Encontro pastoral-episcopal em São Braz

No dia 11 de agosto de 2018, a Comunidade Católica Ucraniana do Bairro São Braz recebeu o Arcebispo Dom Volodemer Koubetch para a Visita Canônica. Às 17 horas, ele teve um encontro com os líderes da Comissão, do Apostolado da Oração e da Catequese e outros membros da comunidade.

A reunião iniciou com a oração do Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai. Em seu pronunciamento, Dom Volodemer começou dizendo que cada comunidade receberá um exemplar do relatório geral da Visita Canônica realizada em toda a paróquia para que todos possam conhecer a história de cada igreja e cada comunidade, como começou e como está nos dias de hoje. Prevê-se que o relatório ficará pronto em janeiro de 2019, após a última Visita Canônica, que será em dezembro na sede da paróquia. Até 2020, toda a nossa Igreja Católica Ucraniana estará trabalhando o Projeto Paróquia Viva, fazendo da paróquia uma porção da Igreja viva e atuante – uma comunidade de comunidades. Cada comunidade tem sua pequena comunidade, tais como o Apostolado da Oração, a Catequese, o Conselho Administrativo Paroquial – com seus líderes que prestam serviços à comunidade, explicou o Metropolita.

Continuando sua explanação, Dom Volodemer fez uma rápida análise da situação pastoral na Metropolia. Ele destacou que está faltando comunicação entre os setores; por isso, existe grande dificuldade de se trabalhar com eficácia pastoral. A Metropolia melhorou em muitos aspectos, mas ainda há muito o que melhorar. Está sendo implantada a Pastoral da Família, em bom encaminhamento, mas está devagar por falta de pessoas preparadas. A Pastoral Familiar vai ministrar cursos para batismo, matrimônio e cuidará da preparação de retiros e outros eventos. Na prática do Dízimo, não se faz ainda uma pastoral adequada, pois não tem explicações para a finalidade do mesmo. Deve-se fazer um projeto para a aplicação do mesmo e para isso é preciso implantar a Pastoral do Dizimo. É necessária a implantação da Pastoral da Comunicação para que os projetos da Metropolia sejam divulgados entre todas as comunidades. A pastoral que mais se destaca é a Pastoral da Catequese.

Este é o Ano do Laicato – deverá ser formado o Conselho de Leigos, mas para isso será preciso formar líderes. A Igreja precisa trabalhar com os leigos, delegando tarefas aos mesmos. Precisa formar equipes para organizar as romarias da Metropolia, como Iracema, Antônio Olinto, Rio das Antas e Vera Guarani e fazer uma divulgação melhor sobre Nossa Senhora do Rocio, que é a Padroeira do Paraná – uma das metas para ser alcançada ainda neste ano.

Para finalizar a reunião, o Metropolita deixou espaço aberto para perguntas dos líderes presentes. Algumas perguntas foram feitas e esclarecidas.

Com início às 18 horas, foi feita a recepção na entrada da igreja, sendo o Arcebispo recepcionado com pão e sal pelo casal Demétrio e Tereza Wasylkowski, com uma pequena saudação em ucraniano feita pela dona Tereza; o casal é pioneiro da comunidade. Em seguida, a Presidente-Executiva Sra. Nádia Preslak fez um pequeno discurso em ucraniano e português, dando as boas-vindas e recebendo o Arcebispo como Pastor da Comunidade. “Vós viestes nos visitar como o bom pastor vem ver as suas ovelhinhas para nos conhecer melhor. Conhecer nossos progressos, nossos positivos e animar-nos a uma vida melhor de cristãos. Conhecer nossas fraquezas humanas, nossos negativos e indicar-nos qual é o remédio necessário que devemos usar para melhorar e progredir na santidade, à qual tanto nos encoraja e anima o nosso bom Papa Francisco”, afirmou Nádia. E foi concluindo: “Damos-vos as nossas sinceras boas-vindas com amor, como os filhos recebem o seu pai espiritual, oferecemos as preces em nossas intenções”. Seguiu o discurso do menino Gabriel Muzeka, que recitou um verso em ucraniano de boas-vindas. Foi entregue um buquê de girassóis pela catequizanda Lorena Preslak de Almeida e um presente da comunidade entregue pela menina Beatriz Cochmanski.

Terminando a recepção, o Vigário paroquial Pe. Arcenio Krefer fez a acolhida ao Metropolita como “Pastor e Pai da nossa Igreja Ucraíno Católica no Brasil” e confirmou a perseverança da pequena comunidade nos valores culturais e religiosos ucranianos. “Por isso, pedimos ao senhor Arcebispo, que abençoe e reze por todos nós, nossas famílias, nossos pais – representantes das nossas famílias, nossa juventude, nossas crianças para que com fé, esperança e amor a Deus e ao próximo, possamos continuar vivendo na fé e transmitindo a nossa fé, o nosso rito, a nossa cultura e costumes para as gerações posteriores”, disse o Padre. Garantindo as preces ao “importante e sublime trabalho de conduzir a Igreja de Cristo entre os descendentes de ucranianos no Brasil” e desejando ao Metropolita “muito êxito, bênçãos divinas e saúde para desenvolver essa divina missão”, ele o convidou para a celebração da Divina Liturgia.

Em sua homilia, Dom Volodemer discorreu sobre as vocações em geral e, especialmente, sobre as vocações celebradas neste mês de agosto. Comentando as duas leituras, o pregador apresentou alguns elementos fundamentais de uma verdadeira vocação cristã: disponibilidade total ao serviço do Evangelho, do Reino de Deus e da Igreja, assim como foi o apóstolo São Paulo, o correto uso dos bens materiais, o perigo das riquezas, a necessidade de pessoas preparadas para os serviços pastorais da Igreja. Dom Volodemer enfatizou a importância da missão dos pais cristãos e católicos na sociedade e na Igreja.

Após a celebração da Divina Liturgia, houve a bênção apostólica com a concessão da indulgência plenária. Foi realizada uma seção de fotos com toda a comunidade presente e com as famílias.

Em seguida, o belo e alegre encontro do Arcebispo Metropolita com a Comunidade de São Braz foi encerrado com o jantar de confraternização, que contou com a presença de setenta e cinco pessoas.

Texto: Presidente-Executiva Nádia Preslak e Secretária Maria Goretti Charnei

Fotos: Seminarista Michael Barbusa – Câmera Nikon D7000

Redação final e postagem: Arcebispo Metropolita Dom Volodemer