Encontro do MEJ no Pinheirinho

Aconteceu no dia 24 de setembro, na Paróquia Sant’Ana, bairro Pinheirinho de Curitiba, o terceiro encontro do ano de 2017, organizado pela Equipe coordenadora do Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) da Metropolia Católica Ucraniana São João Batista, juntamente com a comunidade paroquial.

O encontro teve início às 08:30 com a recepção e inscrição dos participantes e um delicioso café. Às 09:30, todos foram convidados a se dirigirem até a igreja onde foram dadas as boas-vindas e feita a oração de oferecimento do dia. Na sequência, foi exibido um pequeno vídeo sobre “como comportar-se na igreja” e proferida a palestra pelo Pe. Metodio Techy, OSBM, que discorreu sobre o tema do Projeto Paróquia Viva para o ano de 2017: Serviço ao Próximo – Diaconia – a partir da carta pós-sinodal de Sua Beatitude Dom Sviatoslav.

Em sua fala, o Pe. Metodio enfatizou que “servir” é parte inerente do nosso ser cristão, da nossa vida de fé. É a primeira missão que assumimos junto ao nosso batismo e, servindo, nós nos tornamos instrumentos da ação misericordiosa de Deus, pois Ele dá apoio aos doentes e fracos com as nossas mãos, ouve os injustiçados com os nossos ouvidos, consola os aflitos com a nossa boca, carrega os fracos nas nossas costas, acolhe os outros para perto de Si com os nossos corações. Todos nós, seja individualmente, em família, em comunidade social ou comunidade eclesial, somos chamados a viver a diaconia e não temos o direito de transferir esta obrigação somente para o Estado ou líderes de movimentos sociais e religiosos.

Por fim, o Pe. Metodio destacou a importância da família na missão do servir, lembrando que, antes de tudo, devemos olhar com olhos misericordiosos aos membros da própria família. A família é o lugar de crescimento na fé, é escola de serviço e de amor. Precisamos ter o cuidado de não nos tornarmos indiferentes para com aqueles com quem convivemos, mas devemos cultivar um sentimento recíproco de preocupação de uns pelos outros na família. Os pais devem educar os filhos para o serviço, proporcionando-lhes oportunidade de servir nas pequenas coisas e nos pequenos afazeres. Para o aborrecimento de muitos, hoje se vive uma realidade em que os pais, por causa de um super protecionismo, fazem tudo pelos filhos, dão-lhes tudo o que querem, mas não educam para a verdadeira liberdade, não lhes colocam limites. Assim, em muitos casos, acabam se tornando reféns da própria realidade que criam, pois temos muitos pais vivendo no abandono, sendo maltratados, porque os filhos não aprenderam a servir.

Após a conferência, houve um breve intervalo e às 10:30 celebrou-se a Divina Liturgia da qual participaram também os fiéis da paróquia. Na homilia, que teve como tema o Evangelho do dia – Parábola dos Talentos (Mt 25,14-30), unindo ao tema da palestra sobre a diaconia, o Pe. Metodio destacou que é justamente os nossos dons, nossas habilidades, os nossos recursos, o tempo que devemos colocar a serviço do próximo e da comunidade. O que somos e os dons que temos não são para nós: “eu não sou padre para mim, assim como um médico não é médico para si próprio. Todos nós podemos colaborar de alguma forma para construirmos um mundo mais justo e humano”, completou.

Após a celebração litúrgica, foi servido um delicioso almoço e seguiu-se com atividades interativas com apresentações e dinâmicas. Às 15 horas, novamente todos foram reunidos na igreja onde foi apresentada a “Taiemnytcha” e feita a oração final com cantos e louvores a Maria Santíssima, lembrando os 300 anos de Aparecida. Sendo dada a bênção final, encerrou-se o encontro.

AGRADECIMENTOS: A equipe coordenadora do MEJ agradece à comunidade da Paróquia Sant’Ana: Pe. Edison Boiko, Ir. Tatiane Makohin, ICSA, a Comissão Paroquial e a todos os envolvidos pela acolhida e serviços prestados em prol deste evento.  Também agradecemos a todos os mejistas e coordenadores do MEJ das respectivas comunidades pela presença e boa participação.

Pe. Metodio Techy, OSBM

Coordenador – MEJ