Encontro paroquial de catequistas em Paulo Frontin

No dia 16 de março de 2024, realizou-se o Encontro Paroquial de Catequistas na Paróquia Natividade de Nossa Senhora em Paulo Frontin, nas dependências do pavilhão da igreja São João Batista.

Participaram desse encontro as catequistas das referidas comunidades: Natividade de Nossa Senhora – Vera Guarani; São João Batista – Paulo Frontin; Anunciação de Nossa senhora – Cândido de Abreu; Sagrada Família – São Roque; Assunção de Nossa Senhora – Vargem Grande; São Pedro e São Paulo – Fluviópolis; Senhor Bom Jesus – Carazinho; Sagrado Coração – Limoeiro. O encontro teve participantes das localidades de União da Vitória – Paróquia São Basílio Magno; General Carneiro – Arcanjo São Miguel; Stenghel – São Valdomiro; Rio das Antas, Cruz Machado – Paróquia Exaltação da Santa Cruz.

Contamos ainda com a ilustre presença do Excelentíssimo Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, Pe. Sérgio Hryniewicz – Pároco, Ir. Anselma Peremida – Coordenadora, SMI, Ir. Salete Melnik, ICSA; Ir. Verônica Koubetch, SMI e Ir. Mena Semchenchen, SMI.

O Pároco Pe. Sérgio Hryniewicz deu as boas-vindas a todos os participantes e a seguir a Ir. Anselma iniciou o encontro com a oração do catequista e fez a reflexão sobre a nobre missão de ser catequista conforme o lema fixado pela organização do encontro: “Ser catequista é viver com alegria o chamado de Deus”.

Na sequência, foi convidada a Palestrante do dia, Catequista Vera Lúcia Vinharski, Coordenadora da Pastoral da Catequese da Metropolia, que em sua fala fez uma reflexão sobre o que é ser catequista. Destacando principalmente os desafios dessa missão; reafirmando a importância da formação como catequista; planejando seus encontros com os catequizandos; sendo cuidadosos no seu agir; sabendo fazer as coisas junto com as crianças e adolescentes. Ela abordou também a importância de como receber as crianças especiais, pois sabemos que atualmente temos muitos diagnósticos de crianças com deficiências, síndromes e que essas devem ser acolhidas de forma igual às demais. Porém, deve-se ter um cuidado, por vezes a metodologia deverá ser adaptada, pois cada criança/catequizando aprende de forma diferente e essa tem o mesmo direito das demais. Em síntese, a Palestrante destacou a importante missão de ser catequista na sociedade atual, focando nos desafios que os catequistas irão deparar no decorrer de cada encontro. Quando se assume o chamado de ser catequista, esse deve ser vivido com entusiasmo, dedicação e compromisso, buscando ser um exemplo de vida e fé na comunidade.

Às 11:15, foi celebrada a Divina Liturgia pelo Arcebispo Dom Volodemer e concelebrada pelo Pároco Sérgio, com participação entusiasmada dos catequistas presentes.

No sermão, Dom Volodemer abordou essência da vida pastoral cristã, que deve estar voltada para Cristo, ou seja, deve ser sempre crística, cristocêntrica. A nossa catequese, portanto, deverá ser fundamentada e unida a Cristo. Sem Ele, a vida cristã fica quebrada, porque Jesus Cristo é o nosso norte e o nosso centro. O Evangelho de São Marcos (9,17-31) nos lembra a força da fé, que deve ser alimentada pela oração. Dom Volodemer pediu para voltarmos os nossos olhos para os dias atuais, onde o mal sempre esteve e está presente na humanidade e é grande a missão da catequese, cheia de desafios para guiar os cristãos para o caminho do bem, da verdade e da vida. O Bispo apontou um direcionamento para lutarmos contra o mal, o demônio: nossa fé em Jesus Cristo é o único caminho para a nossa salvação. A epístola aos Hebreus (6,13-20) fala sobre a esperança que é fomentada pela fé. Enfrentando tantas dificuldades na nossa vivência diária, precisamos ter muita fé e esperança para colocar em prática os ensinamentos de Jesus. E a nossa caridade tem dependência de nossa fé e esperança. O próprio autor da carta coloca “a esperança como a âncora da alma”. Nunca podemos perder a esperança. E essa âncora é o próprio Jesus Cristo: nos momentos difíceis, devemos apoiar-nos em Cristo para continuar a nossa missão.

Após o almoço, foi realizada uma mesa redonda sobre práticas exitosas e metodologias na catequese: dinâmicas, jogos e sugestões de material de apoio para que a catequese seja um momento de aprendizado prazeroso e ao mesmo tempo motivador e integrador.

Para finalizar o encontro, houve troca de experiências entre os catequistas da Paróquia São Basilio Magno, trazendo para o grupo a experiência como organizar uma Equipe de Apoio com os pais dos catequizandos.  O catequista Marcelo Inácio Stelmach apresentou algumas técnicas como incentivar os pais a colaborarem com a coordenação catequética e os catequistas na formação cristã de seus filhos.

Encerrando, foi realizada a dinâmica congresso das flores. A Equipe de Apoio da igreja São João Batista teceu os agradecimentos à Coordenadora de Catequese da Metropolia Vera Vinharski pelo brilhante trabalho realizado ao longo do dia de formação, trazendo inúmeras dinâmicas e técnicas a fim de assessorar as catequistas em sua missão desafiadora nos dias atuais.  Os agradecimentos se estenderam à Equipe Organizadora do evento, ao Pároco Sérgio, à Comissão Administrativa Paroquial, às senhoras da cozinha pela generosa acolhida e a todos participantes.

Ao final, a equipe organizadora brindou às catequistas com um mimo de Páscoa, a tradicional “Pessanka” em forma de bolacha artesanal, que agradou a todos os catequistas.

Rosália Novak e Vânia Dias