O dia 19 de maio de 2024 amanheceu em Iracema, Itaiópolis-SC com um frio considerável e chuviscos persistentes. O clima adverso, no entanto, não intimidou a fé e o entusiasmo dos cerca de 300 membros do Apostolado da Oração das Paróquias de Iracema e Mafra que se reuniram para celebrar a Festa de Pentecostes e refletir sobre o tema: “A misericórdia de Deus: remédio para nossas feridas”. A presença de dez Irmãs Servas de Maria Imaculada e dos Padres que atendem as comunidades de Iracema enriqueceu ainda mais o evento, fortalecendo a unidade e a comunhão. O casal Basílio e Luciane Tremba, paroquianos de General Carneiro e membros da Equipe Metropolita do nosso Movimento, também esteve presente e ajudou no encontro.
Às 8 horas, um delicioso café da manhã recepcionou os participantes. Em seguida, os participantes foram acolhidos na igreja Sagrada Família e a Catequista Doroteia Naconeschen, ISCJ, membro da nossa equipe conduziu um breve momento de oração.
Às 9 horas, foi celebrada a Divina Liturgia, presidida pelo Pe. Antonio Zubek, OSBM – Superior Provincial dos Padres Basilianos e concelebrada pelo Pe. Emerson Sergio Spak – Pároco e Pe. Sergio Baran Ivankio, OSBM – Superior do Convento Basiliano. Os Padres Antônio Lachovicz, OSBM e Gregório Hunka, OSBM atenderam confissões durante a celebração.
Às 10h30, o Pe. Antonio Zubek, OSBM – Superior Provincial iniciou sua palestra, destacando a misericórdia de Deus em nossas vidas e dando exemplos concretos de uma vida cristã autêntica. Também enfatizou a importância de termos consciência que estamos aqui para conquistar a vida eterna, por isso é primordial ter prioridades e fazer escolhas assertivas.
Após o intervalo para o almoço, às 13h30, no salão paroquial, foi realizada uma belíssima dramatização da Parábola do Bom Samaritano pelos membros do AO de Craveiro. Todos acompanharam atentos a encenação, que foi preparada com amor e dedicação. Em seguida, uma dinâmica em grupo proporcionou momentos de interação entre os participantes.
Às 14h30, a Ir. Juliane Martinhuk, SMI – Coordenadora geral do Apostolado da Oração na Metropolia conduziu o segundo momento de reflexão do dia, abordando o tema da cura das feridas da alma. Fundamentada no texto bíblico de Mc 9,17-29, ela falou sobre a necessidade de cuidar das feridas, sejam elas físicas ou emocionais, e da importância de acreditar e entregar ao Senhor nossas dores, com fé e confiança. A oração é uma força imensurável, precisamos dizer como aquele pai: “Eu creio, Senhor! Vem em socorro à minha falta de fé”. Concluindo a palestra, ela fez alguns apontamentos que ajudam na organização e fortalecimento dos grupos do AO.
No final do encontro, foi celebrado o Moleben em honra a Nossa Senhora, uma vez que estamos vivenciando o mês de maio, mês dedicado a Nossa Senhora e ao belo costume do nosso povo de rezar as “Maivkas”. Após os agradecimentos, foi servido o lanche e todos retornaram para suas casas com espírito renovado e coração aquecido pelo amor e pela certeza de que o Espírito Santo foi derramado sobre nós.
Deus seja louvado por tudo e que o Espírito Santo continue a nos guiar e fortalecer em nossa missão de propagar a misericórdia de Deus! Sagrado Coração de Jesus, que tanto nos amais, fazei que Vos amemos cada vez mais!
Ir. Juliane Martinhuk, SMI