Encontro paroquial do Apostolado em São José dos Pinhais

Domingo, dia 9 de outubro, na comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de São José dos Pinhais, aconteceu o encontro paroquial do Apostolado da Oração, envolvendo as três paróquias católicas ucranianas de Curitiba: Catedral, Pinheirinho e Mercês. O evento contou com a presença da Sua Excelência Reverendíssima o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM, dos Reverendíssimos Padres Joaquim Sedorowicz, Pároco da Catedral Metropolitana São João Batista e Edson Ternoski, Vigário paroquial, e do Diácono Romeu Smach do Boqueirão. Aproximadamente 124 membros do Apostolado da Oração participaram do encontro. Somando o pessoal da equipe organizadora e alguns fiéis que estão conhecendo o movimento, o evento totalizou aproximadamente 160 pessoas.

O início das atividades se deu por volta das 8:45hs, no centro de eventos, onde a Ir. Eugênia Deniscwicz, SMI – Coordenadora geral do movimento na Metropolia dirigiu uma oração de preparação, efetuou o canto do hino do Apostolado da Oração e posteriormente um canto de boas-vindas como forma de acolhimento dos membros provenientes de outras comunidades. Após a realização da oração e dos cantos, a palavra foi dada à Sra. Maria Busko, presidente do Apostolado da Oração de São José dos Pinhais; por sua vez, ela também fez a acolhida de todos os que se fizeram presentes neste evento, como também acolheu Sua Excelência Reverendíssima Dom Volodemer.

Fazendo uso da palavra, o Metropolita agradeceu por ter sido convidado para ser um dos palestrantes e acolheu a todos que estavam presentes. Antes de iniciar propriamente a temática abordada em sua palestra, ele discorreu sobre a importância dos movimentos dentro da Igreja, dando especial ênfase para o Apostolado da Oração, pedindo de forma especial para que os membros não esqueçam sua espiritualidade específica: oferecimento diário, sentir com a Igreja, vida eucarística, devoções ao Sagrado Coração de Jesus, a Maria Santíssima e ao Espírito Santo.

Em virtude da ocasião do Jubileu extraordinário da Misericórdia, que teve seu início no dia 8 de dezembro de 2015, proclamado pelo Papa Francisco, o tema abordado pelo Arcebispo Metropolita foi a misericórdia, tendo como documento de base a bula de proclamação Misericordiae vultus – o Rosto da Misericórdia. O Arcebispo ainda fez menção ao Catecismo da Igreja Greco-católica Ucraniana Cristo nossa Páscoa e à Exortação Apostólica Pós-sinodal Amoris laetitia – Sobre o amor na família. Na explanação do conteúdo, Dom Volodemer utilizou o método maiêutico, ou seja, o método socrático que tem como dinâmica principal fazer questionamentos, buscando a interação ou diálogo mais próximo com os interlocutores membros do Apostolado da Oração. No decorrer desta palestra, ele apresentou as formas de praticar a misericórdia, lembrando as obras de misericórdia espirituais e corporais citadas no Catecismo Cristo nossa Páscoa. Falou sobre um dos principais objetivos que o Papa Francisco almeja alcançar em seu pontificado, que é o de criar uma Igreja mais misericordiosa, que se volta mais intensamente para a prática da caridade. Tendo encerrado este primeiro momento, todos foram convidados a dirigirem-se até a igreja onde foi celebrada a Divina Liturgia.

Ir. Eugênia fez uma breve introdução à Divina Liturgia, que teve como celebrante principal o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer e como concelebrantes o Pe. Edson Ternoski e o Diácono Romeu Smach. A leitura das intenções foi feita pela Sra. Odete Incote Gugik. Os acólitos foram Irineu Bileski e Pedro Medlo. No decorrer da liturgia, após os tropários, foi efetuado o rito de recepção-preinhatia com a entrega das medalhas aos novos membros do Apostolado da Oração: Simão Sidoriv, Maria Sidoriv, Maria Rita Janiski das Chagas, Meri Terezinha Orzechosvski, Sirley Fátima Calassa, Demétrio Sokolovski e Valdecir Orzechosvski. A homilia foi proferida por Dom Volodemer, que deu continuidade à temática escolhida para a palestra, voltada para o campo e a prática da misericórdia. O pregador relacionou especialmente a misericórdia com a passagem do evangelho deste domingo sobre a parábola do semeador: é necessário semear sem parar a semente da misericórdia cuidando sempre do terreno que a recebe. Com o término da Divina Liturgia, todos dirigiram-se ao salão de festas para o almoço.

