio Olinto. Como forma de agradecimento, os jovens de Antônio Olinto distribuíram uma singela lembrança a todos os presentes.

Lucimara Nogas Krefer