Encontro interparoquial do Apostolado em Dorizon

No dia 22 de outubro de 2023, realizou-se o Encontro do Movimento do Apostolado de Oração no Distrito de Dorizon, Município de Mallet, Paraná, na Paróquia São José. O evento foi dirigido pela Equipe do Apostolado da Oração da Metropolia, sob a coordenação da Ir. Juliane Martinhuk, SMI e sua Vice, a Ir. Marta Anatólia Marinhak, ISJ, tendo a participação especial do Pe. Marcos Chmilouski, OSBM. Participaram deste lindo dia de oração, reflexão e convivência 300 membros do Apostolado da Oração de diversas comunidades.

Neste dia de domingo, ocorreu primeiramente a acolhida de todos os participantes com um saboroso café. Em seguida, às 8h30min, foi ministrada a palestra na igreja São José, proferida pelo Pe. Marcos. Ele acolheu a todos e cantou uma canção que fala sobre a gratidão a Deus: devemos ser gratos por tudo, agradecer pelo dom da vida. A palestra abordou a missão de Jesus no coração da Igreja. Ilustrando sua fala, o palestrante contou uma história sobre um lenhador, fazendo-nos pensar e refletir sobre nossas ações, sobre nosso estilo de vida.

Pe. Marcos tocou no tema de 2023 – Vocação: Graça e Missão. Graça é o chamado de Deus, que nos chama, e nós devemos ir ao seu encontro. A graça faz o coração arder e colocar nossos pés a caminho, pois todos nós temos uma missão. No coração da Igreja, somos missionários de Jesus. Quem quer ser discípulo, precisa renunciar a si mesmo, pegar a sua cruz e seguir Jesus; disso nós não somos obrigados, mas somos chamados. São Paulo diz que a fé sem obras é morta. Então, devemos viver e demonstrar o nosso seguimento principalmente com exemplos, porque o Apostolado da Oração deve dar testemunho, testemunhar Jesus.

Em seguida, foi celebrada a Divina Liturgia, presidida pelo Pe. Marcos, durante a qual foram recepcionados novos membros do Movimento.

Após a celebração, foi servido o almoço, após o qual foi realizado um momento de descontração no pavilhão, conduzida pela Ir. Marta. Ela aplicou a dinâmica das bexigas, com o intuito de fazer perceber o trabalho em equipe, a união, a ajuda de uns com os outros e a importância de cada um fazer a sua parte.

Dando sequência, todos se encaminharam até a igreja, onde foi realizada outra dinâmica, a das ferramentas, através da qual também foi demonstrado que cada pessoa tem o seu valor e faz parte da comunidade e que é necessária a colaboração de todos para que tudo possa caminhar conforme a vontade de Deus.

Ir. Juliane deu continuidade à reflexão sobre o tema do encontro, destacando a missão de Jesus, dos Apóstolos, dos primeiros cristãos e a missão de cada membro do Apostolado da Oração. “Somos guardiões e testemunhas da vida eucarística, da vida cristã. Precisamos formar nossos filhos, ter e demonstrar o respeito na família, bem como a valorização e o elogio aos familiares, vizinhos, na comunidade e no trabalho. Assim, expandiremos a paz, o amor de que o mundo tanto precisa”, enfatizou ela.

Ir. Marta relatou o depoimento de uma senhora, membro do Apostolado que estava presente. Essa senhora passou por um momento muito delicado de sua saúde e, por ter se apegado ao Sagrado Coração de Jesus, reconhece que recebeu o milagre do restabelecimento de sua saúde.

Também a representante do Apostolado da Oração de Rio Azul, Maria Paula Bihuna, conduziu a oração a Jesus e Maria contra o aborto. Ela pediu que cada um reze essa oração diariamente para que o aborto não seja legalizado no Brasil.

Encerrando o encontro, foi rezado o Moleben. Ir. Juliane agradeceu a todos os grupos de todos os locais que vieram participar. O Pároco Vassilio Burko Neto agradeceu a presença de todos. Foi entregue uma lembrancinha aos palestrantes. Finalmente, ele pediu que todos chegassem ao refeitório para tomar o café.

Gratidão a Deus por esse dia tão importante e maravilhoso que vivenciamos!

Texto: Neli Terezinha Costin Sobanski

Fotos: Neli e Ir. Marta Anatólia Marinhak, ISJ