Encontro dos catequistas na Paróquia do Pinheirinho

Sábado, dia 03 de setembro de 2022, aconteceu mais um importante encontro regional dos catequistas na Paróquia Sant’Ana, Bairro Pinheirinho, Curitiba. Foi um dia invernal, chuvoso e frio, mas as nossas catequistas demonstraram nunca perder o ânimo, sempre em alto astral, porque miram o Reino de Deus, a pessoa de Jesus Cristo e o bem da Igreja.

De manhã os participantes foram recepcionados com um delicioso café para aquecer a manhã gelada e chuvosa. Retornando de Aparecida, onde participou da 59ª Assembleia Geral da CNBB, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, mesmo cansado e sonolento depois de uma noite mal dormida, compareceu para prestigiar e incentivar a missão dos catequistas. Ele sempre repete que a Pastoral da Catequese é uma pastoral primordial, fundamental, porque deve tocar a todos os fiéis, desde o Bispo até o nascituro.

Todos os participantes se dirigiram à igreja, onde foram acolhidos pelo Pároco Edison Boiko. O Pe. Samoel Hupolo, Vigário Paroquial da Paróquia Santíssima Trindade, Colônia Marcelino, São José dos Pinhais, desenvolveu o tema “Sinodalidade: que todos sejam um em Cristo”. Ele descreveu em detalhes vários problemas da nossa catequese, focando principalmente a falta de senso de pertença dos adolescentes à Igreja, à paróquia, à comunidade, ao MEJ. Mas essa falta de pertença é, sobretudo, das famílias, dos pais que mal aguentam a fase de preparação de seus filhos para a Primeira Comunhão. Disse o Pe. Samoel: “A catequese deve ser para todos. Que a nossa catequese não seja só até fazer a Primeira Eucaristia, como se fosse uma formatura, mas deve continuar. O papel que o catequista desempenha na comunidade é de fundamental importância”. Em base a Lucas, 5,1-11 – “Lançai as redes para as águas mais profundas” – o catequista encontra muitos desafios na sua caminhada, mas deve sempre focar em Jesus para não desanimar; e, com a sua criatividade, prosseguir o seu trabalho. Citando a Exortação apostólica Evangelii gaudium – Alegria do Evangelho do Papa Francisco, o Pe. Samoel disse que o documento pontifício nos motiva para uma catequese com métodos criativos, para que o catequizando, depois da Primeira Eucaristia, continue na comunidade. “O método não pode ser apenas cobrança, mas conquista do coração”, concluiu.

Em seguida, foi deixada a palavra livre aos participantes expor as suas experiências e inquietações, partilhando com todos os presentes. Sete catequistas deram seus depoimentos a partir dos quais surgiram algumas ideias catequéticas importantes: conversar com os pais em particular para ajudá-los também; as pessoas têm problemas e vem para resolvê-los, querem ser acolhidos; planejar atividades para os catequizandos que já fizeram a Primeira Eucaristia.

Tomando a palavra, Ir. Edilma Vesolovski, ICSA – Superiora Geral da Congregação das Irmãs Catequistas de Sant’Ana e Coordenadora da Catequese na Paróquia Sant’Ana do Pinheirinho fez suas considerações e agradecimentos pela presença do Metropolita, Pe. Samoel e de todas as catequistas, que, apesar do tempo um tanto dificultoso, compareceram para compartilharem suas experiências e crescerem em sua missão evangelizadora e catequética.

Às 11 horas, foi celebrada a Divina Liturgia, toda cantada em ucraniano, presidida pelo Metropolita e concelebrada pelo Pe. Samoel. O Pároco estava atendendo confissões. Na homilia, o Arcebispo Metropolita, transmitindo a bênção de Nossa Senhora Aparecida, falou da grande Catequista – Maria Santíssima, que ensinou e formou o grande Mestre – Jesus Cristo. Comentando a parábola (alegoria) dos vinhateiros homicidas, ele disse que nesta parábola está representada uma situação dramática, o desafio do mundo de hoje, da realidade eclesial e também da catequese. É o que mais se houve nestes tempos: muitos problemas, desafios, crises, dúvidas, incertezas, desânimo, desesperança. “O que vamos fazer?” perguntou Dom Volodemer e respondeu: “Nós, os agentes da pastoral, devemos convergir para Jesus, que é a via rápida, principal”. Nessas dificuldades, é preciso procurar um método adequado, criando um caminho inovativo para chegar à meta. “Se necessário, mudar de metodologia, que significa mudar de caminho para entrar no caminho certo”, enfatizou o Prelado. Como bons servos da vinha, precisamos criativamente produzir frutos, frutos do Reino, pois este é o critério principal da ação dos bons servos da vinha (Reino – Igreja), sejam eles bispos, padres, religiosas, catequistas, agentes de pastoral.

