Encontro do MEJ no Boqueirão

No domingo, dia 25 de setembro de 2022, realizou-se o Encontro Regional do MEJ – Movimento Eucarístico Jovem na Comunidade São Josafat do Boqueirão, Curitiba. Estavam presentes adolescentes das seguintes comunidades: Antônio Olinto, Abranches, Martim Afonso, Bairro Alto, São Brás, São Pedro, Passo Amarelo, São José dos Pinhais e do próprio Boqueirão, totalizando 108 participantes.

Na parte da manhã, após a acolhida dos mejistas e ensaios de cantos para a Divina Liturgia, iniciamos os trabalhos com a oração dialogada do Pai Nosso, preparada pela comunidade. Em seguida, foi celebrada a Divina Liturgia pelo Superior Provincial dos Padres Basilianos Pe. Antonio Zubek, OSBM e concelebrada pelo Diácono Romeu Smach.

Na homilia, o Pe. Antonio comentou a “Parábola dos talentos” (Mt 25,14-30), ressaltando a importância dos talentos na vida, porque todos nós temos talentos para colocar a serviço da Igreja. Muitos declaram que são inúteis, mas precisamos descobrir os nossos talentos. Os talentos precisam ser aperfeiçoados e colocados em prática. Ele citou alguns exemplos concretos para os mejistas: o trabalho do presidente-executivo na comunidade, o serviço da Ir. Aurélia Romankiv na pastoral…  Nosso Deus nos concede talentos, dons, habilidades e oportunidades de acordo com a nossa capacidade.

Após a Divina Liturgia, teve o momento de algumas dinâmicas dirigidas pela Ir. Alice Bartoski, SMI – Coordenadora do MEJ. Em seguida, foi dada a palestra com o tema “Relacionamentos saudáveis promovem a sinodalidade”, conduzida pelo Pe. Antonio. Ao iniciar com a música “Um de nós”, ele enfatizou o pensar a questão de Deus, sendo que nós somos Dele seus representantes. Nós somos seres perfectíveis: quando nos aperfeiçoamos, crescemos e somos capazes de muita coisa. E para realizar o aperfeiçoamento, o Palestrante falou sobre a autoestima, cujo conteúdo é exposto em resumo a seguir.

Autoestima é valorização de si mesmo; é amor próprio; é uma soma de autoconfiança, autorrespeito e autocontrole. Tudo isso vai tomando força na vida de um adolescente, quando ele, aos poucos, vai resolvendo seus problemas. Não existe nenhuma pessoa que não tem algum problema; pessoas que têm dons, têm também seus limites. Então, somos frustrados naturalmente e, muitas vezes, não conseguimos resolver os nossos problemas. Mas é na resolução desses problemas que uma pessoa vai melhorar seus dons e multiplicar seus talentos e, assim, vai longe na vida. E os problemas não podem ser resolvidos sem esforço, disciplina e treinamento. Por exemplo, é preciso ter disciplina no uso de celulares, porque eles emburrecem seus usuários que não têm limites. “Disciplina é amor próprio – busque, encontre seu talento”, disse Pe. Antonio.

Prosseguindo, ele apresentou seis pilares da autoestima: 1º atitude da autoestima: viver conscientemente o que está atrás dos meus atos; 2º atitude da autoaceitação: sou único e tenho valor; sou capaz de perceber o valor próprio e de me afirmar; 3º atitude da autorresponsabilidade: sou responsável pelas escolhas, meus atos e pela maneira como me relaciono com os outros; 4º atitude da autoafirmação: é a disposição para honrar minhas vontades, meus desejos, necessidades, valores e tratar a mim com respeito; sem a autoafirmação, agimos como meros expectadores e não como participantes; é necessário sermos atores de nossas próprias vidas; 5º atitude da intencionalidade: se quero vencer, preciso estar atento; é viver de forma intencional, assumindo as escolhas com responsabilidade e de forma consciente; 6º atitude da integridade pessoal: devo honrar meus compromissos, ser autêntico, sabendo quem sou.

Para restaurar a integridade, o Palestrante deu as seguintes dicas: admitir meus erros sem culpar os outros; entender o porquê daquilo que faço; reconhecer meu erro e pedir perdão; restituir os danos causados; comprometer-se de forma diferente no futuro; enfrentar as frustrações.

Dicas para levar uma vida bacana: elogiar três pessoas por dia; sorrir mais; dar um aperto de mão; gastar menos; olhar no olho; agradecer mais.

Um dos exemplos narrados pelo Palestrante foi o seguinte. Eu tinha uma palestra em uma escola e lá se encontrava um menino que não prestava atenção no que eu falava. No final, perguntei a ele: o que você aprendeu; ele disse: nada. Então, peguei as três bananas que havia trazido comigo: uma banana podre, outra madura e a terceira verde, pensando que agora o menino vai aprender. Ofereci para ele a banana podre, fiquei com a madura e sobrou a verde. O que podemos concluir? A banana podre representa o nosso passado; a banana madura – nosso presente e a banana verde – nosso futuro. Ele me perguntou: quem come a banana verde? São os ansiosos. Então, foram dadas dicas para a ansiedade: observar-se; questionar quando questionado; mudar comportamento; respirar, inspirando e soltando o ar; comer devagar; ter bom sono; fazer exercícios físicos. Uma frase motivadora: “Todas as flores do futuro estão na semente de hoje”.

Na parte da tarde, tivemos as oficinas, conduzida pelos líderes: primeira oficina – OLEIRO com as catequistas  Ilza Volochen e Marizete Grosko; segunda oficina – FAMÍLIA com a Julia Bordun Bertoldi; terceira oficina – BARCO com a  Ir. Alice Bartoski, SMI e Ana Naoroski.

Para finalizar o encontro, os mejistas de Antônio Olinto, sob a coordenação da Ir. Aurelia Romankiv, SMI, apresentaram a encenação de Zaqueu. Depois, tivemos sorteios de alguns brindes e finalizamos com a entrega de fitinhas de Nossa Senhora Aparecida e a oração a Maria.

Foi um dia maravilhoso e valioso, de muito aprendizado a todos os participantes. Mesmo com a chuva e frio, a comunidade foi realmente como uma “Paróquia viva”. Percebeu-se o empenho de todos, tudo muito bem organizado: o ambiente da igreja, salão e, principalmente, as refeições. A comunidade é maravilhosa e muito acolhedora.

Nossa gratidão por tudo! Parabéns pela organização!

Ir. Alice Bartoski, SMI

Coordenadora do MEJ