Após o almoço, as atividades recomeçaram as 13:30hs com dinâmicas recreativas realizadas por Ana Maria Vavruk. Às 14:00hs, o Pe. Joaquim Sedorowicz ministrou um momento de reflexão sobre a misericórdia e a oração. Nesta palestra, ele apresentou a importância de cada cristão, e, sobretudo, de cada membro do Apostolado da Oração, viver a sua vida dedicando-a para Deus. Fazendo uma analogia, ele focalizou o cristão que deve ser como o sal da terra, ou seja, como aquele que faz a diferença e dá significado e sentido para a sua própria vida e a de seu próximo. Para que isto seja possível, ele demonstrou a importância da oração diária como alimento e fundamento da vocação cristã. Para ilustrar a sua colocação, o palestrante realizou uma dinâmica utilizando uma vela e vários fósforos, mostrando a importância do cristão, que deve ser como a vela que calmamente vai iluminando a vida das pessoas e se entregando completamente em silêncio até o seu fim; e não como os fósforos que fazem um barulhão quando acesos, iluminam fortemente por um breve momento, e logo se apagam. Assim, enfatizou como deve ser a vida de um cristão, o qual deve estar cheio dos ensinamentos e da Palavra de Deus e dos ensinamentos da Igreja, contidos no Catecismo e nos documentos magistrais.

No final da palestra, foi realizado o sorteio de um quadro feito e doado pela Sra. Lídia Vavruk. Coincidentemente, sua filha Ana Maria Vavruk foi sorteada e ganhou o quadro.

Por fim, às 15:15hs, como último momento do encontro, todos dirigiram-se para a igreja, onde foi rezado o Moleben ao Sagrado Coração de Jesus. Após o evangelho sobre o juízo final, o Arcebispo Metropolita, fez sua última colocação referente à misericórdia, incentivando os fiéis a refletirem sobre como estão praticando a misericórdia, tanto na comunidade como na família. No final do Moleben, ele concedeu a bênção apostólica e aspergiu os fiéis com água benta.

Encerradas as atividades programadas, todos se deslocaram até o salão para tomar um lanche, carinhosamente preparado pela comunidade, e despedindo-se dos correligionários, com propósitos evangélicos concretos e muita alegria no coração.

Seminarista Michael Barbusa

FOTOS

  1. Início do encontro no centro de eventos
  2. Início do encontro no centro de eventos
  3. Maria Busko – Zeladora do Apostolado em São José dos Pinhais faz a acolhida de Dom Volodemer Koubetch, OSBM – Arcebispo Metropolita e de todos os participantes
  4. Palestra de Dom Volodemer OSBM – Arcebispo Metropolita sobre a misericórdia
  5. Eugênia Denichevicz, SMI – Coordenadora Geral do Apostolado da Oração na Metropolia faz a introdução à Divina Liturgia
  6. Recepção dos novos membros do Apostolado da Oração – todos da comunidade de São José dos Pinhais
  7. Bênção das medalhas e fitas
  8. Distribuição das medalhas e fitas
  9. Distribuição das medalhas e fitas
  10. Distribuição das medalhas e fitas
  11. Dom Volodemer cumprimenta um dos novos membros
  12. Dom Volodemer saúda os novos membros
  13. Pedro Guzik lê a epístola
  14. Diácono Romeu Smach proclama o Evangelho
  15. Dom Volodemer proclama a homilia
  16. Procissão com os Santos Dons
  17. Procissão com os Santos Dons
  18. Foto geral dos participantes
  19. Joaquim Sedorowicz – Pároco da Catedral profere a palestra sobre os aspectos práticos do Apostolado da Oração
  20. Joaquim Sedorowicz – Pároco da Catedral profere a palestra sobre os aspectos práticos do Apostolado da Oração
  21. Dinâmica da vela e dos fósforos
  22. Dinâmica da vela e dos fósforos
  23. Dinâmica da vela e dos fósforos
  24. Participantes
  25. Participantes
  26. Sorteio da pintura
  27. Homilia do Arcebispo Metropolita durante a novena ao Sagrado Coração de Jesus
  28. Bênção apostólica
  29. Aspersão com água benta
  30. Aspersão com água benta