Depois do delicioso almoço, preparado pela equipe de cozinha da Paróquia, Ir. Edilma conduziu uma dinâmica bíblica. Após a divertida e instrutiva dinâmica, foi dada a palestra sobre o comportamento humano com a Psicóloga Ir. Maria Hreciuk, ICSA, vinda de Pato Branco. Com muita clareza, ela abordou os transtornos e comportamentos de personalidade em crianças, explicando principalmente o autismo, a TDAH e a dislexia.  O catequista precisa sempre acolher, buscar ajuda e estudar para entender o comportamento do catequizando para que, dentro das suas condições e capacidades de aprendizagem, tenha uma formação humana e cristã adequada. Precisa mostrar segurança e simpatia, mas não pode ser meloso e nem violento, tratando a todos de forma igualitária e sendo sobretudo atencioso e amigo, sem deixar de ser firme. Deve ter um olhar como o de Jesus: fazer e agir como Ele agia com as crianças, abraçando-as e abençoando-as. Às vezes, o catequista é a única pessoa que o acolhe a criança com dificuldades de aprendizagem e dá atenção e carinho. Por isso, é necessário ver o desenvolvimento humano, cognitivo, psicológico, sociocultural e religioso da criança. A catequese deve ser prazerosa para que a criança tenha curiosidade e vontade de conhecer Jesus e fazer o bem.

O dia, apesar de frio e chuvoso, foi bem aproveitado com a presença de catequistas comprometidos com a catequese, em busca de rever a catequese com o objetivo de formar discípulos missionários de Cristo e membros autênticos nas nossas comunidades.

O encontro teve o encerramento às 16 horas com os agradecimentos da Ir. Edilma – Coordenadora da Catequese da Paróquia Sant’Ana, e da Catequista Vera Lucia Vinharski – Coordenadora da Pastoral da Catequese da Metropolia São João Batista. Vera agradeceu aos catequistas que participaram do encontro, ao Pe. Edison, à Ir. Edilma, às catequistas pela preparação e a todos que contribuíram para que o encontro acontecesse com conforto e proveito.

A Coordenação agradece a participação dos catequistas das seguintes Paróquias e comunidades: Paróquia Sant’Ana – Pinheirinho, Curitiba; Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora – Martim Afonso, Curitiba; Paróquia Transfiguração do Senhor – Ponta Grossa; Paróquia e Santuário  Nossa Senhora dos Corais – Antônio Olinto; Paróquia Santíssima Trindade – Colônia Marcelino, São José dos Pinhais;  Comunidade Sagrada Família – Vila Oficinas, Curitiba; Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – São José dos Pinhais; Comunidade São Josafat – Boqueirão, Curitiba; Comunidade São José Operário – Bairro Alto, Curitiba; Comunidade Exaltação da Santa Cruz – Pinhais; Comunidade São Miguel – Campo Largo; Comunidade Nossa Senhora das Dores – Vila São Pedro, Curitiba.

Especialmente, a Pastoral da Catequese da Metropolia São João Batista agradece: ao Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch pela sua presença, celebração da Divina Liturgia e homilia; ao Pe. Samoel Hupolo pela sua presença, palestra e concelebração da Divina Liturgia; ao Pároco Edison Luis Boiko pela acolhida e disponibilidade das dependências da Paróquia para a realização do encontro; à Ir. Edilma Vesolovski, ICSA – Coordenadora da Catequese, Catequistas e equipe de catequese pela preparação do encontro e acolhida com tanto carinho; nosso muito obrigado à equipe da cozinha pela preparação da deliciosa alimentação; agradecemos à Ir. Maria Hreciuk, ICSA pela sua disposição em vir de Pato Branco para compartilhar seu conhecimento, experiência e contribuir para a formação de nossos catequistas.

Que Deus abençoe e retribua o dobro! Tudo para honra e glória do Reino do Senhor!

Coordenação da Pastoral da Catequese da Metropolia