Encontro paroquial do Apostolado da Oração em Craveiro

Domingo, 19 de março de 2023, dia dedicado a São José na Igreja Latina, realizou-se no Distrito de Craveiro, Município de Santa Terezinha, Estado de Santa Catarina, o encontro paroquial do Apostolado da Oração. O evento foi aquecido por um dia ensolarado e pela calorosa participação de 200 membros dos Apostolado da Oração das diversas comunidades que pertencem à Paróquia Sagrada Família de Iracema, situada no Município de Itaiópolis.

Após a acolhida e inscrições, os participantes se dirigiram até a igreja, onde foram recepcionados pela Ir. Juliane Martinhuk, SMI. Em seguida, fizeram o momento de oração, que foi conduzido pela Ir. Marta Anatólia Marinhak, ISJ. Este momento teve como destaque o terço em honra a São José, que foi cantado maravilhosamente bem pelos presentes.

Na sequência, o Pe. Samoel Hupolo conduziu o momento de reflexão, destacando muitos pontos importantes sobre a vivência cristã e a missão dos membros do Apostolado da Oração. Ele enfatizou duas atitudes importantíssimas que devemos ter como cristãos: a consciência de pecado e o desejo de conversão. Também esclareceu o significado de provação e tentação. A provação é uma permissão divina para que sejamos pessoas melhores e a tentação vem do “inimigo” e quer nos afastar de Deus. Ele animou os presentes a buscar sempre e cada vez mais a vida de oração para vencer as dificuldades e as limitações.

Concluindo este momento, o encontro seguiu com a celebração da Divina Liturgia a qual foi presidida pelo Pe. Samoel e concelebrada pelo Pe. Emerson Sergio Spack, OSBM – Pároco e pelo Pe. Sergio Baran Ivankio, OSBM – Superior do convento basiliano de Iracema e Vigário Paroquial, atualmente atendendo a Comunidade de Craveiro. Durante a celebração, 17 novos membros ingressaram no Apostolado da Oração e manifestaram seu desejo de conhecer melhor Jesus Cristo, amá-Lo e servi-Lo através do serviço à Igreja e aos irmãos e irmãs, colaborando na difusão do Reino de Deus.

Após a celebração litúrgica, todos se dirigiram ao salão para o delicioso almoço. Retomando as atividades após o almoço, Ir. Marta conduziu duas dinâmicas que contribuíram para a reflexão do reconhecimento dos dons de cada um, do quanto somos importantes na comunidade e que precisamos, constantemente, reconhecer nossas limitações e desejar superá-las para sermos melhores cristãos em nossa família e em nossa comunidade.

Concluído este momento mais interativo, seguiu-se a programação com a reflexão conduzida pela Ir. Juliane, abordando o tema: Apostolado da Oração – um caminho do coração. Ela ressaltou a riqueza da espiritualidade do Movimento e destacou os passos que devem ser seguidos nesta busca de alcançar a meta final, que é a santidade de vida, o céu. Partilhou a frase de Donoso Cortez: “Aqueles que rezam fazem mais pelo mundo do que aqueles que combatem, e, se o mundo está cada vez pior, é porque há mais batalhas que orações”. Finalizando sua fala, Ir. Juliane conduziu um momento de espiritualidade e depois seguiu-se a oração do Moleben em honra ao Sagrado Coração de Jesus, que foi cantado com muito fervor e piedade por todos os presentes.

Feitos os devidos agradecimentos, os participantes se dirigiram ao salão, onde foi servido o lanche de despedida.

Nossa gratidão à Comunidade de Craveiro, que organizou toda estrutura e acolhimento para este lindo encontro, aos padres que se fizeram presentes durante todo dia, às religiosas da comunidade local e de outras comunidades, que acompanharam seus grupos. Gratidão a todos os participantes que acolheram o convite e se deixaram tocar pela graça e pelo amor de Deus neste dia especial.

Que o Sagrado Coração continue sendo o melhor lugar onde podemos estar!

Texto: Ir. Juliane Martinhuk, SMI

Fotos: Luciane Fagundes Tremba

e Ir. Marta Anatólia Marinhak, ISJ